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- Embalando a Cultura Punk - Projeto Gráfico para FanzinePublication . Rebelo, Ana Patrícia Martins; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no estágio curricular realizado em Aveiro, na empresa Gula Visual, agência de design gráfico e branding. A primeira parte é constituída pela descrição e explicação da entidade de acolhimento, a equipa, o processo de trabalho, o tipo de tarefas e funções executadas, como também, aqueles que foram os projetos realizados e os métodos aplicados. Para além da reflexão sobre a experiência prática do estágio curricular, este documento aborda uma questão analisada e trabalhada ao longo do estágio - o packaging. Assim, partindo de leituras de diversos autores, desenvolve-se uma reflexão acerca da embalagem, da sua importância, o modo de acondicionar e comunicar um produto, e a forma de abordar a cultura punk e promover os fanzines. A pertinência dessa contextualização, surge da necessidade de desenvolver um projeto prático, que teve como base a criação de uma embalagem para uma coleção de fanzines, e posteriormente, a sua apresentação num evento público. A realização do estágio proporcionou a aquisição de novos conhecimentos e vivenciar uma experiência do mundo do trabalho na área do design gráfico. Permitiu adquirir capacidades pessoais e profissionais e ainda desenvolver diversos projetos em colaboração com a equipa. O relatório, como reflexo do trabalho desenvolvido, possibilitou sistematizar toda a informação produzida.
- Guidelines para a construção de uma ferramenta que avalie o índice de sucesso da intervenção terapêutica na reabilitação para a perturbação da deglutiçãoPublication . Martins, Mariana Amado Alves Ferreira; Santiago, Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos; Nascimento, DavidObjetivos: Criar guidelines, utilizando o IOPI como estudo de caso, para melhorar o índice de sucesso da intervenção terapêutica e ainda a inclusão do individuo com perturbação da deglutição/cuidador neste processo. Metodologia: Neste projeto utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados, como primeiro instrumento usou-se o estudo de campo, efetuado através de entrevistas informais e observação direta da intervenção do terapeuta da fala. Utilizaram-se ainda questionários dirigidos a terapeutas da fala que intervêm na perturbação da Deglutição e a indivíduos diagnosticados com perturbação da Deglutição. Posteriormente efetua-se o estudo de caso, dando origem às conclusões através da aplicação do Service Design e design compassiv, utilizando diferentes metedologias, com o objetivo de dar resposta ao problema deste serviço. Resultados: Os resultados de cada parte contribuem para as oportunidades e orientam posteriormente o desenvolvimento do projeto para o sistema de serviço e produto na reabilitação da Perturbação da deglutição. O design centrado no paciente envolve as partes interessadas durante todo o processo e garante-se que as orientações sejam focadas no individuo com perturbação da deglutição, com o objetivo de melhorar o foco do tratamento e a eficácia dos resultados. Além disso, um fator crucial para garantir a adesão ao tratamento é a motivação do individuo. Por este motivo, as guidelines devem incentivar o individuo, tornando a reabilitação mais atrativa, como a utilização de recompensas e a criação de um meio de apoio ao paciente. A aplicação destas guidelines envolve ainda a monitorização e a partilha de informação no que diz respeito à evolução do paciente e o ajuste do plano de intervenção. A personalização também deve ser levada em consideração para que as metas sejam alcançáveis e realistas para cada paciente. Conclusões: Em conclusão, guidelines personalizadas e centradas no paciente que enfatizam a motivação e a monitorização contínua, bem como a partilha de informação, são elementos fundamentais para garantir o bem-estar geral do paciente e a transmissão do tratamento.
