Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Evolução do relato não financeiro – o caso da Nestlé

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A empresa Nestlé Portugal é uma multinacional que sempre se distinguiu pela importância que dá ao desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo da evolução do relato não financeiro na Nestlé Portugal, no período entre 2007 a 2016. Este trabalho de investigação consiste num estudo de caso único. Foi efetuado com base em informação institucional pública, e é essa que de alguma forma interessa à Nestlé Portugal que seja considerada pelos seus stakeholders e pela sociedade em geral. No período em análise, identificaram-se diversos marcos fundamentais que contribuíram para essa evolução. Desses salientam-se a publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Nestlé Portugal em 2007, que marca o inicio do projeto. As auscultações efetuadas em 2008 e 2011, às partes interessadas para compreender de que forma estas, percecionam a atuação da Nestlé Portugal na temática Responsabilidade Social e Corporativa. E o compromisso que a Nestlé Portugal, manifestou em concertar esforços para desenvolver a sua agenda de CVP, com os ODS. Ao nível da estratégia de divulgação da Nestlé Portugal em relação à Nestlé Internacional, constatou-se que apesar de existirem nos relatórios pontos semelhantes em todos os relatórios analisados, não é possível concluir que exista harmonia na estratégia de divulgação. A influência do Modelo do IIRC verificou-se através da análise empírica dos relatórios ao longo dos exercícios. A Nestlé Portugal no período em estudo, em diversas ocasiões afirmou textualmente nos seus relatórios, (2007, 2009, 2011; 2013 e 2015), que incorporava na sua estratégia os objetivos mundiais definidos pelas Nações Unidas. Ações de preocupação com a Responsabilidade Social e Ambiental, sem descurar as suas preocupações Económicas, estão sempre presentes nas iniciativas tomadas pela Nestlé. Essa forma de atuar, levou a que a Nestlé fosse galardoada com diversos prémios, contribuindo estes para reforçar a estratégia da empresa no âmbito do triple bottom line. A Sustentabilidade e a divulgação das ações tomadas na sua promoção, são para a Nestlé Portugal, mais do que uma preocupação. São temáticas que são parte integrante da sua estratégia.

Description

Keywords

Sustentabilidade Nestlé Relato não financeiro Relatório integrado Auditoria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License