Browsing by Issue Date, starting with "2015-05"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- A dual-band single-layer frequency selective surface for Wi-Fi applicationsPublication . Ferreira, David; Cuinas, Inigo; Caldeirinha, Rafael; Fernandes, Telmo, Telmo Rui Carvalhinho Cunha, Telmo R.This paper proposes a frequency selective surface (FSS) design to be used in Wi-Fi applications as either a reject or pass band single-layer filter. This design consists of a combination of canonical elements, i.e. ring loops/slots, and is tuned for both 2.4 and 5.2 GHz Wi-Fi frequency bands. It has a stable frequency response in the aforementioned Wi-Fi bands for incidence angles ranging from 0° to 45°. Both reject and pass band designs are presented, along with their respective unit cell dimensions and simulated frequency response. Active variants are also proposed and briefly evaluated which should allow for an on-off switching at the 2.4 and 5.2 GHz Wi-Fi bands. © 2015 EurAAP.
- O Soldado Desconhecido : o público e o privado em Afonso Lopes VieiraPublication . Nobre, CristinaCom a publicação de 'Ao Soldado Desconhecido', em 1921, Afonso Lopes Vieira abria uma brecha na serenidade da vida literária portuguesa. Os três inéditos, descobertos na Biblioteca Municipal de Leiria, apenas vêm reforçar que teve intenção de dar um maior fulgor à questão, que se transformou num ato público de contestação pela forma como foram tratados os soldados portugueses durante a I Grande Guerra.
- Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatísticaPublication . Sousa, Cátia Rodrigues; Rocha, Maria Isabel Antunes Marques de Azevedo; Tavares, Dina dos SantosEste estudo surge da necessidade de desenvolver o raciocínio estatístico em alunos do 4.º ano, baseada na preocupação de os formar como cidadãos críticos e participativos, dando-lhes meios e facultando-lhes ferramentas que lhes possibilitem ler e interpretar os vários tipos e fontes de informação com que se deparam diariamente, podendo agir e intervir de forma crítica e fundamentada. Deste modo, procurou-se ao longo do estudo responder a três questões essenciais: a) De que forma a realização de investigações promovem o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos? b) Quais as aprendizagens e dificuldades evidenciadas pelos alunos na realização de investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados? e c) Qual o papel do professor na promoção do raciocínio estatístico? Neste estudo, seguindo uma metodologia qualitativa de método indutivo e paradigma interpretativo procurou-se saber se um contexto de uma investigação estatística era ou não facilitador do desenvolvimento do raciocínio estatístico. A recolha de dados teve como fontes a observação participante, registos áudio, documentos escritos produzidos pelos alunos e fichas de trabalho. A investigadora assumiu ao longo do estudo um duplo papel de investigadora e simultaneamente professora titular da turma. Os resultados do estudo permitiram perceber o quanto é importante um contexto de estudo significativo para os alunos, envolvendo-os e motivando-os muito mais para a realização das investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. Verificaram-se aprendizagens na formulação de questões, na realização de previsões, recolha e representação de dados, na interpretação da informação e na comunicação de resultados. No entanto em cada um destes itens muitas também foram as dificuldades sentidas pelos alunos, nomeadamente nos três níveis de leitura de gráficos de Curcio (1989). O papel do professor foi fundamental na medida em que desafiou, apoiou e avaliou os alunos ao longo do estudo, proporcionando aos alunos a aquisição e consolidação de conhecimentos e a conexão de ideias com outras áreas do saber e temas matemáticos.
- O uso da simulação no cálculo de probabilidadesPublication . Dias, Andrea Inês Gaspar Cravo; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaAs orientações curriculares da disciplina de matemática salientam frequentemente a importância do uso da tecnologia, nomeadamente dos computadores, como recurso pedagógico na construção de conhecimento nos mais diversos temas. A temática das probabilidades não é exceção e vários estudos confirmam o valioso contributo dos simuladores computacionais, especialmente no desenvolvimento correto de intuições probabilísticas e na desconstrução de perceções erradas muitas vezes partilhadas por docentes e discentes. A História da Matemática é igualmente mencionada nos programa como tema transversal a ser trabalhado ao longo do ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão da matemática como uma ciência viva e em evolução. É igualmente defendido na literatura o estabelecimento de conexões entre os conteúdos probabilísticos trabalhados e a realidade dos estudantes, de modo a que estes tenham uma perceção verdadeira da importância da matemática na vida diária, bem como do seu contributo no desenvolvimento de outras ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta material didático baseado na resolução de problemas históricos e reais, a partir da exploração de simuladores construídos com o software R. Os resultados da experiência pedagógica realizada, com recurso aos materiais desenvolvidos, sugerem que o uso de simuladores facilita a compreensão dos problemas apresentados, proporciona aos alunos um papel mais ativo na descoberta da solução e possibilita a concretização de todas as tarefas propostas. Foi igualmente consensual que a utilização do simulador oferece maior confiança nas respostas aos problemas propostos. Há, deste modo, fortes evidências que o recurso a simuladores computacionais deve ser tido em conta como ferramenta pedagógica no ensino das probabilidades.
