ESECS - Teses de Doutoramento de docentes
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- Audiovisual translation : subtitling for the deaf and hard-of-hearingPublication . Neves, JoséliaThis PhD thesis covers the main issues of subtitling for the Deaf and the Hard of hearing on television. The various case studies are based in Portugal.
- O perfil formativo-profissional do educador social : um estudo a partir das narrativas experienciais de autoformaçãoPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoO presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo Biográfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de análise dos dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se inscrevem as principais implicações teórico-práticas deste estudo. Convocando os principais resultados apresentados, analisados e interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b) esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternário, parece constituir-se como condição determinante do sentido de que se revestem os processos de profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a evidenciar, está relacionado com a existência de uma dinâmica compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.
- Territórios, patrimónios, regionalização: discursos sobre LeiriaPublication . Magalhães, Fernando Paulo OliveiraA partir de um estudo de caso sobre a região de Leiria pretende-se contribuir para a análise de processos de transformação de espaços em lugares, levados a cabo por elites regionalistas com vista à legitimação cultural e política de territórios específicos. Trabalho de campo e entrevistas a personalidades permitiram isolar dois eixos estruturantes nos discursos dessas elites: território e património. Recorrendo tanto à palavra oral como à escrita, os regionalistas leirienses circunscrevem espaços identitários. A afirmação da territorialidade leiriense não é contestada ao nível nacional. É no plano do distrito que se geram tensões. Estas assumem particular relevância no centro e no sul, suscitando instabilidade na delimitação geográfica. Se a afirmação de um território regional é uma constante nos discursos emitidos pelos meios leirienses, já a distribuição dos recursos argumentativos é matéria geradora de acesos debates. O património edificado – mosteiros de Alcobaça e da Batalha – é o elemento fundamental no processo de objectivação cultural da região. Dado que a estes monumentos havia sido anteriormente atribuída função emblematizadora à escala nacional ou mesmo europeia, intelectuais e políticos leirienses reclamam agora uma transferência de sentimentos de pertença a favor da região.
- Processos e práticas de inclusão educativa : do currículo comum ao currículo diferenciadoPublication . Barata, ClarindaEste trabalho de investigação surge num momento em que questões como saberes básicos, a inclusão educativa e a diferenciação curricular têm tido visibilidade crescente, nomeadamente, no ensino básico. É imprescindível atender à diversidade, uma realidade cada vez mais comum no interior das salas de aulas, considerando-a não como um obstáculo mas como uma fonte enriquecedora do processo educativo, bem como à inclusão, matéria de particular relevância no nosso sistema educativo, uma vez que a partir delas se pode idealizar a educação como uma via propícia para concretizar princípios de equidade. Neste sentido, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efectiva flexibilização e diferenciação curriculares nas escolas ou se, pelo contrário, continuam entrincheirados entre rotinas securizantes, adiando a possibilidade de edificar uma verdadeira escola inclusiva. Partindo desta problemática, este projecto de investigação norteou-se pelos seguintes objectivos gerais: conhecer as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente a inclusão, práticas inclusivas e escola inclusiva; compreender o impacto das políticas educativas e curriculares em termos de práticas inclusivas; identificar de que formas os professores (re)contextualizam o currículo prescrito a nível oficial; verificar de que modo os professores fazem a gestão da diversidade no interior da sala de aulas; verificar se recorrem, ou não, a estratégias e métodos de diferenciação curricular; avaliar a importância que os professores atribuem à formação contínua como motor de mudança e melhoria das práticas curriculares. Para o efeito, recorremos a uma metodologia de investigação de tipo misto, que incluiu a aplicação de um questionário aos docentes do 1.º Ciclo que frequentavam acções de formação contínua na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e, posteriormente, a realização de entrevistas, a análise documental e a observação de aulas em duas situações específicas, configurando dois estudos de caso. Como principais conclusões podemos destacar que os dados confirmam e reforçam: (i) a ideia de que as questões curriculares são múltiplas, complexas e colocam-se a diferentes níveis, ou seja, desde o contexto em que o currículo é prescrito até ao contexto em que ele é efectivamente concretizado; (ii) a recontextualização do currículo constitui um importante desafio tanto ao nível das estruturas como dos instrumentos de gestão curricular das escolas; (iii) em tempos de heterogeneidade, diferença e diversidade, a formação contínua tem estado pouco atenta a estes aspectos; e (iv) que os professores estão, ainda que timidamente, a dar passos no sentido de construírem uma escola mais inclusiva, com recurso a pedagogias divergentes, procurando fazer da escola portuguesa um espaço de inclusão educativa, aberto à diferenciação curricular.
