ESAD.CR - Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar
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- Comunicação Diária da Doença de Parkinson. Proposta de design no diálogo remoto entre doente/médicoPublication . Fernandes, Eurico Daniel Pereira Monteiro; Ferreira, Elga Patrícia Maximiano; Pinto, Rui Manuel da FonsecaA Doença de Parkinson (DP) afeta, globalmente, mais de 6 milhões de pessoas e em Portugal estima-se que possam existir mais de 18 000 doentes parkinsonianos. A DP é progressiva conduzindo a uma incapacidade muito grave, e, até ao momento, incurável. Sem grande excepção, após confirmação da DP, os médicos baseiam o diagnóstico num conjunto de sintomas característicos fundamentais. A medicação, como a levodopa+carbidopa, ganha uma relevância maior para a qualidade de vida do dia-a-dia do paciente, pois torna-se evidente que a qualidade de vida do doente parkinsoniano é maioritariamente mantida com um ajuste das suas terapêuticas. Uma monitorização o mais eficiente possível é pois fundamental para a qualidade de vida do doente. O projecto Comunicação Diária da Doença de Parkinson (cddp) tem como objectivo preparar a concepção da ideia de um dispositivo que comunicará com smartphones, assim como a conceptualização das linhas orientadoras para um protótipo de uma aplicação exclusiva para o efeito, de modo a que este conjunto possa, eventualmente, fornecer uma informação diária da condição do paciente. A ideia principal consiste na comunicação diária de dados fidedignos entre o utilizador e os vários profissionais de saúde que acompanham doentes com DP. Ao fornecer esta informação diária será possível ajudar o médico neurologista e todos os outros profissionais que acompanham o doente a criar, fundamentalmente, estratégias que melhorem a sua qualidade de vida, mas, também, evitar a multiplicação de visitas ao Serviço Nacional de Saúde.
- Service Design applied to a Health Record System. A prototype for a refugee field hospital in IraqPublication . Camacho, Lea Pinto Ribeiro; Santiago, Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos; Santos, Estêvão Soares dosThe recent humanitarian crisis has led millions to flee their homes and find refuge in other areas. Health non-governmental organizations (NGO), such as Adventist Help (AH), arose from the need to provide aid and lessen human suffering. However, working in this context over the past 5 years, I witnessed a compromised quality of care, due to uncertain and limited health record (HR) system. Quality in healthcare has been associated with a functional HR system for its management, delivery, and safety. Therefore, the identification and implementation of such a system is imperative. Systematic collection of patients’ health features and continuity of care to a database is crucial to ensure high standards of care, particularly in contexts where health systems are destroyed or disrupted, leaving the population without proper care. Using a mix methods approach with a service design methodology, this dissertation aims to develop an HR system's service blueprint within an emergency field hospital inside a refugee camp in Iraq, to avert a scenario of a meager patient care. A Service Safari, with informal ethnographic interviews, was conducted initially to understand the current situation for the development of a prototype. A Speed Consulting workshop followed, with national and international health professionals working at AH’s field hospital, to explore opportunities for improvement of the system. Finally, a User Experience Flowchart was created, outlining the flow of the HR system when used by healthcare professionals. An open-source EHR system was identified, which can be used in contexts such as the present, as well as the main problems regarding its customization. This system, when adequately customized to the clinical context, has the potential to be distributed free of charge to all health stakeholders, who lack a simple and effective clinical registration tool.
- Guidelines para a construção de uma ferramenta que avalie o índice de sucesso da intervenção terapêutica na reabilitação para a perturbação da deglutiçãoPublication . Martins, Mariana Amado Alves Ferreira; Santiago, Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos; Nascimento, DavidObjetivos: Criar guidelines, utilizando o IOPI como estudo de caso, para melhorar o índice de sucesso da intervenção terapêutica e ainda a inclusão do individuo com perturbação da deglutição/cuidador neste processo. Metodologia: Neste projeto utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados, como primeiro instrumento usou-se o estudo de campo, efetuado através de entrevistas informais e observação direta da intervenção do terapeuta da fala. Utilizaram-se ainda questionários dirigidos a terapeutas da fala que intervêm na perturbação da Deglutição e a indivíduos diagnosticados com perturbação da Deglutição. Posteriormente efetua-se o estudo de caso, dando origem às conclusões através da aplicação do Service Design e design compassiv, utilizando diferentes metedologias, com o objetivo de dar resposta ao problema deste serviço. Resultados: Os resultados de cada parte contribuem para as oportunidades e orientam posteriormente o desenvolvimento do projeto para o sistema de serviço e produto na reabilitação da Perturbação da deglutição. O design centrado no paciente envolve as partes interessadas durante todo o processo e garante-se que as orientações sejam focadas no individuo com perturbação da deglutição, com o objetivo de melhorar o foco do tratamento e a eficácia dos resultados. Além disso, um fator crucial para garantir a adesão ao tratamento é a motivação do individuo. Por este motivo, as guidelines devem incentivar o individuo, tornando a reabilitação mais atrativa, como a utilização de recompensas e a criação de um meio de apoio ao paciente. A aplicação destas guidelines envolve ainda a monitorização e a partilha de informação no que diz respeito à evolução do paciente e o ajuste do plano de intervenção. A personalização também deve ser levada em consideração para que as metas sejam alcançáveis e realistas para cada paciente. Conclusões: Em conclusão, guidelines personalizadas e centradas no paciente que enfatizam a motivação e a monitorização contínua, bem como a partilha de informação, são elementos fundamentais para garantir o bem-estar geral do paciente e a transmissão do tratamento.