- Adaptação de embalagens de produtos de Marca Própria ao Regulamento 1169/2011 de Informação ao ConsumidorPublication . Nobre, Diana Simão Firme; Costa, Otilia Isabela Dupont; Bernardino, Susana Maria da Silva AgostinhoA rotulagem é uma forma legal que assegura a defesa e a proteção do consumidor. O rótulo presta todas as informações necessárias e importantes que levam à decisão desse consumidor, consoante as suas necessidades sejam elas de saúde ou nutricionais, por um ou outro género alimentício. Além de favorecer um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos (aumentando a segurança alimentar). É de elevada importância que a legislação relativa à rotulagem seja atualizada, acompanhando a evolução e as exigências da sociedade. Neste sentido, foi pulicado o Regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo à informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios que veio alterar os regulamentos (CE) n.º1924/2006 e (CE) n.º1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e revoga as Diretivas 87/250/CEE da Comissão, 90/496/CEE do Conselho, 1999/10/CE da Comissão, 2000/13/CEE do Parlamento Europeu e do Conselho, 2002/67/CE da Comissão e o Regulamento (CE) n.º 608/2004 da Comissão. Este regulamento teve como principais objetivos atualizar e consolidar a legislação sobre rotulagem geral e nutricional, eliminar as incoerências entre diferentes atos legislativos, facilitar a livre circulação dos géneros alimentícios entre Estados Membros e clarificar as responsabilidades dos diferentes intervenientes da cadeia alimentar. A adoção deste novo regulamento consistiu num marco importante na legislação relativa à rotulagem, implicando novas obrigações para as empresas. Foi neste contexto que se desenvolveu este estágio, num curto espaço de tempo alterou-se todos os rótulos “marca Auchan” para permanecerem em conformidade com a lei. A adaptação foi efetuada em cerca de 1000 rótulos, de vários setores da área alimentar, nomeadamente leite e derivados, carne, produtos da pesca, ovos, etc. Todo o trabalho ficou concluído ao final de 1 ano e 4 meses, sendo que o deadline estipulado foi cumprido e todos os rótulos foram corrigidos antes do regulamento ter tido aplicação obrigatória (dia 13 de dezembro de 2014). Conclui-se que a metodologia de correções aplicada teve um grau de sucesso de 100 %, pois não houve alterações posteriores (devido a erros cometidos) ao término de qualquer rótulo. Também se pode afirmar que o regulamento, apesar de vir simplificar e harmonizar o tema da rotulagem de géneros alimentícios, ainda deixou algumas lacunas, remetendo sempre para medidas nacionais.
- As potencialidades da partilha de recursos digitais para a utilização dos Quadros Interativos no Ensino PrivadoPublication . Rosa, Paulo Rafael Vieira da; Freire, Carla Sofia CostaNuma sociedade onde a tecnologia digital, a tecnologia multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas começam a evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo (QI) pode enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar da grande aposta das escolas públicas, particulares e cooperativas e privadas na aquisição desta ferramenta, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parece longe de atingir os níveis mais desejados. Com o objetivo de analisar de que forma a partilha de recursos digitais para o QI potencia uma sua maior utilização desta ferramenta, foi realizado um estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo, onde foi criada uma comunidade de partilha virtual de recursos, sob a forma de um blog, o educattic.wordpress.com. O estudo de caso envolveu todos os docentes deste estabelecimento, abrangendo os três níveis do ensino básico, tendo sido solicitado a todos os participantes o preenchimento de dois questionários: um que antecedeu o lançamento do blog, com vista a analisar qual o tipo de utilização que o docente faz do QI; e o segundo, realizado três meses após a divulgação do blog, com o intuito de analisar em que medida a partilha de recursos potenciou a utilização do QI. Como resultado deste estudo depreende-se que os QIs raramente são usados quer seja de forma interativa ou apenas como projetor. Esta deficiente utilização dos QI pode ser, ultrapassada pelos professores com a existência de uma comunidade virtual de partilha de conteúdos digitais, onde estes possam recolher recursos e partilhar informação. Os resultados revelam que os docentes reconhecem no QI as suas potencialidades pedagógicas, demonstrando ainda estarem recetivos quanto participação numa comunidade deste género.
