Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Identidades, Interculturalidade e Educação.pdf302.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.

Description

Keywords

Educação Identidades Mestiçagem Interculturalidade Education Identities Metissage Interculturality

Pedagogical Context

Citation

Vieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-6856

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue