Browsing by Author "Pereira, Ana Patrícia"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- A consulta de apoio psicológico no Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria (SAPE/IPL)Publication . Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra
- Desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior: a experiência do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Seco, Graça; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Duarte, Ana LúciaPara além de uma oportunidade de formação científica e profissional, a entrada no Ensino Superior é perspetivada, por muitos estudantes, também como uma oportunidade de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Nesta transição do ciclo de vida, o indivíduo é confrontado com uma série de desafios e mudanças, aos quais deverá procurar responder adequada e eficazmente, de forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória. A separação da família e dos amigos, bem como a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas são consideradas como dificuldades inerentes ao processo de transição do ensino secundário para o ensino superior (...)
- Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, MarcelinoApesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.
- Dislexia no ensino superior: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante e do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Sousa, CéliaTendo o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) verificado uma crescente procura de apoio para avaliação e intervenção em casos de Dislexia em estudantes que frequentam o Ensino Superior e para que este seja inclusivo e promotor de uma igualdade de oportunidades para todos os estudantes, o SAPE tem vindo a desenvolver actividades na área, com o intuito de contribuir para uma minimização do impacto da Dislexia no rendimento académico e auto500 conceito dos estudantes e disponibilizar/desenvolver estratégias de suporte para lidar com os níveis de ansiedade associados à problemática em questão.
- O email como complemento da terapia no contexto do ensino superiorPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, SandraDiversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.
- Formação de docentes no Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria, PortugalPublication . Seco, Graça; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Duarte, Ana Lúcia
- Formação de docentes no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)Publication . Seco, Graça; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Duarte, Ana Lúcia
- Necessidades Educativas Especiais : manual de apoio para docentesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
- Necessidades Educativas Especiais : manual de apoio para estudantesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
- Non-traditional adult students at the Polytechnic Institute of Leiria (PIL): challenges for the Student Support Service (SSS)Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, SandraIn the last few years, the expansion and diversification of the higher education system has been noticeable. Since 2006, the Non-traditional Adult Students (NTAS) have been increasing in Portuguese higher education institutions. These are students that due to the most diverse reasons had to leave the formal education system and present certain socioeconomic, motivational academic, familiar and professional characteristics that reflect different difficulties from those students who have come straight from Secondary Education. Due to being away from the system for some time, the NTAS show, amongst the most felt difficulties, lack of routines and certain study competencies that were not kept or sufficiently trained, which frequently makes them feel less competent or able to deal efficiently with the challenges that they face. They also show difficulties when it comes to time management and the suitability of study techniques to be used when facing the normal demands of higher education. The promotion of these competencies constitutes one of the ways of helping the student to deal with new academic, personal and social challenges; so the student will be more able to answer, in an adequate manner, to the demands of higher education. Having said that, with this presentation our goal is to show some of the challenges that have been part of our daily experience with the NTAS in the Student Support Service (SSS) from the PIL, both in psychological consultations and in the transversal competences development. We will also present a recent project which aims to build an online education program directed at this target audience. Aware of the characteristics and difficulties of NTAS, the SSS has been developing intervention procedures that help these students to overcome the initial obstacles and to develop the necessary competences to ensure academic success and overall well-being.