- Codesign participativo para melhorar a monitorização de utentes no serviço de urgência hospitalarPublication . Oliveira, Vera Mónica de Sousa Santos; Neves, Sandra Maria Pereira; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoA deterioração do estado de saúde do utente nos Serviços de Urgência Hospitalar (SUH) nem sempre é bem identificada, dando resultado a internamentos não programados, risco de morbilidade e a mortes hospitalares inesperadas. Além disso, utentes que dão entrada no SUH aparentemente estáveis, ou seja, de prioridade não urgente, cerca de 31% mostram sinais de deterioração nas 24h seguintes. A proeminência desta situação destaca as preocupações na qualidade dos cuidados de saúde e as suas implicações para a eficácia clínica, promoção da segurança e experiência do utente. Nos últimos 10 anos, a investigação em design revela esforços para desenvolver um modelo colaborativo, para envolver diretamente e ativamente profissionais de saúde e utentes no desenvolvimento de intervenções em saúde (Neves et al., 2021). Em Portugal, relatórios recentes de avaliação sobre a qualidade da saúde, indicam como sendo prioritário, a necessidade de envolver utentes no desenvolvimento de intervenções em saúde para garantir a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde (OECD, 2015). No entanto, não é claro se o desenvolvimento de intervenções em saúde em Portugal estão a utilizar um modelo colaborativo e/ou usam o design como abordagem ou método para tal. Este relatório de projeto, reporta o trabalho desenvolvido pela equipa de design no projeto multidisciplinar SafeTrack (Projeto Portugal, 2020), cujo objetivo foi utilizar uma abordagem metodológica em codesign participativo. Que envolveu a participação direta de profissionais de saúde e utentes, para se repensar a monitorização de utentes no serviço de urgência hospitalar: quatro profissionais de saúde (três enfermeiros e um médico) e quatro representantes de utentes que haviam recebido recentemente alta do serviço de urgência hospitalar participaram neste projeto. O projeto foi desenvolvido em três fases para reunir um conjunto de informação. A primeira fase integrou observações e dois workshops de design participativo, a segunda fase integrou um workshop de codesign e a terceira fase iniciou os primeiros passos de prototipagem envolvendo discussões individuais com designers, engenheiros e enfermeiros. Resultados do estudo de design destacam uma compreensão da situação atual da monitorização de utentes através das diferentes perspetivas de profissionais de saúde e utentes. Aqui, as perspetivas destacam a necessidade de a monitorização de utentes carecer de um sistema integrado para facilitar a gestão, coordenação e comunicação de informação individual de cada utente durante a monitorização. É ainda destacada uma compreensão das oportunidades sobre a desejável monitorização futura de utentes para o SUH. Aqui, os pontos de vista destacam a relevância da monitorização como um sistema de avisos de alerta precoce para identificação de deterioração clínica no SUH. Estas descobertas criaram a base para dar início às explorações e desenvolvimentos de protótipos, do idealizado futuro sistema de monitorização de utentes no SUH. Este estudo testou uma framework de codesign participativo (Neves, 2014) neste contexto do SUH, vindo a verificar que esta se torna flexível e que beneficia também as práticas de investigação em design em Portugal. Pois permite o envolvimento direto dos principais intervenientes (key stakeholders) no processo de desenvolvimento de intervenções em saúde, permite a exploração de técnicas e ferramentas de apoio à comunicação de uma diversidade de informação com base na partilha de experiências e ideias individuais e oferece a possibilidade de contribuir para o processo de tomada de decisão neste contexto da monitorização de utentes no SUH. Assim, a abordagem e técnicas utilizadas neste estudo podem ser apropriadas para utilizar em outros contextos da saúde. Este estudo pode também interessar outras comunidades da saúde que procuram novos caminhos para as melhorias da saúde.
