Unidade de Investigação - CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation
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- Characterization of the financial-economic profile of the Western hotelsPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JúlioO turismo é uma das principais actividades da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, é considerado um destino turístico de excelência. Para diversificar a oferta turística portuguesa, foram criados alguns pólos de desenvolvimento como, por exemplo, o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Oeste. Esta região tem sido alvo dum forte investimento turístico privado, sendo uma das regiões com maior concentração hoteleira do país - verificou-se que na Região Oeste há uma concentração geográfica em termos de unidades hoteleiras e de capacidade, destacando-se os concelhos de Óbidos e de Torres Vedras. Em 2007, a capacidade dos estabelecimentos hoteleiros da Região Oeste era de 5.952 camas, o que representa cerca de 3 % da capacidade do país e 16% da capacidade da região centro. Deste modo, é premente a percepção da situação económico-financeira dos empreendimentos turísticos desta região. Para a realização deste estudo – resultado de uma Bolsa de Investigação Científica - optou-se pela elaboração de um inquérito e pela recolha de diversos dados estatísticos; devido à escassez de respostas ao inquérito, este trabalho baseou-se apenas em dados estatísticos, de modo a permitir a execução duma análise descritiva e comparativa. Devido à dificuldade em obter informações por via do inquérito, não foram atingidos alguns objectivos. Contudo, este trabalho é um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsáveis dos empreendimentos turísticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
- Caracterização do perfil económico-financeiro das unidades hoteleiras do OestePublication . Santos, Luís LimaO turismo é uma das principais actividades da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, é considerado um destino turístico de excelência. Para diversificar a oferta turística portuguesa, foram criados alguns pólos de desenvolvimento como, por exemplo, o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Oeste. Esta região tem sido alvo dum forte investimento turístico privado, sendo uma das regiões com maior concentração hoteleira do país - verificou-se que na Região Oeste há uma concentração geográfica em termos de unidades hoteleiras e de capacidade, destacando-se os concelhos de Óbidos e de Torres Vedras. Em 2007, a capacidade dos estabelecimentos hoteleiros da Região Oeste era de 5.952 camas, o que representa cerca de 3 % da capacidade do país e 16% da capacidade da região centro. Deste modo, é premente a percepção da situação económico-financeira dos empreendimentos turísticos desta região. Para a realização deste estudo – resultado de uma Bolsa de Investigação Científica - optou-se pela elaboração de um inquérito e pela recolha de diversos dados estatísticos; devido à escassez de respostas ao inquérito, este trabalho baseou-se apenas em dados estatísticos, de modo a permitir a execução duma análise descritiva e comparativa. Devido à dificuldade em obter informações por via do inquérito, não foram atingidos alguns objectivos. Contudo, este trabalho é um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsáveis dos empreendimentos turísticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
- A contribuição das infra-estruturas turísticas para o aumento da procura nos destinosPublication . Carvalho, Mário João Paulo de JesusOs destinos turísticos têm vindo a sofrer uma crescente e competitiva concorrência que decorre não só da oferta de múltiplos e variados produtos, alguns muito semelhantes entre si, como também do facto de todos os turistas possuírem distintas e actuais informações (on line). As oportunidades criadas pelas companhias de Low Cost não só melhoraram as acessibilidades entre destinos como praticamente eliminaram as distâncias entre os mercados. Estas realidades não só redimensionaram a indústria do turismo como contribuíram para a irreversível globalização dos mercados provocando um aumento da competição entre as Nações. Criou-se assim a necessidade de se caminhar para a identificação das variáveis que concorrem e influenciam os turistas na escolha de um determinado destino em detrimento de um outro. Para o efeito aplicámos dois diferentes tipos de inquéritos a dois distintos tipos de segmentos de mercado, os praticantes de desportos de Inverno e os visitantes. Por praticantes entendemos serem todos os turistas que praticam e desenvolvem uma ou mais actividades desportivas relacionadas com os desportos de Inverno e que elegem os seus destinos de férias em função das atractividades existentes nesses locais. Assim, a quantidade, tipo e qualidade das infra-estruturas assumem enorme importância para o sucesso desses destinos turísticos. Os visitantes são todos os turistas que se deslocaram ao destino Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), turismo de natureza, mas sem desenvolverem qualquer actividade desportiva ou interagirem com os meios ou infra-estruturas disponíveis nesses destinos. Os dados recolhidos permitiram-nos identificar e posteriormente evidenciar distintas realidades, especialmente, comportamentais. As grandes diferenças entre os referidos segmentos registaram-se quer nas atitudes face às questões ambientais quer ainda na dimensão da despesa efectuada no destino. A presente comunicação pretende também demonstrar a importância das infra-estruturas turísticas na criação e manutenção da sustentabilidade da procura e subsequente fixação das populações nas zonas de turismo de natureza.
- Destination image : perspectives of tourists versus residentsPublication . Agapito, Dora; Mendes, Júlio da Costa; Valle, Patrícia Oom doThis study aims to measure the image of Lagos in the Algarve region, the most important Portuguese destination, in a cognitive, affective and behavioral approach. Given the lack of studies which compare the perspectives of tourists and residents, the empirical investigation includes a mixed methodology enabling a holistic approach followed by a quantitative methodology with the use of questionnaires. The attributes that are more consensually associated with Lagos are the good weather and good beaches, although these variables do not have significant discriminatory power for “recommendation of the destination to friends and family” as the dependent variable, in a CHAID analysis.
- Determinantes da contabilidade de gestão nas unidades hoteleiras de PortugalPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, NunoÉ cada vez mais notório o aumento de competitividade entre as unidades hoteleiras. Assim, a tomada de decisões pelos gestores hoteleiros deverá ser optimizada, e uma forma de o fazer será utilizando uma contabilidade de gestão eficaz. Este estudo tem como objectivo caracterizar a contabilidade e controlo de gestão nas unidades hoteleiras de Portugal, identificando as técnicas tradicionais e contemporâneas adoptadas, o conhecimento e adopção do USALI, se os utilizadores da informação estão satisfeitos com a informação de gestão existente, e determinar quais são os factores que influenciam uma unidade hoteleira a adoptar determinadas técnicas de contabilidade de gestão.
- Management accounting practices in the Portuguese lodging industryPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, NunoPurpose - This paper aims to characterize management accounting techniques at the Portuguese lodging industry, identifying the techniques adopted and the determinants of adopting them and their adequacy for the decision-making process. It is also a purpose to understand the extent to which the industry adopts the Uniform System of Accounts for the Lodging Industry. Design/methodology/approach - The sample includes 35 hotels, which were analyzed in the years 2009 and 2010. Findings – Evidence is found supporting the fact management accounting is a tool incorporated in the daily management practices of hotels and useful to support the decision making process. The proportion used of traditional management accounting techniques is higher than the proportion of use of contemporary ones. The adoption of these techniques is influenced by the fact of the hotels being subsidiaries of a multinational hotel chain, as well as by their annual turnover. In Portugal, there is a weak use of USALI. It is more used in the large hotels and in hotels with a foreign control. Originality/Value – Management accounting supports hotels to improve their performance, thus becoming relevant to analyze management accounting practices used by them, particularly which instruments and techniques. In this context, this study, the first of its kind in Portugal, is justified with the increasing need for accurate and actual information of the accounting practices of the hotels operating in Portugal.
- Tourism destination branding and its effects on national branding strategies : brand New Zealand, clean and green but is it smart?Publication . Hall, C. MichaelThe present work analyses how tourism and non-tourism place brands are integrated under an umbrella national brand, and how the tourism brand may have little value or even prove negative for other industry sectors. The study examines the development of Brand New Zealand and the subsidiary ‘100% Pure’ tourism and ‘New Zealand, New Thinking’ trade brands. In 2002 New Zealand sought to reposition the national brand so that it was perceived internationally as innovative and creative in order to advantage non-tourism and agricultural enterprises. However, while the ‘clean, green and smart’ proposition had domestic appeal it did not have broad international impact. The research highlights the importance of understanding effects of destination branding in a broader policy and place branding context.
- Sustainability or stagnation? Limits on development in tourist destinationsPublication . Butler, RichardTwo concepts have featured heavily in academic writing on tourist destinations over the past three decades, one relating to the tourism area life cycle (TALC) and the other relating to sustainable development (SD). It is argued here that these concepts have many features in common, and that the idea of stability in the development process of a destination is dependent on that destination living within its limits, i.e. not exceeding its tourist carrying capacity. In the TALC this desired state equates to the stage of “stagnation” and for sustainable development, it represents a state of sustainability. The paper reviews the issue of implementation in the context of these concepts using two examples to illustrate how a more sustainable form of tourism might be achieved when effective control over the development and operation of tourism is implemented effectively.
- An institutional approach to the environmental management systems of golf courses in AndalusiaPublication . Vargas-Sánchez, Alfonso; Riquel-Ligero, FranciscoIn many tourist destinations, such as Andalusia in Spain, the number of golf courses has increased exponentially, which has generated a public debate about how to reconcile economic development and respect for the natural environment. This paper analyzes its highly institutionalized context - and the main practices that derive from it - and test empirically, in a sample of golf courses located in Andalusia, the relationships between these practices with its corresponding coercive, normative and mimetic mechanisms. Finally, its relationship with the performance of these organizations is established, testing if a direct or indirect relationship, through the search for legitimacy, exists, as suggested by the Institutional Theory.
- Chaotic changes in distribution channels : implications for hospitality companiesPublication . Gursoy, DoganDistribution channels of hospitality products are going through chaotic changes and slowly making the traditional tourism and travel marketing obsolete. These changes are already having significant impact on hospitality companies’ operational strategies. As a result, required skills and talents of hospitality employees are evolving from reservation taking and confirming to inventory controlling and forecasting to selling to managing revenue. In addition, the need for synchronization of multiple channels for most efficient operation is further forcing hospitality operations to develop strategies that will minimize the negative impact of those changes on their operations and profitability. This study examines the changes hospitality distribution channels are going through and discusses the strategic implications of those changes for hospitality companies.