Browsing by Issue Date, starting with "2016-12"
Now showing 1 - 10 of 65
Results Per Page
Sort Options
- Marketing experiencial: o estudo de 3 hotéis de charme da região centro de PortugalPublication . Marques, Alzira; Dantas, JoséA competitividade das marcas depende, em parte, de as empresas associarem aos produtos e serviços experiências memoráveis, uma vez que os consumidores os compram não só por aquilo que eles fazem mas também por aquilo que eles significam. Os clientes esperam ser influenciados de um modo positivo, emocional e memorável em todos os níveis da sua vivência comercial. É neste contexto que emerge o marketing experiencial, que tem pautado a orientação estratégica do sector da hotelaria, motivo pelo qual o escolhemos para alvo de estudo. Assim, com base no caso de estudo de 3 hotéis de charme na região de Leiria identificámos as práticas de marketing experiencial implementadas e verificámos que estão relacionadas com o nível de satisfação dos clientes e de popularidade dos hotéis, estão também na origem do WOM positivo que desempenha um papel importante na captação de novos clientes.
- Animais nossos Amigos. Dos versos de Afonso Lopes Vieira aos animais de Pedro Anjos TeixeiraPublication . Nobre, Cristina; Cruz, Sara; Carvalho, Vânia; Coelho, MárioFruto de um percurso acidentado e quase centenário, no acervo do Museu de Leiria incluem-se várias peças cuja memória se foi desvanecendo. É a história de algumas dessas peças que pretendemos nesta ocasião reconstituir. Centrámo-nos nas pequenas estátuas de animais, esculpidas em pedra, por Pedro Anjos Teixeira, que se encontram presentemente no Museu e corporizam os animais-personagens da obra Animais Nossos Amigos, de Afonso Lopes Vieira.
- Interfaces alternativas para brinquedos adaptadosPublication . Soares, Marcos; Conniot, Wilson; Gomes, Hugo; Lopes, Nuno VieiraO presente artigo descreve o trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 no âmbito da unidade curricular de Projeto em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do curso de Licenciatura em EngenhariaEletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). São apresentadasideias e objetivos, bem como as metodologias de trabalho utilizadas e os protótipos desenvolvidos deforma a tornar a interação de crianças com brinquedos adaptados mais simples e divertida. Em conjuntocom a campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos” foram definidas algumas estratégias para melhorar esta interaçãoatravés da inovação e melhoramento dos dispositivos já desenvolvidos. Numa primeira abordagem foi efetuada uma pesquisa sobre as interfaces alternativas já existentes para brinquedosadaptados, sobre os requisitos necessários para cada sistema, o funcionamento e consumos energéticosde cada dispositivo e custos associados. Foram criados dois sistemas de interação: um com fios e outro sem fios, sendo este último constituído por dois elementos (interruptor emissor e recetor). Associado a este sistema sem fios, foi também desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis (sistema operativo Android) que permite ativar o brinquedo adaptado a partir de um Smartphone ou Tablet.