- Projeto Revida: O Processo de Design na Construção de uma Experiência Imersiva com Realidade Virtual na Sintomatologia Depressiva e AnsiosaPublication . Ruivo, Marília Correia Reis; Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha; Frontini, Roberta CaçadorEste estudo nasce da necessidade em perceber de que forma a experiência imersiva, através da Realidade Virtual, poderá ajudar a minimizar a sintomatologia depressiva e ansiosa. As áreas fundamentais do projeto são o Design, a Saúde e Bem-Estar e a Tecnologia. Tal como outras inúmeras doenças psiquiátricas, a depressão ainda não tem a sua fisiopatologia totalmente conhecida e não existe nenhum exame de diagnóstico específico. Contudo, sabe-se que esta doença resulta de um conjunto de fatores associados ao estilo de vida, tendo uma causa multifatorial (Marie and Allan 2017). Outra carência surge no atual contexto pós-pandêmico da COVID-19. Devido ao confinamento e às suas consequências, calcula-se que a percentagem de pessoas com perturbações mentais venha a ser ainda maior num futuro próximo (Hossain et al. 2020). A aplicação da Realidade Virtual tem sido estudada ultimamente, para ajudar neurocientistas, psicólogos, biólogos e outros investigadores. É amplamente utilizada em investigações sobre novas formas de aplicar o tratamento psicológico ou de treino (Cipresso et al. 2018), como também têm sido publicados vários projetos científicos a abordarem este tema. Este projeto está envolvido também com a perspetiva de inovação de Eric Von Hippel, onde o paciente por si só inova ao criar soluções para os seus problemas de saúde, sejam eles quais forem. Com estas realidades, o objetivo principal deste estudo é fornecer algumas respostas através da aplicação do Processo do Design Centrado no Utilizador, sobre a possibilidade de se criar uma experiência imersiva com Realidade Aumentada na sintomatologia depressiva e ansiosa. Através de um conjunto de métodos tais como o Benchmarking, as Personas, Jornada do Utilizador, entre outros, este cenário irá ser caracterizado. A partir destes métodos foram obtidos resultados que valem a pena destacar e a nivel do ambito clinico, como: É importante conseguir-se um diagnóstico mais assertivo, e que consiga ir ao encontro de mais pessoas. Neste sentido seria importante consolidar mais acordos com: o serviço nacional de saúde. Seria interessante se algumas clínicas privadas de psicologia e psiquiatria, bem como criar possibilidades de realizar terapia a partir de casa. Ter acesso a um melhor acompanhamento clínico e conseguir apoio ou patrocínio de empresas relacionadas com a Realidade Virtual. Acreditamos que a segunda questão de investigação poderá vir a ser totalmente respondida numa próxima fase, com a ajuda do método do Focus Group. Com os resultados do Benchmarking, não existem, do nosso conhecimento, aplicações para assistência de pessoas com sintomatologia depressiva e ansiosa que possa ser uma mais-valia para o médico e para o paciente, em Portugal. Todo este processo ajudará a responder melhor ao que poderá ser benéfico para as pessoas com sintomatologia depressiva e ansiosa, como a utilização de experiencias imersivas através de uma aplicação movel.
- Cohort Study Good Practices: Design Guidelines for a Preparatory StagePublication . Marques, Daniela Sofia Faria; Santiago, Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos; Santos, Estêvão Soares doshealth literacy is recognized as one of the most important predictors of poor health outcomes, with a stronger effect than age, race, income, employment status or education level. In Leiria's county, it is speculated that an appreciable part of the population’s morbidity and poor health habits might be attributable to low health literacy. However, no formal studies were conducted to explore this hypothesis. To address it, institutions in Leiria such as the City Hall, Polytechnic of Leiria and ACES Pinhal Litoral decided to conduct a longitudinal and prospective cohort study, where a sample of the population is followed throughout time to understand if their choices regarding health and lifestyle habits are indeed affected by their health literacy levels. The choice for a cohort study is associated with the ongoing process of "improving literacy", bringing out the interest to know about people’s health literacy currently, and in a future time (10 years). Also, the institutions involved are planning to study, gather more information, and to apply some interventions that aim to improve health literacy, being this type of study the most suitable since it allows them to see if those interventions are having the desired effect (improvement of population’s health literacy). Focused on the preparatory part of this cohort study, this project aims to improve the communication effectiveness between these parts in the county of Leiria, interviewers and population, to avoid common cohort problems, such as: 1) gathering a suitable number of participants that can represent the population; 2) follow-up maintenance of participants; 3) keeping the interviewers and participants engaged with the study, after the first contact. The first step of this project is the development and creation of a distinctive brand, whose identity can be maintained throughout all its communication and dissemination media, so that the population can identify, the cohort study to which it refers and awaken their curiosity to participate.
