CICS.NOVA.IPLeiria - Artigos nacionais com Peer Review
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS.NOVA.IPLeiria - Artigos nacionais com Peer Review by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira como Lugar LiterárioPublication . Nobre, Cristina; Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria Madalena
- O espólio literário de Afonso Lopes Vieira na Biblioteca Municipal de LeiriaPublication . Nobre, CristinaQuais os elementos inéditos presentes no espólio de Afonso Lopes Vieira guardado na Biblioteca Municipal de Leiria e como podem ser imprescindíveis na descoberta da modernidade do escritor.
- Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológicaPublication . Vieira, RicardoTrês ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.
- Animais nossos Amigos. Dos versos de Afonso Lopes Vieira aos animais de Pedro Anjos TeixeiraPublication . Nobre, Cristina; Cruz, Sara; Carvalho, Vânia; Coelho, MárioFruto de um percurso acidentado e quase centenário, no acervo do Museu de Leiria incluem-se várias peças cuja memória se foi desvanecendo. É a história de algumas dessas peças que pretendemos nesta ocasião reconstituir. Centrámo-nos nas pequenas estátuas de animais, esculpidas em pedra, por Pedro Anjos Teixeira, que se encontram presentemente no Museu e corporizam os animais-personagens da obra Animais Nossos Amigos, de Afonso Lopes Vieira.
- As Três Glórias de Leiria de Afonso Lopes Vieira: a piquena pátria dentro da Pátria grandePublication . Nobre, CristinaDebruçar-me-ei sobre o texto de Afonso Lopes Vieira, intitulado por mim As Três Glórias de Leiria [GL] , que faz parte do seu espólio manuscrito e corresponde, seguramente, a uma conferência. Nela assistimos à rotação do escritor da portugalidade para o regionalismo, a "piquena pátria dentro da Pátria grande" [GL: 33 / Nobre, 2005, II: 681]. Lopes Vieira vai enaltecer as três glórias de Leiria — o castelo, o poeta Francisco Rodrigues Lobo e o herói Mouzinho de Albuquerque — a coberto de um programa de comemorações da cidade a que assiste o próprio Bispo de Leiria. Com todas as probabilidades, tratou-se das "Festas do Duplo Centenário e Exposição Distrital de Leiria de 1940", festejos nos quais é convidado a participar ativamente (e a ajudar na decoração do recheio e legendas) pelo principal organizador, Horácio Eliseu.
- Leonoreta, Fin-Roseta… Ou o privilégio de ter um padrinho PoetaPublication . Nobre, CristinaConstança Leonoreta da Graça de Azambuja Leitão (n. 1929), foi criada no seio de uma família numerosa e culturalmente muito ativa, com a qual aprendeu a inquietação da arte e a sede da justiça. A correspondência trocada com o poeta Afonso Lopes Vieira, seu padrinho de batismo, mostra como o intelectual a influenciou na meninice e marcou as suas atividades culturais durante a vida de adulta culturalmente interventiva. Transcrição de 6 postais de Afonso Lopes Vieira a Acácio Leitão; 1 carta a Mariana Leitão; 6 cartas e 8 postais a Leonoreta Leitão.
- Acrescentos a … um longo ataque de melancolia mansa… Correspondência e autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de CamposPublication . Nobre, CristinaCompletar o volume epistolar de Nobre, Cristina (2001): …um longo ataque de melancolia mansa… Correspondência e Autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos, com 5 postais e 3 cartões de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos, inéditos até agora. Reconstituir a sequencialidade da troca epistolar, colmatando brechas.
- Afonso Lopes Vieira e o património paisagístico do Pinhal d’el-Rei / Mata Nacional de LeiriaPublication . Nobre, CristinaPartindo da ideia pioneira de Raul Proença e do Guia de Portugal, Afonso Lopes Vieira participa no 2.º volume, de 1927, com artigos sobre Alcobaça, o Pinhal de Leiria e S. Pedro de Moel, naquilo que pode ser considerada uma moderna promoção cultural e ambiental da região de turismo do distrito de Leiria. A partir dessa data, Lopes Vieira intervém na maior parte dos eventos culturais destinados a dar a conhecer, fortalecer e proteger as particularidades patrimoniais e turísticas da zona territorial – por ele definida como “o coração de Portugal”. Este programa promocional acabaria por se consubstanciar na Casa do Distrito de Leiria, à qual presidiu entre 1938 e 1946, e cujas atividades tiveram o seu apogeu em 1943 com o I Congresso das Actividades do Distrito de Leiria. A presente comunicação procura dar conta do trajeto pioneiro deste escritor no reconhecimento das potencialidades patrimoniais e turísticas da região de Leiria, nomeadamente o Pinhal d’El-Rei ou Mata Nacional de Leiria, refletindo sobre o modo como tem sido aproveitado no Ano Europeu do Património Cultural, em 2018.
- Afonso Lopes VieiraPublication . Nobre, CristinaEm 1932, ocorre um dos episódios mais negros da vida de Afonso Lopes Vieira, enquanto conferencista convidado da viagem diplomática a África, entre maio e julho, com repercussões interessantes numa produção literária que foge um pouco ao cânone habitual. Lopes Vieira pronuncia as conferências planeadas em Angola — "A Fé e o Império" (em 28 de junho) e "Camões, o poeta de além mar" (em 1 de julho) — mas um grave diferendo com Henrique Galvão, então diretor das Feiras de Amostras de Luanda e de Lourenço Marques e representante do ministro das Colónias, impede-o de prosseguir viagem até Moçambique.
- As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escritaPublication . Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, EduardoA perspetiva dos alunos sobre a escrita constitui o eixo que percorre transversalmente este texto, a partir do contributo de estudos desenvolvidos em Portugal, desde a década de noventa até à atualidade. Nos primeiros três estudos considerados, essa perspetiva é captada no decurso do processo de escrita, focada na resolução de problemas por parte dos alunos, ao escreverem. As metodologias assentaram na escrita colaborativa e na integração, no processo, de estratégias facilitadoras da revisão. O segundo conjunto de estudos incide sobre as representações dos alunos em relação à escrita, considerando a pluralidade de contextos, géneros, recursos, saberes e atividades que implica. Metodologicamente, estes estudos mobilizaram textos explicitadores, questionários, entrevistas, diários, notas de campo. Os resultados mostram, em relação ao processo, uma progressão que torna salientes as limitações dos níveis de escolaridade mais baixos relativamente à reformulação e revisão. Quanto à relação com a escrita, surge em evidência o contraste entre a escrita escolar e extraescolar. As implicações remetem para a consideração didática das limitações encontradas e das potencialidades de dispositivos colaborativos e outros, facilitadores do processo, ao serviço de uma relação com a escrita que abranja a diversidade de géneros e motivações, em contextos escolares e extraescolares.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »