Browsing by Author "Marques, Nuno fragata"
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- Conteúdos da UC - Criação e Animação de Personagens -SIPublication . Marques, Nuno fragataExemplos de materiais pedagógicos e apresentações.
- Desenho 2 Material Pedagogico UC 2020-2021Publication . Marques, Nuno fragataExemplos de materiais pedagógicos e apresentações.
- Desenho Expressivo e Desenho Rigoroso 01APublication . Marques, Nuno fragataExemplos de materiais pedagógicos e apresentações.
- Desenhos animados e narrativa sequencial para crianças Surdas – Procurando comunicar, entre ouvir e visualizarPublication . Marques, Nuno fragata; Conde e Sousa, Joana; Esteves Rodrigues, AndreiaOs desenhos animados são uma forma de entretenimento apreciada por crianças e adultos em todo o mundo e desempenham um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Iremos procurar relacionar a criação de desenhos animados gestuantes em diálogo com formas de narrativa sequencial, a banda desenhada e o storyboard, como comunicação direcionada a dois públicos distintos, crianças surdas e crianças ouvintes. Partimos de um ponto de vista inclusivo que as coloca em ponto de igualdade como público-alvo a favor da identificação de pistas que ajudem à criação de narrativas e conteúdos em cinema de animação. Exploraremos a importância dos desenhos animados para crianças Surdas, fonte de acessibilidade linguística, estímulo visual e cognitivo, representação e educação. Por meio de um estudo exploratório, via pesquisa, análise e produção, procura-se perceber possibilidades visuais para explorações da representação do som. Apresentamos, como resultados, um conjunto de considerações a seguir a favor da criação de desenhos animados gestuantes, representativos da cultura surda.
- Exemplo de Materiais Pedagógicos e de Extensão da Atividade LetivaPublication . Marques, Nuno fragataExemplos de materiais pedagógicos e apresentações.
- Ferramentas Digitais IIPublication . Marques, Nuno fragataExemplos de materiais pedagógicos e apresentações.
- Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023Publication . Sousa, Joana; Vicente, Luís; Marques, Nuno fragataA inclusão e o indivíduo são conceitos intimamente relacionados e fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa. A inclusão refere-se ao processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características individuais, origens, habilidades, ou diferenças, sejam parte integrante na sociedade de forma plena e tenham igualdade de oportunidades e acesso a recursos e serviços essenciais. É no respeito pela diversidade, o combate ao preconceito e à discriminação, e ao em poderamento das pessoas para que possam alcançar seu pleno potencial que vimos a in clusão. Ela visa eliminar as barreiras sociais, culturais e estruturais que impedem a parti cipação plena e efetiva de todos os indivíduos na vida social, económica, política e cultural. A palavra inclusão, surgindo associada a grupos historicamente marginalizados, como pessoas com deficiência, minorias étnicas, imigrantes, refugiados, pessoas LGB TQIA+, entre outros, estende-se a todas as pessoas que enfrentam formas de exclusão ou discriminação. Sendo que, sempre que esta palavra surge, a mesma instiga à existên cia de exclusão. O indivíduo, por sua vez, é a unidade básica da sociedade. Cada pessoa é única, com as suas próprias características, necessidades, desejos, habilidades e potencialidades. Re conhecer e respeitar o valor de cada indivíduo é fundamental para a construção de uma sociedade plena. Quando valorizamos o indivíduo, estamos a reconhecer a sua dignidade e importância, independentemente das suas diferenças. Estas foram as premissas da conferência INCLUDIT VII e da CTecA I realizada no dia 18 de março de 2023 em dois espaços da cidade de Leiria - na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e no Mercado Santana. A conferência contou com sessões plenárias, paralelas e expositores de equipamentos e produtos de apoio. A inclusão e o indivíduo caminham juntos, sendo a valorização do indivíduo a dire ção do respeito e do acolhimento. Ter uma voz e poder ser ouvido, caminhar para uma sociedade mais justa onde cada um tem a oportunidade de contribuir e participar plena mente, enriquecendo a diversidade e fortalecendo os laços sociais. A conscientização, a educação e a empatia são fundamentais nesse processo, por permitirem compreender as diferentes realidades e necessidades das pessoas. Trabalhar a inclusão será trabalhar a favor da valorização do indivíduo, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa, na qual todas as pessoas são respeitadas, acei tas e valorizadas independentemente das suas características. Trabalhar para eliminar a discriminação, o preconceito e a exclusão social, permitindo que cada pessoa tenha igual dade de oportunidades e acessos, respeitando a diversidade, a igualdade de oportunida des, empoderando, criando acessibilidade, sensibilizando, influenciando políticas e ações. Vivemos realidades em que observamos diariamente o direito à igualdade a ser posto à prova. Trabalhemos para um futuro que possa ser mais equitativo. Acreditamos que o potencial humano e científico com o qual os autores nos brinda ram conseguirá trazer esperança, novos horizontes e maior consciencialização e respeito pelo outro. Agradecemos a todos os autores o seu contributo e partilha, sublinhando que os tex tos apresentados são da sua responsabilidade no que concerne ao conteúdo e à acessi bilidade dos mesmos. Partilhar projetos, testes e direções, valorizar cruzamentos, caminhos conjuntos e a disseminação de boas práticas e ações, são formas de criar acessibilidade, criar em aces sibilidade, com todos e para todos. Através da tecnologia e da ação/interação humana.
- OLHAR COMO QUEM VÊPublication . Marques, Nuno fragata; Jenny Sousa; Catarina MangasA narrativa (gráfica, sequencial) que aqui se apresenta surge de um olhar e de uma vivência com ligação à docência e à produção (em artes e pelas artes), com diferentes intuitos e intuições. O Relatório Mundial sobre a Deficiência, de 2011 (World Health Organization & World Bank, 2011), refere que cerca de 15% da população mundial apresentava alguma forma de deficiência. A Resolução da Assembleia da República n.º 56/2009 aprova a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O acesso à arte é uma forma de desenvolver competências e de participação, plena e igual, na comunidade. A produção em arte possibilita o desenvolvimento de princípios e valores, a participação e a construção de uma identidade, pessoal e de pertença. Olhar para a inclusão e para a diversidade de uma forma holística, a favor da criação (de acesso e de oportunidades), poderá ser um caminho fértil para uma cultura acessível, para o futuro.