- A Deep Learning Neural Network to Classify Obesity Risk in Portuguese Adolescents Based on Physical Fitness Levels and Body Mass Index Percentiles: Insights for National Health PoliciesPublication . Forte, Pedro; Encarnação, Samuel; Monteiro, António; Teixeira, José; Hattabi, Soukaina; Sortwell, Andrew; Branquinho, Luís; Amaro, Bruna; Sampaio, Tatiana; Flores, Pedro; Silva-santos, Sandra; Ribeiro, Joana; Batista, Amanda; Ferraz, Ricardo; Rodrigues, FilipeThe increasing prevalence of overweight and obesity among adults is a risk factor for many chronic diseases and death. In addition, obesity among children and adolescents has reached unprecedented levels and studies show that obese children and adolescents are more likely to become obese adults. Therefore, both the prevention and treatment of obesity in adolescents are critical. This study aimed to develop an artificial intelligence (AI) neural network (NNET) model that identifies the risk of obesity in Portuguese adolescents based on their body mass index (BMI) percentiles and levels of physical fitness. Using datasets from the FITescola® project, 654 adolescents aged between 10–19 years old, male: 334 (51%), female: n = 320 (49%), age 13.8 ± 2 years old, were selected to participate in a cross-sectional observational study. Physical fitness variables, age, and sex were used to identify the risk of obesity. The NNET had good accuracy (75%) and performance validation through the Receiver Operating Characteristic using the Area Under the Curve (ROC AUC = 64%) in identifying the risk of obesity in Portuguese adolescents based on the BMI percentiles. Correlations of moderate effect size were perceived for aerobic fitness (AF), upper limbs strength (ULS), and sprint time (ST), showing that some physical fitness variables contributed to the obesity risk of the adolescents. Our NNET presented a good accuracy (75%) and was validated with the K-Folds Cross-Validation (K-Folds CV) with good accuracy (71%) and ROC AUC (66%). According to the NNET, there was an increased risk of obesity linked to low physical fitness in Portuguese teenagers.
- User Experience e User Interface Design em Digital Collections Culturais: Uma interface para um arquivo digital de lendas tradicionais algarviasPublication . Simão, Ana Catarina Cavaco; Santiago, Eliana Isabel Saraiva Pereira dos PenedosNas últimas décadas, o conhecimento sofreu transformações a vários níveis. O constante crescimento da internet possibilitou a disseminação de informação de forma mais prática, minimizando problemas como o acesso físico limitado a documentos. As instituições e organizações motivadas por este crescimento e partilha dedicaram-se à recolha, digitalização e criação de milhares de itens de valor histórico e cultural que são mantidos nas denominadas digital collections (Wood, 2019). Todavia, e apesar deste grande passo para o futuro da informação, existe a demanda para que estas coleções se mantenham atualizadas, não só a nível informativo, mas também a nível de experiência de utilização e interface, uma vez que estes representam a forma como a informação é exibida e explorada pelo utilizador. Assim, com o passar dos anos e com o constante desenvolvimento digital, estes mesmos utilizadores, acabam por possuir grandes expectativas no uso dos sistemas/websites e esperam que eles se adaptem às novidades tecnológicas (Vacek, 2018). No entanto, o que acontece é que estes critérios aparentam estar a ser deixados de parte, uma vez que quando consultamos uma digital collection cultural, seja ela num arquivo digital, biblioteca digital ou até mesmo num repositório, se torna possível identificar diversos casos que se encontram em estagnação. Deste modo, a experiência de utilização que é disponibilizada, acaba muita das vezes por ser complexa e o design da interface apresenta-se datado do tempo em que foi projetado e posto a utilização. As digital collections, para efeitos culturais, históricos e académicos, têm assim estado presentes na nossa comunidade já há anos e a verdade é que cada vez mais começam a ter um valor indispensável na salvaguarda de bens materiais físicos e digitais. Deste modo, a investigação teórica desenvolvida nesta dissertação foca-se em refletir e entender a importância que estas coleções têm para a comunidade, tendo em principal foco apresentar as causas que levaram a esta estagnação de experiência e de interface, reforçando e expondo a necessidade que possa existir na sua atualização. Desta forma, e uma vez que o principal objetivo será o desenvolvimento de um projeto que consiste no design de uma interface para um arquivo digital sobre lendas tradicionais algarvias, que apresente de forma visual soluções aos resultados recolhidos ao longo desta investigação, foi imprescindível a aplicação de metodologias que compõem o processo de User experience (Ux) design, tais como personas, user stories, case studies, user journey maps, surveys e tree diagrams, para investigar quais as chances de proporcionar uma melhor experiência de utilização nos arquivos de lendas, reconhecendo, através de casos de estudo específicos e testemunhos, os problemas que esta mesma estagnação está a causar a este tipo de coleções. Para além disso, e estando diretamente ligado, entra também o User interface (Ui) design onde se procurou apresentar soluções gráficas e estruturais, usando metodologias como site maps, task flow, wireframes, layouts e protótipo para gerar a interface gráfica do arquivo. Para finalizar, esta investigação procura assim, através da disciplina de design gráfico, orientada na experiência de utilização, identificar e explorar métodos que ajudem a assimilar e justificar problemas e necessidades num contexto real, ao mesmo tempo que se apresenta as soluções para melhorar as interfaces dos arquivos digitais de lendas.