Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.25 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A inclusão e o indivíduo são conceitos intimamente relacionados e fundamentais para
a construção de uma sociedade justa e equitativa. A inclusão refere-se ao processo de
garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características individuais,
origens, habilidades, ou diferenças, sejam parte integrante na sociedade de forma plena
e tenham igualdade de oportunidades e acesso a recursos e serviços essenciais.
É no respeito pela diversidade, o combate ao preconceito e à discriminação, e ao em poderamento das pessoas para que possam alcançar seu pleno potencial que vimos a in clusão. Ela visa eliminar as barreiras sociais, culturais e estruturais que impedem a parti cipação plena e efetiva de todos os indivíduos na vida social, económica, política e cultural.
A palavra inclusão, surgindo associada a grupos historicamente marginalizados,
como pessoas com deficiência, minorias étnicas, imigrantes, refugiados, pessoas LGB TQIA+, entre outros, estende-se a todas as pessoas que enfrentam formas de exclusão
ou discriminação. Sendo que, sempre que esta palavra surge, a mesma instiga à existên cia de exclusão.
O indivíduo, por sua vez, é a unidade básica da sociedade. Cada pessoa é única, com as
suas próprias características, necessidades, desejos, habilidades e potencialidades. Re conhecer e respeitar o valor de cada indivíduo é fundamental para a construção de uma
sociedade plena. Quando valorizamos o indivíduo, estamos a reconhecer a sua dignidade
e importância, independentemente das suas diferenças. Estas foram as premissas da conferência INCLUDIT VII e da CTecA I realizada no dia 18
de março de 2023 em dois espaços da cidade de Leiria - na Escola Superior de Educação e
Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e no Mercado Santana. A conferência contou com
sessões plenárias, paralelas e expositores de equipamentos e produtos de apoio.
A inclusão e o indivíduo caminham juntos, sendo a valorização do indivíduo a dire ção do respeito e do acolhimento. Ter uma voz e poder ser ouvido, caminhar para uma
sociedade mais justa onde cada um tem a oportunidade de contribuir e participar plena mente, enriquecendo a diversidade e fortalecendo os laços sociais. A conscientização, a
educação e a empatia são fundamentais nesse processo, por permitirem compreender as
diferentes realidades e necessidades das pessoas.
Trabalhar a inclusão será trabalhar a favor da valorização do indivíduo, promovendo
uma sociedade mais justa e equitativa, na qual todas as pessoas são respeitadas, acei tas e valorizadas independentemente das suas características. Trabalhar para eliminar a
discriminação, o preconceito e a exclusão social, permitindo que cada pessoa tenha igual dade de oportunidades e acessos, respeitando a diversidade, a igualdade de oportunida des, empoderando, criando acessibilidade, sensibilizando, influenciando políticas e ações.
Vivemos realidades em que observamos diariamente o direito à igualdade a ser posto à
prova. Trabalhemos para um futuro que possa ser mais equitativo.
Acreditamos que o potencial humano e científico com o qual os autores nos brinda ram conseguirá trazer esperança, novos horizontes e maior consciencialização e respeito
pelo outro.
Agradecemos a todos os autores o seu contributo e partilha, sublinhando que os tex tos apresentados são da sua responsabilidade no que concerne ao conteúdo e à acessi bilidade dos mesmos.
Partilhar projetos, testes e direções, valorizar cruzamentos, caminhos conjuntos e a
disseminação de boas práticas e ações, são formas de criar acessibilidade, criar em aces sibilidade, com todos e para todos. Através da tecnologia e da ação/interação humana.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Politécnico de Leiria | Escola Superior de Educação e Ciências Sociai