Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenhos animados e narrativa sequencial para crianças Surdas – Procurando comunicar, entre ouvir e visualizar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
69_revisto.docx.pdf15.12 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os desenhos animados são uma forma de entretenimento apreciada por crianças e adultos em todo o mundo e desempenham um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Iremos procurar relacionar a criação de desenhos animados gestuantes em diálogo com formas de narrativa sequencial, a banda desenhada e o storyboard, como comunicação direcionada a dois públicos distintos, crianças surdas e crianças ouvintes. Partimos de um ponto de vista inclusivo que as coloca em ponto de igualdade como público-alvo a favor da identificação de pistas que ajudem à criação de narrativas e conteúdos em cinema de animação. Exploraremos a importância dos desenhos animados para crianças Surdas, fonte de acessibilidade linguística, estímulo visual e cognitivo, representação e educação. Por meio de um estudo exploratório, via pesquisa, análise e produção, procura-se perceber possibilidades visuais para explorações da representação do som. Apresentamos, como resultados, um conjunto de considerações a seguir a favor da criação de desenhos animados gestuantes, representativos da cultura surda.

Description

Keywords

Desenhos animados Narrativa sequencial Língua gestual Som visual

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License