Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatísticaPublication . Sousa, Cátia Rodrigues; Rocha, Maria Isabel Antunes Marques de Azevedo; Tavares, Dina dos SantosEste estudo surge da necessidade de desenvolver o raciocínio estatístico em alunos do 4.º ano, baseada na preocupação de os formar como cidadãos críticos e participativos, dando-lhes meios e facultando-lhes ferramentas que lhes possibilitem ler e interpretar os vários tipos e fontes de informação com que se deparam diariamente, podendo agir e intervir de forma crítica e fundamentada. Deste modo, procurou-se ao longo do estudo responder a três questões essenciais: a) De que forma a realização de investigações promovem o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos? b) Quais as aprendizagens e dificuldades evidenciadas pelos alunos na realização de investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados? e c) Qual o papel do professor na promoção do raciocínio estatístico? Neste estudo, seguindo uma metodologia qualitativa de método indutivo e paradigma interpretativo procurou-se saber se um contexto de uma investigação estatística era ou não facilitador do desenvolvimento do raciocínio estatístico. A recolha de dados teve como fontes a observação participante, registos áudio, documentos escritos produzidos pelos alunos e fichas de trabalho. A investigadora assumiu ao longo do estudo um duplo papel de investigadora e simultaneamente professora titular da turma. Os resultados do estudo permitiram perceber o quanto é importante um contexto de estudo significativo para os alunos, envolvendo-os e motivando-os muito mais para a realização das investigações no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. Verificaram-se aprendizagens na formulação de questões, na realização de previsões, recolha e representação de dados, na interpretação da informação e na comunicação de resultados. No entanto em cada um destes itens muitas também foram as dificuldades sentidas pelos alunos, nomeadamente nos três níveis de leitura de gráficos de Curcio (1989). O papel do professor foi fundamental na medida em que desafiou, apoiou e avaliou os alunos ao longo do estudo, proporcionando aos alunos a aquisição e consolidação de conhecimentos e a conexão de ideias com outras áreas do saber e temas matemáticos.
- O uso da simulação no cálculo de probabilidadesPublication . Dias, Andrea Inês Gaspar Cravo; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaAs orientações curriculares da disciplina de matemática salientam frequentemente a importância do uso da tecnologia, nomeadamente dos computadores, como recurso pedagógico na construção de conhecimento nos mais diversos temas. A temática das probabilidades não é exceção e vários estudos confirmam o valioso contributo dos simuladores computacionais, especialmente no desenvolvimento correto de intuições probabilísticas e na desconstrução de perceções erradas muitas vezes partilhadas por docentes e discentes. A História da Matemática é igualmente mencionada nos programa como tema transversal a ser trabalhado ao longo do ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão da matemática como uma ciência viva e em evolução. É igualmente defendido na literatura o estabelecimento de conexões entre os conteúdos probabilísticos trabalhados e a realidade dos estudantes, de modo a que estes tenham uma perceção verdadeira da importância da matemática na vida diária, bem como do seu contributo no desenvolvimento de outras ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta material didático baseado na resolução de problemas históricos e reais, a partir da exploração de simuladores construídos com o software R. Os resultados da experiência pedagógica realizada, com recurso aos materiais desenvolvidos, sugerem que o uso de simuladores facilita a compreensão dos problemas apresentados, proporciona aos alunos um papel mais ativo na descoberta da solução e possibilita a concretização de todas as tarefas propostas. Foi igualmente consensual que a utilização do simulador oferece maior confiança nas respostas aos problemas propostos. Há, deste modo, fortes evidências que o recurso a simuladores computacionais deve ser tido em conta como ferramenta pedagógica no ensino das probabilidades.
- Adaptação de embalagens de produtos de Marca Própria ao Regulamento 1169/2011 de Informação ao ConsumidorPublication . Nobre, Diana Simão Firme; Costa, Otilia Isabela Dupont; Bernardino, Susana Maria da Silva AgostinhoA rotulagem é uma forma legal que assegura a defesa e a proteção do consumidor. O rótulo presta todas as informações necessárias e importantes que levam à decisão desse consumidor, consoante as suas necessidades sejam elas de saúde ou nutricionais, por um ou outro género alimentício. Além de favorecer um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos (aumentando a segurança alimentar). É de elevada importância que a legislação relativa à rotulagem seja atualizada, acompanhando a evolução e as exigências da sociedade. Neste sentido, foi pulicado o Regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo à informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios que veio alterar os regulamentos (CE) n.º1924/2006 e (CE) n.º1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e revoga as Diretivas 87/250/CEE da Comissão, 90/496/CEE do Conselho, 1999/10/CE da Comissão, 2000/13/CEE do Parlamento Europeu e do Conselho, 2002/67/CE da Comissão e o Regulamento (CE) n.º 608/2004 da Comissão. Este regulamento teve como principais objetivos atualizar e consolidar a legislação sobre rotulagem geral e nutricional, eliminar as incoerências entre diferentes atos legislativos, facilitar a livre circulação dos géneros alimentícios entre Estados Membros e clarificar as responsabilidades dos diferentes intervenientes da cadeia alimentar. A adoção deste novo regulamento consistiu num marco importante na legislação relativa à rotulagem, implicando novas obrigações para as empresas. Foi neste contexto que se desenvolveu este estágio, num curto espaço de tempo alterou-se todos os rótulos “marca Auchan” para permanecerem em conformidade com a lei. A adaptação foi efetuada em cerca de 1000 rótulos, de vários setores da área alimentar, nomeadamente leite e derivados, carne, produtos da pesca, ovos, etc. Todo o trabalho ficou concluído ao final de 1 ano e 4 meses, sendo que o deadline estipulado foi cumprido e todos os rótulos foram corrigidos antes do regulamento ter tido aplicação obrigatória (dia 13 de dezembro de 2014). Conclui-se que a metodologia de correções aplicada teve um grau de sucesso de 100 %, pois não houve alterações posteriores (devido a erros cometidos) ao término de qualquer rótulo. Também se pode afirmar que o regulamento, apesar de vir simplificar e harmonizar o tema da rotulagem de géneros alimentícios, ainda deixou algumas lacunas, remetendo sempre para medidas nacionais.