Browsing by Author "Vieira, Ana"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A antropologia da educação: Diálogos, mediações e processos de tradução culturalPublication . Vieira, Ana; Vieira, RicardoA Antropologia, enquanto campo disciplinar que procura estudar as sociedades e culturas a partir das suas próprias racionalidades, encontra na tradução cultural uma via fundamental para a sua constituição como ciência. A Antropologia da Educação, particularmente, preocupada em estudar processos de aprendizagem e de ensino-aprendizagem, seja na escola seja na escola da vida, serve-se da mediação intercultural, mediação socioeducativa quando aplicada a contextos educativos, um processo para o necessário go between, o fundamental “ir e vir” entre margens culturais habitadas por ensinantes e aprendentes, entre epistemologias diferenciadas, e por todos quantos querem, efetivamente, comunicar. Esta pedagogia da mediação intercultural procura, essencialmente através da escuta ativa, uma escuta com o coração, que pretende, além do ouvir, juntar o observar, a par de outras formas de recolha antropológica, uma compreensão/ação educativa-cultural com as racionalidades dos sujeitos, grupos e culturas, o que implica uma interpretação cultural, uma comunicação bilateral e uma tradução cultural. Nesta comunicação, recorrendo a exemplos práticos de contextos etnográficos portugueses, exploraremos estas pedagogias antropológicas em que mediar é, acima de tudo, traduzir. A mediação socioeducativa, uma antropologia da educação aplicada, surge aqui como uma estratégia de construção de pontes e trânsitos entre pessoas, diferentes pontos de vista e fronteiras culturais, contributo para a construção de sociedades mais interculturais.
- Antropologia, direitos humanos, educação e mediações interculturaisPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, AnaNum primeiro compasso, este texto considera a problemática dos Direitos Humanos e da sua universalidade como um bom tema para pensar a articulação do particular e do universal em termos culturais e antropológicos. O texto começa,justamente, por pensar a dificuldade de construção de pilares socioculturais comuns, em termos mundiais, e, ao mesmo tempo, a constatação da necessidade de construir alguns mínimos denominadores comuns para que a humanidade possa existir mantendo alguma diversidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um bom passo nesse sentido mas continua longe de concretizar os seus objetivos. Para o efeito urge muita mediação intercultural,a começar, desde logo, pela ONU que é hoje constituída por quase 3 vezes mais Estados do que em 1948. Num segundo compasso é pensada a antropologia enquanto campo disciplinar que busca estudar as racionalidades, as sociedades e as culturas a partir do seu próprio ponto de vista, operando traduções culturais em busca de um entendimento das particularidades o que, em consequência, implica a mediação entre margens culturais. Neste sentido, a antropologia pode ser uma boa ferramenta não só para pensar particularismos e universalismos mas, também, para operacionalizar formas de convivência que permitam a diversidade na unidade sociocultural. A mediação intercultural é uma dessas formas, pelo que exploramos, particularmente, a mediação intercultural e a sociopedagógica como uma antropologia aplicada à convivência, ao respeito, à prevenção de conflitos e à construção de uma sociedade menos desigual e mais intercultural onde a tolerância não é bastante e está longe de equivaler a respeito pela alteridade.
- A complexidade da escola contemporânea e a multiplicidade de papéis do professor/educadorPublication . Vieira, Ana; Vieira, Ricardo; SANGENIS, L.; OLIVEIRA, E. e CARREIRO, H.
- Conceções e Práticas de Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ana; Marques, José; Vieira, Ricardo; Silva, Pedro; Margarido, Cristóvão
- Da intervenção social mediadora versus a intervenção social assistencialistaPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana
- Education for citizenship, development and sustainability: a critical look at the transfer of knowledgePublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana; Vieira, PedroThe increasing complexification of contemporary societies, as a result of globalization processes, both invite uniformity and stimulate the defense of fundamentalist identities. An education for multicultural citizenship is needed to construct individuals with plural identities capable of articulating local belonging with national and global belonging, and understanding their world as well as others, always dynamic and between cultures. It is also crucial to think education not only as the engine of economic growth but fundamentally as a lever for human development. Universities and schools in general, if they want to innovate and contribute to social and intercultural development, have to investigate and learn from local cultures before they want to teach them. Therefore, it has to consider the local knowledges and to build bridges between the local cultures and the hegemonic culture of each nation-state. In this sense, school cannot be inculcating a new order of life, economy, technology, culture, etc., out of context in relation to the environment and the community in which it operates. In opposition, it is a transfer of knowledge that contributes more to rural exodus and massive emigration than to human and social development.
- Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, AnaNeste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.
- Imigração portuguesa, políticas sociais e mediação interculturalPublication . Marques, José Carlos; Vieira, Ana; VIEIRA, Ricardo
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão
- Musealizando narrativas pedagógicas. Vozes da memória de professoras e educadorasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, AnaNa Unidade Curricular (UC) de Multiculturalidade e Diversidade Educativa (MDE) dos Mestrados em Pré Escolar; Mestrado em Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Matemática e Ciências; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Português, História e Geografia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS IPLeiria), foi proposto às estudantes aderir ao projeto FYT-ID “Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais (https://fytid.net/), financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021), tornando-se, assim, também investigadoras do projeto. As conclusões da análise das vozes dos entrevistadores de professores que começaram a sua atividade próximo do 25 de abril de 74, mostram que a organização de seminários regulares, a par das práticas pedagógicas, com antigos professores, professoras e educadoras, poderia ser uma forma de estreitar ainda mais os conhecimentos e saberes intergeracionais e evitar o esquecimento de tanto saber prático acumulado e não partilhado. Seminários ou encontros intergeracionais mais informais, tipo “rodas de conversa” com antigos professores, professoras, e educadores e educadoras parece ser vital para colmatar as descontinuidades entre as práticas pedagógicas de ontem, hoje e amanhã e para minimizar o desperdício do saber pedagógico não partilhado.