- O design na promoção da saúde oral em instituição de solidariedade socialPublication . Fernandes, Juliana da Silva; Frontini, Roberta Caçador; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoAs pessoas com deficiência apresentam uma maior probabilidade de desenvolver problemas orais devido às suas próprias limitações em realizar uma higiene oral de forma adequada, às dificuldades na alimentação e à medicação associada à sua condição. O envolvimento e o conhecimento dos cuidadores tem um papel fundamental na promoção e manutenção da sua higiene oral pois, estes participam ativamente na vida destes indivíduos. Este estudo decorreu na Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para pessoas com deficiência - Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social (OASIS) em Leiria. Os objetivos desta investigação são caraterizar os hábitos de higiene oral dos utentes desta instituição, explorar o Design como ferramenta para aumentar os níveis de literacia em Saúde Oral e influenciar na criação de hábitos de higiene oral nos utentes e também, na capacitação dos seus cuidadores. Os métodos utilizados para este estudo foram entrevistas, questionários, estudos de caso, criação de personas e protótipos. Na presente investigação foi desenvolvido o projeto HOI - Higiene Oral e Inclusão dirigido a pessoas com deficiência e aos seus cuidadores. O HOI é um Kit que tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde oral e promover a higiene oral através da capacitação e disponibilização de recursos. Este kit é composto por ferramentas de apoio a uma higiene oral correta e adequada às patologias e necessidades dos utentes de instituições como a OASIS contribuindo assim para a sua autonomia e responsabilização. Por fim, também foi concebida uma atividade didática para desenvolver na instituição com o objetivo de gerar conhecimento prático nos utentes através de um formato lúdico.
- Como Transformar Desafios em Soluções Visuais?Publication . Piçarra, Inês da Conceição Ferreira; Pernencar, Cláudia Alexandra da CunhaO presente trabalho vem dar cumprimento à conclusão do Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar, do Politécnico de Leiria, cuja finalidade visa atestar as competências adquiridas na ESAD.cr, bem como das tarefas desenvolvidas em parceria com a NTT DATA. Transformar desafios em soluções visuais envolve o processo de traduzir problemas complexos, ou conceitos abstratos, em representações visuais claras e compreensíveis. Antes de criar uma solução visual, é fundamental entender o desafio na sua plenitude. Simplificar e estruturar a informação de forma lógica e coerente, é basilar para poder efetuar a escolha da forma visual adequada. As diversas formas visuais utilizadas para representar informações, tais como gráficos, diagramas, mapas mentais, infográficos, fluxogramas, entre outros, são um fator essencial para a definição de um layout que facilite a compreensão das informações, bem como a utilização de uma hierarquia visual que destaque elementos essenciais e crie uma sequência lógica de leitura. O presente documento encontra-se organizado em cinco capítulos distintos, Entidade Acolhedora; Instituição de Ensino; Conceitos a Saber; Projetos Desenvolvidos. e Apreciação Global e Conclusões. O Capítulo 1: Apresentação da entidade acolhedora, equipa de trabalho, descrição dos processos de trabalho, etc. O Capítulo 2: Descrição da Instituição de Ensino. O Capítulo 3: Principais conceitos aplicados, da teoria à prática. O Capítulo 4: Principais projetos e associação aos processos e métodos de trabalho utilizados. O Capítulo 5: Apresenta uma apreciação global, contendo uma reflexão crítica sobre as atividades mencionadas anteriormente.
