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Authors
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Abstract(s)
As orientações curriculares da disciplina de matemática salientam
frequentemente a importância do uso da tecnologia, nomeadamente
dos computadores, como recurso pedagógico na construção de
conhecimento nos mais diversos temas. A temática das probabilidades
não é exceção e vários estudos confirmam o valioso contributo dos
simuladores computacionais, especialmente no desenvolvimento
correto de intuições probabilísticas e na desconstrução de perceções
erradas muitas vezes partilhadas por docentes e discentes. A História
da Matemática é igualmente mencionada nos programa como tema
transversal a ser trabalhado ao longo do ano, com o objetivo de
proporcionar aos alunos uma visão da matemática como uma ciência
viva e em evolução. É igualmente defendido na literatura o
estabelecimento de conexões entre os conteúdos probabilísticos
trabalhados e a realidade dos estudantes, de modo a que estes tenham
uma perceção verdadeira da importância da matemática na vida diária,
bem como do seu contributo no desenvolvimento de outras ciências.
Neste sentido, este trabalho apresenta material didático baseado na
resolução de problemas históricos e reais, a partir da exploração de
simuladores construídos com o software R. Os resultados da
experiência pedagógica realizada, com recurso aos materiais
desenvolvidos, sugerem que o uso de simuladores facilita a
compreensão dos problemas apresentados, proporciona aos alunos um
papel mais ativo na descoberta da solução e possibilita a concretização
de todas as tarefas propostas. Foi igualmente consensual que a
utilização do simulador oferece maior confiança nas respostas aos
problemas propostos. Há, deste modo, fortes evidências que o recurso
a simuladores computacionais deve ser tido em conta como
ferramenta pedagógica no ensino das probabilidades.
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Keywords
Ensino da matemática Tecnologia educativa Simulação Probabilidades