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Advisor(s)
Abstract(s)
A matemática é uma área disciplinar em que os alunos revelam
bastante dificuldade na aprendizagem. Contudo, existem autores que
defendem que a exploração de materiais tecnológicos promove uma
maior e melhor aprendizagem. Sendo a WebQuest uma ferramenta
tecnológica, que permite a exploração de recursos, pretende-se
analisar em que medida esta ferramenta pode funcionar como um
facilitador de desenvolvimento de competências, através de diferentes
fatores, tais como, motivação, autonomia, comunicação oral e escrita,
trabalho colaborativo e cooperativo, sempre direcionados à
aprendizagem da matemática.
A Investigação-Ação foi desenhada sobre o “Modelo de Kemmis”
tendo o intuito de estudar ações manifestadas e desenvolvidas em sala
de aula por grupos de alunos do 9º ano, tendo a orientação da
respetiva professora da turma. O estudo decorreu em dois ciclos
completos, cada um foi composto em quatro etapas ordenadas:
planificação, aplicação, observação e reflexão. Na etapa da reflexão
todos os alunos da turma e professora foram intervenientes, de forma a
comprometer todos os sujeitos da ação para o novo ciclo,
enquadrando-se num paradigma sócio crítico, rumo a melhoria de
práticas educativas e maior responsabilização dos alunos no processo
escolar.
Os resultados mostram que os alunos estão familiarizados com
tecnologia informática, recorrendo à sua utilização para a execução de
tarefas escolares fora da sala de aula. O trabalho desenvolvido com a
WebQuest contribuiu para o desenvolvimento de competências com
vista à motivação para a aprendizagem da matemática. A análise de
dados mostrou que houve melhoria de resultados relativos aos
conteúdos de matemática, mesmo em alguns alunos que revelaram
maiores dificuldades. Os discentes revelaram posturas mais assertivas
vi
que induziram ao estímulo de trabalho em equipa e promoção de
maior rigor na expressão escrita e oral, bem como, atitudes e
comportamento mais disciplinados. A utilização da WebQuest
promoveu desafios interdisciplinares que contextualizaram o uso da
matemática, estimulando os alunos a terem posturas mais positivas nas
aulas de matemática. A dinâmica teve em conta princípios
construtivistas de aprendizagem com orientações de seleção de
informação na internet, com vista à criação de práticas promotoras de
desenvolvimento de competências e aprendizagens significativas face
ao público-alvo.
Description
Keywords
Ensino da matemática Ensino básico do 2º ciclo Matemática WebQuest Ensino do 3º ciclo