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Abstract(s)
As linguagens artĂsticas, enquanto instrumentos de metodologia interventiva, tĂȘm assumido um papel importante na resposta a problemĂĄticas em contexto de exclusĂŁo social. Com efeito, as artes tĂȘm- se posicionado, cada vez mais, enquanto ferramentas de relevo no Ăąmbito das açÔes terapĂȘuticas, mas, no contexto concreto de intervenção em grupos terapĂȘuticos, sĂŁo poucas as investigaçÔes existentes.
Assim, procurou-se com este estudo exploratĂłrio, de cariz qualitativo, conhecer a importĂąncia das linguagens artĂsticas em contextos de exclusĂŁo social, particularmente, as possibilidades de as expressĂ”es artĂsticas funcionarem enquanto instrumentos terapĂȘuticos em pessoas socialmente excluĂdas e marginalizadas.
Para dar resposta aos objetivos enunciados, foram realizadas cinco sessĂ”es prĂĄticas com o grupo terapĂȘutico da instituição INPULSAR, onde as linguagens artĂsticas foram a principal ferramenta utilizada. Para alĂ©m da conceção e da implementação das sessĂ”es de intervenção, a investigadora realizou ainda observação participante, com registos nos diĂĄrios de bordo, entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos que participaram de livre e espontĂąnea vontade nas sessĂ”es e entrevistas semiestruturadas aos trĂȘs tĂ©cnicos responsĂĄveis por este mesmo grupo.
O que descobrimos foi que as linguagens artĂsticas, enquanto ferramentas terapĂȘuticas, permitem que as pessoas socialmente excluĂdas e marginalizadas revelem uma maior expressividade. Para alĂ©m disso, foi possĂvel verificar-se um envolvimento emocional, resultando daĂ o despertar da criatividade.
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Keywords
Linguagem artĂstica Animação artĂstica Animação terapĂȘutica ExclusĂŁo social Criatividade