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- Can a freshwater aquaculture model be used for marine drug discovery?Publication . Chambel, João; Horta, André; Alves, Celso; Pinteus, Susete; Severiano, Vera; Pedrosa, Rui
- Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras onlinePublication . Alves, Ana Isabel; Marques, Alzira Maria AscensãoHoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.
- Elaboração de um sistema de gestão de incidentes/problemas numa empresa de assistência técnica no sector da saúdePublication . Coelho, Steven; Rijo, Rui Pedro Charters LopesA constante evolução e diversificação dos equipamentos eletrónicos no sector médico tornam, cada vez mais difíceis, os procedimentos corretivos e preventivos realizados pelos departamentos de assistência técnica. De modo a poder melhorar a qualidade do serviço de assistência técnica, algumas empresas, leaders mundiais do sector, adotaram um sistema informático de apoio aos seus departamentos técnicos, designado por Issue Tracking System (ITS). Os ITS estão presentes em diversos sectores industriais, tal como o sector automóvel, aeronáutica, aeroespacial e informático. No entanto, raros são os ITS orientados para as empresas de apoio técnico do sector da saúde, sendo que os existentes, foram especialmente concebidos pelas próprias empresas de desenvolvimento de aparelhos médicos. Consequentemente, esses ITS não foram desenvolvidos para uma realidade multimarca e não estão adaptados aos mercados de língua portuguesa. Neste contexto, justifica-se a elaboração de um ITS em português, orientado para empresas que operam em equipamentos multimarca do sector da saúde, a sua implementação no sector e a avaliação das melhorias que tal ferramenta possa acrescentar no seio de um departamento técnico especializado em equipamentos de saúde, sendo esses, os principais objetivos deste Projeto. Os resultados preliminares do projeto indicam que um ITS multimarca, em português e orientado para o sector da saúde, pode melhorar os tempos de respostas das intervenções técnicas, permitindo assim uma redução dos custos do departamento e criando uma vantagem competitiva, vantagem essa, realçada em empresas de assistência técnica multimarcas.