- Sistema de controlo de versões em mundos virtuais para negociação de configurações espaciaisPublication . Santos, FilipeEsta tese pretende dar um contributo aos processos educativos realizados em escolas do 1º ciclo do Ensino Básico que assentam em actividades colaborativas onde as crianças, enquanto turma, devem tomar decisões relativamente à configuração dos vários espaços do ambiente escolar. O contributo proposto nesta tese assenta numa mediação tecnológica destas actividades através do uso de ambientes virtuais tridimensionais multiutilizador. Estes ambientes, adequando-se especialmente bem a actividades desta natureza, podem ser desenhados para auxiliar o professor na mediação das mesmas. Desta forma, uma ferramenta inovadora baseada em sistemas de controlo de versões, introduzida no cerne de um destes ambientes, é aqui proposta para auxiliar os professores na gestão das propostas feitas pelas crianças. Esta ferramenta visa responder a alguns desafios respeitantes à dinamização destas actividades, uma vez que o professor deve incentivar as crianças a submeterem propostas individuais mas, ao mesmo tempo, encorajá-las a verem-se como parte de um grupo social (a turma) que deve entrar em negociação para chegar a uma proposta final consensual. Este sistema de controlo de versões, especialmente adaptado para estas actividades, parece ter-se revelado pertinente para a gestão destas propostas, oferecendo formas originais de chegar a uma proposta consensual. Desta forma, esta tese descreve todo o processo de investigação onde se desenvolveu um protótipo assente nestas tecnologias, investigação essa feita à luz de pressupostos construtivistas de investigação interpretativa. Para este efeito, observaram-se dois contextos escolares do 1º ciclo do ensino básico, onde estas actividades foram realizadas. Em concreto, descreve-se como se usou uma metodologia de investigação proposta por Alexei Leontiev, a Teoria da Actividade, que começa a ganhar popularidade em investigação em informática, onde a pertinência e validade de uma ferramenta é estudada pela forma como provoca alterações positivas na natureza da actividade. Os resultados observados parecem mostrar que os ambientes virtuais tridimensionais multi-utilizador, adaptados de forma a incluírem um mecanismo de gestão das várias propostas feitas pelas crianças, podem oferecer novas formas de criar e gerir actividades de negociação de configuração de espaços.
- El sentido del número : una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantilPublication . Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaCom este estudo pretende-se contribuir para a análise do desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar, estudando e reflectindo sobre o corpo teórico que o enforma e procurando analisar, empiricamente, os aspectos desse desenvolvimento relacionados com a contagem de objectos e com o estabelecimento de relações numéricas de modo informal.
- Solvência financeira dos sistemas de pensões da União EuropeiaPublication . Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
- Comunicação organizacional e identidade colectiva num agrupamento de escolasPublication . Faria, SusanaO reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas são discutidos neste estudo como uma das consequências da nova gestão pública. Tendo em vista a ‘qualidade’ e a ‘eficácia’ das suas prestações, as escolas têm procurado tornar-se mais dialogantes, assumindo a aposta na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade colectiva unificada em torno dos valores neoliberais. Não obstante, os sistemas de comunicação criados são mais complexos do que se poderia supor. Revelando a influência de pressões híbridas, estes sistemas transformaram-se num contexto mediador da mudança embutido em novas concepções de escola e dos novos mandatos para a educação (assim legitimados interna e externamente), surgindo, ao mesmo tempo, como o locus de produção de novas identidades. Tal acontece porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adoptadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspectivada a partir do ideal burocrático da organização (como sinónimo de eficiência administrativa), do ideal profissional (centrada no processo de ensino-aprendizagem) ou do ideal empreendedor (valorizando a capacidade de resposta às solicitações do mercado). Os dados empíricos, que sustentaram o nosso estudo, resultaram da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, nesta comunidade educativa. Recorrendo ao estudo de caso como estratégia de investigação enveredámos inicialmente, num contexto de descoberta, pela realização de observações ‘desarmadas e naturais’. Usámos, posteriormente, a análise documental, a entrevista e o questionário na recolha de informação complementar, o que, mediante o cruzamento de métodos de análise qualitativa e quantitativa, nos permitiu tirar partido da triangulação dos dados. Os resultados obtidos apontam para a centralidade dos processos de comunicação na transformação induzida pela nova gestão pública e para o desenvolvimento de uma matriz discursiva bilinguista, que procura harmonizar os imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com modelos burocrático-profissionais de organização.
