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Abstract(s)
Os cuidadores de crianças e jovens com deficiência frente a sobrecarga do excesso de atividades em função do filho, muitas vezes sem apoio da família, ficam com o tempo restrito e sofrem a falta de tempo para si, comprometendo seu autocuidado, o que pode gerar stress. No contexto do Instituto Superar, foi feito, internamente, um teste de stress aos responsáveis, que acompanham as crianças e jovens aos treinos, através do qual foi diagnosticado que quinze, dos vinte e nove cuidadores, apresentaram altos níveis de stress. O estudo teve como objetivo investigar como a criação de um espaço de intervenção e partilha de experiências permitiram aliviar o stress de cuidadores de crianças e jovens com deficiência, do Instituto Superar. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo de caso, exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado o inquérito por questionário aos cuidadores, na segunda foi realizada a análise documental. Os resultados do estudo demonstraram que mesmo diante da falta de tempo, existiu uma possibilidade para a criação de um espaço de partilha e intervenção, para o manejo do stress dos cuidadores, através do projeto Cuidar de Quem Cuida, de cunho multidisciplinar. Foi oferecido pelo IS um espaço para a atividade física, acompanhamento nutricional e psicológico, com relaxamento, voltado para o autocuidado do cuidador, concomitante com seus filhos em atividade. O que contribuiu para a mudança de hábitos e promoção de saúde e qualidade de vida do cuidador, que é indispensável às crianças e jovens com deficiência.
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Comunicação Acessível Jovens Cuidador informal Deficiência