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Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística

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Abstract(s)

Este estudo surge da necessidade de desenvolver o raciocínio estatístico em alunos do 4.º ano, baseada na preocupação de os formar como cidadãos críticos e participativos, dando-lhes meios e facultando-lhes ferramentas que lhes possibilitem ler e interpretar os vários tipos e fontes de informação com que se deparam diariamente, podendo agir e intervir de forma crítica e fundamentada. Deste modo, procurou-se ao longo do estudo responder a três questões essenciais: a) De que forma a realização de investigações promovem o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos? b) Quais as aprendizagens e dificuldades evidenciadas pelos alunos na realização de investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados? e c) Qual o papel do professor na promoção do raciocínio estatístico? Neste estudo, seguindo uma metodologia qualitativa de método indutivo e paradigma interpretativo procurou-se saber se um contexto de uma investigação estatística era ou não facilitador do desenvolvimento do raciocínio estatístico. A recolha de dados teve como fontes a observação participante, registos áudio, documentos escritos produzidos pelos alunos e fichas de trabalho. A investigadora assumiu ao longo do estudo um duplo papel de investigadora e simultaneamente professora titular da turma. Os resultados do estudo permitiram perceber o quanto é importante um contexto de estudo significativo para os alunos, envolvendo-os e motivando-os muito mais para a realização das investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. Verificaram-se aprendizagens na formulação de questões, na realização de previsões, recolha e representação de dados, na interpretação da informação e na comunicação de resultados. No entanto em cada um destes itens muitas também foram as dificuldades sentidas pelos alunos, nomeadamente nos três níveis de leitura de gráficos de Curcio (1989). O papel do professor foi fundamental na medida em que desafiou, apoiou e avaliou os alunos ao longo do estudo, proporcionando aos alunos a aquisição e consolidação de conhecimentos e a conexão de ideias com outras áreas do saber e temas matemáticos.

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Ensino básico do 1º ciclo Estatística Raciocínio

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