- Educação e mediação sociocultural: a emergência de novos papéis sociais na escolaPublication . Vieira, Ana Maria; Peres, Américo Nunes; Caride Gómez, José António
- Formando o cidadão desde o jardim-de-infância : o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a famíliaPublication . Leal, Rita Alexandra BettencourtA presente investigação procura compreender o fenómeno complexo e dinâmico que é a avaliação das aprendizagens das crianças em colaboração com a família na Educação Pré-Escolar (EPE) como forma de potenciar o desenvolvimento de competências pelas crianças. Assim, e recorrendo a um estudo de caso com uma componente de investigação-acção, pretende-se (i) compreender as concepções e práticas de avaliação de aprendizagens na EPE desenvolvidas por um grupo de educadores de uma Instituição Privada de Solidariedade Social da região centro do país e (ii) potenciar, através de formação em contexto que contemple o desenvolvimento de estratégias inerentes a uma avaliação das aprendizagens em colaboração com a família das crianças, o desenvolvimento profissional dos educadores de infância neste âmbito, proporcionando experiências educativas que levem as crianças a desenvolver um conjunto de competências inerentes à nova natureza dos saberes básicos de todos os cidadãos do séc. XXI. Tomando como ideias base da investigação a concepção (i) da criança enquanto cidadão (Prout, 2005; Vasconcelos, 2009) e (ii) da família enquanto primeira e principal educadora das crianças (Steves, Hough & Nurs, 2002), a investigação foi desenvolvida em quatro fases: Fase I – Formulação de um referencial de competências para a EPE inerentes à nova natureza dos saberes básicos do séc. XXI e seu processo de transferibilidade e credibilidade; Fase II – Diagnóstico das concepções dos participantes da investigação sobre avaliação das aprendizagens na EPE e colaboração Instituição/Família; Fase III – Construção e implementação de um programa de formação para educadores de infância; Fase IV – Avaliação do impacte do programa de formação nas concepções e práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância. A fase I centra-se na formulação de um referencial de competências transversais para a EPE inerentes à nova natureza dos saberes básicos do séc. XXI (Cachapuz, Sá-Chaves & Paixão, 2004) e no seu processo de transferibilidade e credibilidade através da reflexão/discussão do respectivo referencial com um painel de especialistas e profissionais. Identificaram-se quatro competências transversais a serem desenvolvidas pelas crianças centradas nas dimensões do aprender a aprender, aprender a comunicar e a expressar-se, aprender a ser e estar e aprender a reflectir. A fase II incide no diagnóstico das concepções de avaliação das aprendizagens na EPE e de colaboração Instituição/Família dos 6 educadores de infância, 17 pais e 17 crianças participantes no estudo, recorrendo a entrevistas, à análise documental e à observação de práticas. A análise dos dados recolhidos demonstra que é necessário recuperar um verdadeiro discurso didáctico e educativo da avaliação das aprendizagens, deixando de a conceber como sinónimo de medida e de objectividade e melhorando as práticas de avaliação de VII modo a potenciar o desenvolvimento de competências pelas crianças. A fase III preenche-se na construção e implementação de um programa de formação, creditado e correspondente a 50 horas, para educadores de infância sobre avaliação de competências na EPE em colaboração com a família. O programa de formação foi desenvolvido a partir (i) das concepções diagnosticadas, (ii) dos indicadores da investigação em formação contínua e em avaliação na EPE e (iii) de um modelo de desenvolvimento profissional baseado na reflexão, na observação e supervisão e na investigação-acção (Shön, 1992; Alarcão, 2000; Roldão, 2008; Cadório & Simão, 2011). Os indicadores obtidos demonstram que o programa de formação contribuiu para o enriquecimento profissional dos formandos ao nível da (re)construção de conhecimento, da reflexão constante e colaborativa sobre as práticas de avaliação, da mudança de atitudes e práticas de avaliação das aprendizagens e na compreensão mais profunda da complexidade, diversidade e necessidade de cada criança. Além disso, os indicadores obtidos também evidenciam a importância de uma avaliação das aprendizagens em colaboração com os pais das crianças para o desenvolvimento progressivo das competências transversais para a EPE e, consequentemente, para a obtenção de sucesso educativo. A fase IV consiste na avaliação do impacte do programa de formação nas concepções e práticas avaliativas dos educadores de infância através de, à semelhança da fase II, entrevistas aos 6 educadores de infância, aos 17 pais e às 17 crianças, à análise documental e à observação de práticas. Os resultados obtidos demonstram que o programa de formação teve impacte nas práticas de avaliação das aprendizagens a nível micro (decisões no interior da sala de actividades) e, mais reduzido, a nível meso (decisões a nível institucional). Os educadores de infância integraram nas suas práticas pedagógicas algumas estratégias avaliativas implementadas durante o programa de formação, consciencializando-se da importância da avaliação na EPE se centrar em procedimentos descritivos com enfoque na actividade da criança e na documentação e registo do trabalho realizado no dia-a-dia e do desenvolvimento de competências de cada criança (Gaustad, 1996; Parente, 2002). Contudo, e no que se refere à colaboração dos pais no processo de avaliação das aprendizagens das crianças, o programa de formação não proporcionou qualquer impacte nas práticas avaliativas dos educadores de infância. Apesar dos discursos transparecerem uma consciencialização da importância da família participar e influenciar a tomada de decisões ao longo do processo de avaliação das aprendizagens (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2004), não foram tomadas medidas de mudança de práticas neste sentido, permanecendo os pais das crianças como sujeitos passivos neste processo. Uma visão integradora sobre os resultados obtidos ao longo da presente investigação revela a necessidade de se continuar a investigar e a construir novos caminhos na formação contínua dos educadores de infância de modo a recuperar um verdadeiro discurso educativo da avaliação das aprendizagens com impacte nas práticas pedagógicas e onde a família das crianças surja como parceira num trabalho a desenvolver colaborativamente.