- Avaliação experimental da resistência de alvenaria cerâmica com junta de encaixePublication . Clérigo, Simão Santos; Gaspar, Florindo José Mendes; Fernandes, Paulo Alexandre LopesEm Portugal tal como no resto do mundo, predominavam nos edifícios antigos as alvenarias com função estrutural. À semelhança dos restantes países da Europa, também em Portugal as estruturas em alvenaria com função estrutural sofreram após a década de 60 uma estagnação, como consequência do domínio das estruturas reticuladas em betão armado. Em países como Alemanha, França, Reino Unido e Itália, a utilização de alvenaria estrutural não sofreu o declínio acentuado e prolongado no tempo que se verificou em Portugal. Esta ressurgiu com o aparecimento de novos materiais, mais resistentes e com melhor comportamento térmico. Ocorreu também nestes países, o desenvolvimento de novas recomendações práticas aplicadas às estruturas em alvenaria, e o dimensionamento destas foi apoiado em projetos de investigação experimental e numa análise estrutural sólida. Atualmente em Portugal, a construção com recurso a alvenaria estrutural é residual e em consequência, o desenvolvimento de novas soluções para alvenaria é quase inexistente. O tijolo UNIKO desenvolvido pela empresa Prélis-Smart Ceramics surge como uma nova solução para alvenaria, com características únicas ao nível geométrico permitindo uma utilização ao nível estrutural. Esta nova solução está associada ao conceito de faça-você-mesmo permitindo processos de autoconstrução. O trabalho desenvolvido na presente dissertação foi de encontro às necessidades de compreender, por parte do fabricante, qual a melhor utilização para o tijolo UNIKO, assim como obter as suas características mecânicas. Para tal foi desenvolvida uma campanha experimental onde foram definidas 5 tipologias de paredes de alvenaria, nas quais foram empregues unidades cerâmicas UNIKO. Numa primeira fase foram realizados ensaios de modo a caracterizar os materiais, o tijolo e o cimento-cola, empregues na construção das paredes de alvenaria. Posteriormente foram realizados os ensaios de compressão axial às diferentes paredes de alvenaria, com o objetivo de obter as suas características mecânicas, caracterizar o seu comportamento estrutural e perceber quais as tipologias com melhor desempenho.
- O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidorPublication . Santos, Alexandra Cristina Jesus; Lisboa, Ana Catarina CadimaA forma como o consumidor faz as suas escolhas e os fatores que as influenciam estão diretamente relacionados com o valor das marcas. De facto, o valor de uma marca é gerado por um conjunto de dimensões e pelas ligações existentes entre elas. Este estudo pretende avaliar o impacto que o selo Ler+ tem junto do consumidor, partindo de estudos da marca realizados por Aaker (1991), Keller (1993) e Yoo & Donthu (2000). O selo Ler+, ferramenta criada para representar o Plano Nacional de Leitura (PNL), permite que o consumidor identifique rapidamente e de forma inequívoca os livros sugeridos pelo PNL, quando colocados à venda numa livraria. Um questionário online aplicado ao público leitor constitui o objeto de estudo, no sentido de analisar a relevância da qualidade percebida, da lealdade, das associações à marca, o valor da marca, bem como a atitude dos consumidores perante a marca Ler+.
- Poderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?Publication . Leitão, Idalina Maria; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaComo sabemos nem sempre é fácil demonstrar junto a comunidade que a importância da expressão dramática não se resume apenas em fazer face às necessidades de preenchimento de espaço de tempo letivo, pois ela enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo de Ensino Básico poderá funcionar de diferenciação pedagógica, ainda que de uma forma lúdica. Para isso, nesta investigação propusemo-nos questionar se “ poderá a Atividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?” Trata-se de uma investigação qualitativa com recurso à estratégia de investigação-ação que teve como instrumentos de recolha de dados e observação, os diários de bordo do professor, as reflexões dos participantes e a entrevista. Esta investigação foi realizada em duas fases. Na primeira desenvolvemos a prática pedagógica, enquanto professor de Atividade de Enriquecimento Curricular de Movimento e Drama, onde desenvolvemos com as crianças algumas experiências de expressão dramática através das quais lhes fomos lançando pequenos desafios aos quais eles tinham que dar resposta de forma criativa, com o objetivo de apresentar dois projetos relacionados com o jogo dramático. Numa segunda fase partimos para a análise de dados e estruturação do trabalho. Tudo isto teve por objetivos compreender como as temáticas lecionadas pelo professor titular na sala de aula se poderão organizar como indutoras da experiência de criação dramática, num contexto de AEC, fazer a articulação com o professor titular ligando o espaço de Atividade Enriquecimento Curricular com conteúdos programáticos do 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionar a diferenciação pedagógica através da criação de projetos de expressão dramática e colocar os intervenientes a refletir oralmente e por escrito sobre as experiências vividas. iv O estudo permitiu-nos demonstrar que é possível a expressão dramática enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a diferenciação pedagógica.
- Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Ribeiro, Inês Salgueiro; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira, tece-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas e os maiores desafios enfrentados, tendo como referentes aspetos tais como a prática colaborativa, a gestão de comportamentos e do tempo e o ciclo educacional. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo exploratório no âmbito da temática da leitura realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Esta investigação pretende verificar em que medida os alunos participantes têm consciência das estratégias de compreensão leitora que utilizam. Os resultados obtidos sugerem que a proposta pedagógica implementada reforçou a utilização de estratégias de compreensão leitora por parte dos alunos. Todavia, também parecem mostrar que nem sempre as estratégias foram utilizadas de modo consciente. Destes resultados emerge a necessidade de repensar a intervenção didática no sentido de promover o desenvolvimento de competências metacognitivas que fomentem a consciência dos alunos sobre as estratégias de compreensão leitora.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º anoPublication . Medeiro, Sandra da Conceição Bret; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontra-se dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Dimensão Reflexiva, e apresenta o percurso que realizei, nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências mais significativas, as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A Parte II corresponde à Dimensão Investigativa, e apresenta um estudo de carácter qualitativo, desenvolvido numa perspetiva de investigação-ação numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo procurou compreender os contributos das expressões artísticas, na aprendizagem integrada da leitura e da escrita, e permitiu implementar atividades articulando diferentes linguagens artísticas com a área disciplinar de português, bem como observar a motivação dos alunos neste contexto. Os dados apresentados revelaram que as atividades implementadas, contribuíram para uma aprendizagem mais significativa, por ser realizada num ambiente artístico, dinâmico e expressivo, onde o grupo de alunos pôde dar espaço à imaginação e à criatividade Desenvolveram experiências que integraram e interligaram os currículos de expressões artísticas com o português, reconhecendo-se assim, que através das expressões artísticas, será mais fácil motivar as crianças para aprender o código linguístico, as suas regras e o seu uso enquanto leitoras e produtoras de textos.
- Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vidaPublication . Henriques, Raquel Filipa da Silva; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, designadamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas a respeito do percurso e do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procurou-se relatar aprendizagens realizadas pela mestranda a partir da sua intervenção nos diversos contextos. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão o ser educador e professor, e um assunto significativo ocorrente da Prática Pedagógica, nomeadamente o interesse da observação. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se centra em questões da temática da diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada com crianças integradas em grupos heterogéneos a nível de aprendizagem e desenvolvimento, incidindo sobre a implementação de estratégias diferenciadas nos primeiros anos de vida. Sendo a temática do estudo a diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada formulou-se a seguinte questão de partida: “Como utilizar estratégias de diferenciação pedagógica para a construção de salas inclusivas?”. A implementação das estratégias diferenciadoras revelaram a existência de um crescente grau de autonomia e de responsabilidade patente no desenvolvimento do trabalho, de organização do espaço, dos materiais e do tempo; uma maior motivação dos alunos. A realização deste estudo permitiu responder de forma mais consciente e organizada às necessidades de cada aluno respeitando as suas dificuldades e ritmos de aprendizagens diferenciados.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas e por Alunos do 3.º Ano de EscolaridadePublication . Ferreira, Inês Francisca Pina de Homem; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na apresentação dos contextos e intervenientes das Práticas Pedagógicas realizadas e na reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso e das situações vivenciadas nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que proporcionaram diversas aprendizagens a nível pessoal, profissional e social da futura professora. A segunda parte consiste na apresentação de um estudo de caso acerca dos estereótipos de género de duas alunas e dois alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, procurando compreender o papel do/a professor/a na promoção da desconstrução desses estereótipos. Deste modo, definiram-se os seguintes objetivos para o estudo: Identificar os estereótipos de género das alunas e dos alunos antes, durante e após a implementação de uma proposta pedagógica; Avaliar se a proposta pedagógica promove a desconstrução dos estereótipos de género das alunas e dos alunos; Compreender o papel do/a professor/a na promoção da desconstrução de estereótipos de género nos alunos. Os dados recolhidos revelaram que a implementação da proposta pedagógica promoveu a desconstrução de grande parte dos estereótipos de género relativos a comportamentos/tarefas domésticas, profissões e brinquedos, manifestados pelos alunos.