- Design for Oceanic Health & Wellbeing Through Sustainable Practices. An Online Platform for Educational Content Creation and Incentivising Innovation, Driven by Open Science and Blockchain TechnologyPublication . Flynn, Joseph Frederick; Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha; Mouga, Teresa Margarida Lopes da SilvaThe health of our oceans is under threat from climate change, ecosystem degradation, and pollution, posing significant risks to global human health and well-being. The COVID-19 pandemic has highlighted the consequences of environmental mismanagement, underscoring the urgency of sustainable practices. This study explores the potential for building environmentally sustainable and regenerative foundations for society, fostering green growth. New ocean farming technologies and algae research hold immense promise across various domains, including health, biomaterials, medicine, ecosystem services, food production, circular economies, global industries, and design applications to name a few. By sequestering carbon dioxide from the atmosphere, the oceans mitigate climate change, supply food, and support vital economic sectors like tourism and fishing, while nurturing diverse ecosystems. In the pursuit of environmental sustainability, the world needs eco-friendly and sustainable industries like regenerative ocean farming and land-based sustainable agriculture. Additionally, the oceans’ economic value, stemming from their rich biodiversity, underscores their importance. This thesis addresses a critical need for an accessible online platform that consolidates information on ocean-related innovations. The platform aims to inspire individuals to develop solutions, fostering innovation in environmental recovery, healthcare, design, food production, industry, and the ocean economy. By providing an Open Educational Resource (OER) integrated with crowdfunding capabilities, users can learn, share, fund, and innovate, thereby advancing sustainable economic and environmental solutions. Blockchain technology and cryptocurrencies offer the potential for decentralized governance, increasing user engagement and trust within the platform. The envisioned platform seeks to empower individuals to drive sustainable change and contribute to a healthier planet.
- CODESIGN – Prática criativa como processo de análise de: A empatia com a natureza através da educaçãoPublication . Mendes, Paula Cristina Cainço Domingues; Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha; Frontini, Roberta CaçadorAs escolas de 1.º Ciclo do ensino básico têm um compromisso fundamental na promoção da literacia em saúde e educação ambiental para capacitar os alunos para um mundo mais saudável e, por sua vez, mais sustentável, de forma a prevenir os comportamentos alimentares problemáticos nos adultos do futuro. Os professores-tutores devem assumir que a escola não está isolada da sociedade, mas que, pelo contrário, é uma parte integrante e essencial da mesma (Inglês, 2021). Cabe à escola desenvolver uma consciência democrática entre as crianças, proporcionando oportunidades para experienciarem e refletirem sobre a cidadania. Perspetivar a aprendizagem não apenas como aquisição de conteúdos curriculares, mas também proporcionar o desenvolvimento de competências, valores e atitudes que permitam a cada criança agir dentro das possibilidades, limites e valores da sociedade em que se insere (Pacheco, 2022). Segundo a ONU, a Agenda 2030 procura fortalecer a paz universal com liberdade em todos os países afetados através de dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015). O estudo apresentado neste documento pretende encontrar atividades que permitam chegar a quatro destes dezassete objetivos, sendo eles a educação, a saúde, a sustentabilidade e a produção de alimentos, mais especificamente, na produção das hortícolas. As Hortas Escolares (HE) têm uma valiosa componente pedagógica. Familiarizam os alunos com as plantas e as suas famílias, com os ciclos de plantação, fertilização e rega (Brito et al., 2020; Vilanueva et al., 2021). Mostram como podemos fazer as coisas bem feitas e como podemos criar. Para além disso, as HE também têm uma forte componente simbólica. Elas permitem criar, desde cedo, uma ligação das crianças à terra e ao sustento que dela tiramos. Por outro lado, sensibilizam para os hábitos de uma alimentação saudável (McPherson et al., 2017; Pinto & Monteiro, 2020; Silva & Coelho, 2018), fator crítico para uma vida longa e feliz de todos quantos compõem a nossa comunidade (Afshin et al., 2019). Num mundo de hiperconsumo e de desperdício, restaurar esta ligação à terra é essencial para que todas as crianças percebam que há um ciclo de vida e de sustentabilidade no qual todos temos um papel a desempenhar (Brito et al., 2020). Nascemos e aprendemos a construir a empatia com a natureza desde a infância V (Panksepp, 2020), por isso, esta investigação tem como público-alvo alunos do 1.º Ciclo de ensino básico. Neste sentido, a investigação foi realizada numa escola do 1.º Ciclo de ensino básico na zona litoral centro de Portugal. O estudo aqui apresentado de natureza exploratória, propôs perceber, através da aplicação da ferramenta de Codesign participativo (Bon Ku, 2020) como e onde acrescentar valor aos comportamentos alimentares e socio-emocionais num universo escolar. Como tal, propôs-se observar (Kumar, 2012) a ação direta das crianças dos oito aos dez anos de uma escola com o intuito de analisar o seu nível de participação no cuidado com a natureza (Gazola et al., 2017). Com esta observação explorou-se se existiria ou não aprendizagem empática com a natureza. A metodologia proposta nesta investigação inclui um estudo etnográfico (Cresweel, 2009) com crianças. Neste processo metodológico incluiu-se a realização de entrevistas informais e questionários. Além disso, foi ainda realizado um workshop Design Thinking com o objetivo de capacitar as crianças de mais conhecimento sobre: literacia em saúde e educação ambiental no cuidado de uma horta escolar (Santos, 2022).