- Investigação pedagógica “WebQuest” na aula de matemática: dinâmica para desenvolvimento de competências e aprendizagensPublication . Trindade, Elisete Vieira da Franca; Freire, Carla Sofia CostaA matemática é uma área disciplinar em que os alunos revelam bastante dificuldade na aprendizagem. Contudo, existem autores que defendem que a exploração de materiais tecnológicos promove uma maior e melhor aprendizagem. Sendo a WebQuest uma ferramenta tecnológica, que permite a exploração de recursos, pretende-se analisar em que medida esta ferramenta pode funcionar como um facilitador de desenvolvimento de competências, através de diferentes fatores, tais como, motivação, autonomia, comunicação oral e escrita, trabalho colaborativo e cooperativo, sempre direcionados à aprendizagem da matemática. A Investigação-Ação foi desenhada sobre o “Modelo de Kemmis” tendo o intuito de estudar ações manifestadas e desenvolvidas em sala de aula por grupos de alunos do 9º ano, tendo a orientação da respetiva professora da turma. O estudo decorreu em dois ciclos completos, cada um foi composto em quatro etapas ordenadas: planificação, aplicação, observação e reflexão. Na etapa da reflexão todos os alunos da turma e professora foram intervenientes, de forma a comprometer todos os sujeitos da ação para o novo ciclo, enquadrando-se num paradigma sócio crítico, rumo a melhoria de práticas educativas e maior responsabilização dos alunos no processo escolar. Os resultados mostram que os alunos estão familiarizados com tecnologia informática, recorrendo à sua utilização para a execução de tarefas escolares fora da sala de aula. O trabalho desenvolvido com a WebQuest contribuiu para o desenvolvimento de competências com vista à motivação para a aprendizagem da matemática. A análise de dados mostrou que houve melhoria de resultados relativos aos conteúdos de matemática, mesmo em alguns alunos que revelaram maiores dificuldades. Os discentes revelaram posturas mais assertivas vi que induziram ao estímulo de trabalho em equipa e promoção de maior rigor na expressão escrita e oral, bem como, atitudes e comportamento mais disciplinados. A utilização da WebQuest promoveu desafios interdisciplinares que contextualizaram o uso da matemática, estimulando os alunos a terem posturas mais positivas nas aulas de matemática. A dinâmica teve em conta princípios construtivistas de aprendizagem com orientações de seleção de informação na internet, com vista à criação de práticas promotoras de desenvolvimento de competências e aprendizagens significativas face ao público-alvo.
- A relevância do desenvolvimento humano versus desenvolvimento comunitário: uma nova perspetiva do apoio ao envelhecimento ativo no centro diaPublication . Pereira, Catarina Isabel Pedrosa Sá,; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO aumento do número de pessoas com mais de sessenta e cinco anos na população portuguesa suscitou a criação de medidas políticas capazes de dar resposta às necessidades da população desta faixa etária e às suas famílias. Neste sentido, foram criadas diferentes respostas sociais, especificamente, centros de dia que visam acompanhar e apoiar as famílias em alturas de maior fragilidade. A integração dos idosos nos centros de dia tornou-se uma alternativa à institucionalização, permitindo esta que o idoso possa continuar a habitar a sua casa, a manter o seu relacionamento com pessoas significativas, criando-se assim condições para a sua participação na vida da comunidade em que está inserido. O presente estudo pretende analisar de que modo a Resposta Social Centro de Dia, da Instituição Particular de Solidariedade Social Centro Social de Valado dos Frades, é promotora do desenvolvimento humano e comunitário no combate ao isolamento das pessoas idosas. Este estudo avalia, pela perspetiva do cliente, a dinâmica institucional do Centro de Dia e a perspetiva que o cliente tem dessa oferta e do seu efeito nas dinâmicas do seu desenvolvimento. Assim, no âmbito deste estudo, pretendeu-se analisar as motivações que levaram os idosos a integrar a resposta social Centro de Dia e o seu grau de satisfação relativamente aos serviços disponibilizados. Os dados foram obtidos por inquérito por questionário através do qual procurámos saber o grau de satisfação dos idosos que frequentam o Centro de Dia, bem como perceber como utilizam as atividades propostas. Os dados obtidos constituem uma oportunidade de reflexão sobre o papel da resposta social centro de dia, no contexto específico deste estudo, permitindo igualmente apontar modos de ação junto da população idosa no âmbito do Desenvolvimento Humano e Comunitário. Pelos dados obtidos no estudo, foi possível inferir que os clientes de Centro de Dia procuram esta resposta social sobretudo pelas atividades de âmbito sociocultural e pelo processo relacional que esta resposta oferece, relegando para segunda opção a procura de serviços básicos (alimentação e cuidados de higiene) e revelando uma perceção v positiva da importância que a ocupação, com atividades partilhadas com os outros lhe confere para o seu bem-estar.
- Can a freshwater aquaculture model be used for marine drug discovery?Publication . Chambel, João; Horta, André; Alves, Celso; Pinteus, Susete; Severiano, Vera; Pedrosa, Rui
- Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras onlinePublication . Alves, Ana Isabel; Marques, Alzira Maria AscensãoHoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.