ESSLei - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Artigos em revistas nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Obesidade e alimentação na adolescência: estudo descritivo-correlacionalPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Santos, IsabelA obesidade, sobretudo quando é adquirida na adolescência, constitui um problema fulcral no desenvolvimento saudável do indivíduo, ao desencadear uma sucessão de consequências físicas e psicológicas. Neste sentido, realizou-se um estudo descritivo-correlacional com 1198 adolescentes do distrito de Viseu, tendo-se verificado que 8.8% dos adolescentes eram obesos e 91.2% não obesos. Procurou-se, ainda, correlacionar estes dados com o comportamento alimentar adoptado, constatando-se a existência de algumas relações significativas.
- Impacto da formação profissional contínua nos custos do tratamento de feridas crónicasPublication . Gaspar, Pedro; Monguet, Joseph; Ojeda, Jordi; Costa, João; Costa, RogérioNos contextos da prestação de cuidados de saúde, os avanços da ciência e da tecnologia rapidamente desactualizam as competências específicas adquiridas nas escolas. Os erros clínicos, más práticas e performances deficientes, frequentemente associadas ao défice de formação, para além dos prejuízos clínicos, imputam enorme carga económica aos custos da saúde. No investimento em formação, mais do que saber quanto se gasta, importa saber quanto se pode poupar tornando mais competentes os profissionais de saúde. Com o objectivo geral de desenvolver um modelo de estimação dos custos da não formação, construímos e validamos (1) casos clínicos virtuais de pessoas com feridas crónicas, (2) modelo matemático para estimação dos Custos Óptimos (baseados nas decisões clínicas óptimas) e (3) simulador de tomada de decisão para construir as matrizes de Custos da Acção (baseados nas decisões terapêuticas registadas no simulador). Desenvolvemos um estudo analítico transversal numa amostra não aleatória de 78 enfermeiros com diferentes níveis de formação e experiência no tratamento de feridas crónicas. Nos resultados reunimos evidência empírica de que os custos do tratamento são mais elevados entre os profissionais que não frequentaram formação acreditada específica, e de que os custos tendem a baixar à medida que o número de horas de formação sobe.
- Parentalidade positiva e enfermagem: revisão sistemática da literaturaPublication . Lopes, Saudade; Catarino, Helena; Dixe, Maria dos AnjosO apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros. Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade. De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social. Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social. A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família.
- Mau trato infantil : conhecer para sinalizarPublication . Catarino, Helena; Dixe, Maria dos Anjos; Vicente Castro, Florencio
- Mitos face ao amor e competências intrapessoais e interpessoais dos jovensPublication . Catarino, Helena; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Leitão, Maria Neto; Silva, Teresa; Quaresma, Maria Helena
- A massagem ao bebéPublication . Paz, Sara; Ramalho, Sónia
- Cuidar em enfermagem: estudo fenomenológicoPublication . Henriques, Carolina; Catarino, HelenaSer-se doente oncológico constitui uma experiência única e singular. A doença oncológica associada à dor e ao sofrimento apresenta-se como um processo desafiante para quem a experiência, para quem vive em redor dela ou para quem a cuida. O conforto dos doentes depende da capacidade dos médicos e enfermeiros em compreender e respeitar a diversidade dos significados e expressões da dor. Partindo da questão central desta investigação “Que significado tem o Cuidar para os profissionais de enfermagem de cuidados de saúde primários, para os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e para os seus familiares?”, foi realizado um estudo de natureza qualitativa de enfoque fenomenológico, tendo como população alvo os enfermeiros de cuidados de saúde primários, os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e os familiares significativos do doente oncológico que faziam parte (ou como profissionais, ou como utentes/familiares) de Centros de Saúde. Ao contrário do que este estudo nos poderia sugerir à partida, ele não fala somente de enfermeiros, de doentes e de seus familiares, fala-nos do cerne da enfermagem. Entendendo que o foco de atenção da enfermagem é o estudo da resposta humana à doença e aos processos de vida, o enfermeiro deverá ser capaz, quer com estes ou outros doentes, quer com estes ou outros familiares, de diagnosticar as respostas humanas à doença e aos processos de vida, a partir do qual viabilize uma produção de um processo de cuidados profissional em parceria com a pessoa, baseado na relação interpessoal (Meleis, 1991). Assim parece-nos hoje fundamental continuar a investigar os componentes culturais do cuidar na sociedade portuguesa, de que forma ele é percecionado, expresso e vivido profissionalmente. Arruda (1992) chega mesmo a afirmar que este assunto, que é o cerne da profissão de enfermagem, não tem merecido a atenção necessária por parte dos enfermeiros.
- Importância dos programas de prevenção de violência no namoroPublication . Fernandes, Maria Isabel Dominges; Catarino, Helena; Custódio, Susana Margarida RodriguesEste estudo tem como finalidade avaliar os resultados obtidos com a implementação do projeto N(amor)o (Im)Perfeito – centrado na prevenção da VRI – e desenvolvido com estudantes do ensino secundário da região centro de Portugal. Para além de se conhecer algumas características sociodemográficas destes estudantes, procurou-se caraterizar as relações de namoro entre as/os estudantes; determinar a prevalência de comportamentos de vitimização e perpetração da violência no namoro; avaliar os conhecimentos das/os estudantes face à violência nas relações de intimidade; identificar as suas práticas perante situações de violência nas relações de namoro; comparar os conhecimentos sobre violência nas relações de intimidade e as suas práticas perante uma situação de violência no namoro; e ainda avaliar a satisfação e a importância dos workshops para a aquisição de conhecimentos e para a adoção de estratégias adequadas na construção de relações de intimidade saudáveis. Após terem sido apresentados os resultados obtidos no capítulo anterior importa agora salientar alguns dos resultados, para os confrontar com o referido na literatura. Assim, ao longo deste capítulo apresentam-se os resultados obtidos, analisando-os e discutindo-os à luz das teorias e da literatura referida nos primeiros capítulos, no sentido de encontrar evidências que ajudem à compreensão dos resultados dos workshops desenvolvidos junto das/os jovens no que se prende com a VRI.
- Gestão da Doença Crónica: Revisão dos processos clínicos de utentes internados, com os Grupos de Diagnóstico Homogéneo (GDH) 96 e 97, no ano de 2012Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Fernandes, Cláudia Rafaela Gonçalves; Pereira, Fabiene Patrícia Gomes; Sousa, Inês Patrícia Gomes; Gouveia, João Carlos VenâncioIntrodução: Em Portugal, assistimos cada vez mais ao aumento da despesa em saúde e da mortalidade relacionadas com a existência de doenças crónicas. A asma brônquica acarreta uma importância económica, pessoal e assistencial, surgindo neste contexto em quarto lugar na priorização das doenças a necessitar de uma ação estratégica: gestão da doença crónica. Objetivos: Identificar o número e tempo de internamento médio dos utentes com asma (GDH 96 e 97), em 2012, e comparar as atividades de Enfermagem registadas nos processos clínicos dos utentes com GDH 96 e 97, com as descrições de atividades de Enfermagem existentes no processo assistencial integrado da asma adotado pela Consejería de Salud da Andaluzia. Metodologia: Tipo de Estudo: Descritivo simples e retrospetivo. Amostra: Não probabilística por conveniência. Doze processos clínicos de utentes com mais de 17 anos que tenham estado internados, no hospital de referência, com o diagnóstico principal de asma, em 2012. Instrumento: Hétero-preenchimento de Checklist com observação estruturada. Procedimentos: Foi solicitado e autorizado o acesso aos processos clínicos. A confidencialidade, anonimato e utilização exclusiva dos dados para o estudo foi assegurada. Tratamento de Dados: Estatística descritiva (frequências e medidas de tendência central e de dispersão) com recurso ao SPSS. Resultados: Nos processos analisados de utentes internados no hospital de referência com GDH 96 e 97, em 2012, o número de internamentos mais comum é 1 (50% dos utentes) e a média de dias de internamento dos mesmos foi de 5,33 dias (desvio padrão de 3,34). Pudemos constatar também que a maior parte das normas preconizadas pela Consejería de Salud não foram implementadas (40,5%) e apenas 16,7% das normas foram encontradas nos processos como tendo sido realizadas. Conclusão: Muitas das intervenções realizadas pelos Enfermeiros não se encontraram registadas nos processos, concluindo desta forma que alguns itens apenas poderiam ser avaliados através da observação direta ou da verificação da presença de protocolos na instituição.
- Eficácia da Simulação de Alta-Fidelidade na Melhoria dos Cuidados à Pessoa em Situação CríticaPublication . Duarte, Hugo Miguel SantosIntrodução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é um dos vários tipos de Simulação Clínica que existe e que tem vindo cada vez mais a ser desenvolvida para a melhoria da prestação de Cuidados de Saúde. Este tipo de simulação permite desenvolver várias competências nos Profissionais de Saúde, tais como, melhoria da comunicação, melhoria do trabalho de Equipa e melhoria do julgamento clínico, e tem sido amplamente recomendada por organizações de renome internacionais – Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations e International Liaison Committee on Resuscitation. Questão de Investigação: A prática de Simulação de Alta-Fidelidade por parte dos Enfermeiros e Médicos é eficaz para a melhoria da prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica? Estratégia PICOD: Participantes (P): Enfermeiros e Médicos; Intervenção (I): Pártica de SAF; Comparação (C): Prática ou não de SAF; Resultados (O): Maior Segurança; Melhor Comunicação; Melhor Julgamento Clínico; Menor Tempo de Resposta; Melhor Trabalho em Equipa; Padronização de Intervenções; Menor Número de Erros; Melhor Competência Clínica; Desenho do Estudo (D): Todos os Estudos. Resultados: Os Enfermeiros e Médicos, depois da prática de SAF, apresentam melhor comunicação dentro da Equipa, melhor colaboração, desenvolvendo um melhor trabalho em Equipa, revelando que ambas as profissões são influentes no processo de tomada de decisão, melhorando assim o seu julgamento clínico. Conclusões: A prática de SAF por parte dos Enfermeiros e Médicos é eficaz para a melhoria da prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica.
