Browsing by Author "Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo"
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- (Con)viver com a multiculturalidade: concretizando utopias para a interculturalidade e a inclusãoPublication . Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVELPublication . Milhano, Sandrina; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo; Cantú, William AfonsoEste estudo apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de intervenção e inovação pedagógica que pretende promover a reflexão sobre a importância da educação estética e artística na transformação e desenvolvimento humano e comunitário, valorizando as questões da sustentabilidade e do desenvolvimento cultural. Utilizando a abordagem da Educational Design Research (EDR), o estudo foi implementado no Projeto Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC), com o objetivo de criar um roteiro pedagógico estruturado. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases: (1) análise dos fundamentos institucionais, conceituais e pedagógicos do protótipo, destacando a necessidade de ambientes de aprendizagem flexíveis e interculturais; e (2) conceção do protótipo, documentando as várias dimensões do roteiro pedagógico, tendo em conta a análise conceitual e o modelo selecionado de inovação pedagógica, a sua estrutura e aplicabilidade no ensino superior. Os resultados sugerem que a integração de práticas artísticas e pedagógicas promove uma maior consciência sustentável, crítica e inclusiva nos estudantes. O estudo contribui para a inovação pedagógica ao propor um modelo discutível, adaptável e transferível a diferentes contextos académicos e comunitários, para além de favorecer novas possibilidades de uso do EDR.
- Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique.Publication . Lopes, Maria de Lourdes; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoEste artigo expõe o Plano de Atividades Educativas (PAE), uma abordagem de inclusão académica voltada para estudantes com grandes desafios financeiros, implementada numa Universidade privada sem fins lucrativos em Moçambique. A metodologia adotada consistiu num estudo de caso, com recolha de informações qualitativas e quantitativas por meio de questionários e análise documental. O PAE tem-se mostrado eficiente na manutenção de estudantes em situação de vulnerabilidade financeira, permitindo que suportem as despesas com as suas mensalidades e concluam a sua formação académica sem dívidas, ao realizarem atividades em diversos setores dessa Universidade, além de adquirirem novas habilidades. A iniciativa é bem aceite tanto pelos estudantes quanto pelos responsáveis dos setores da universidade. No entanto, há margem para aprimoramentos, como a ampliação da variedade de cursos contemplados, a equidade de oportunidades entre homens e mulheres, a avaliação do desempenho dos participantes e o acompanhamento contínuo do programa. Assim, a estratégia inclusiva adotada por essa Universidade, destaca-se como uma boa prática para assegurar a permanência de estudantes com dificuldades financeiras no Ensino Superior.
- Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanosPublication . Monteiro, Anastácio Miquitáio; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoEste estudo visa identificar as estratégias de diferenciação pedagógica (DP) e o seu contributo para a inclusão de formandos, nos Institutos Comercial Mártires de Wiriyamu e Industrial de Matundo, em Tete, Moçambique, segundo as perceções dos formadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde se aplicou o inquérito por questionário a 58 formadores. Utilizou-se uma escala de Likert de cinco pontos. Quanto às técnicas de tratamento de dados, realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo-alvo e calculou-se as comunalidades para identificar as variáveis que contribuem de forma positiva e negativa para a inclusão dos formandos. No que concerne ao contributo positivo, os resultados revelaram que 85,2% dos formadores privilegiam estratégia de aprendizagem cooperativa, 80,8% dos formadores disseram que priorizam os recursos de ensino apropriados, que ajudam a despertar atenção e interesse dos formandos e 84,0% afirmara que a diferenciação pedagógica contribui para a inclusão dos formandos. Enquanto o contributo negativo foi caracterizado pela não implementação de estratégias de DP, devido à insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino 83,1%, a extensão dos conteúdos no plano temático não permite a prática da DP 86,0% e a aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação para todos os formandos 83,6%. Em conclusão, apesar da dinâmica das estratégias implementadas pelos formadores destaca-se que fatores como a insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino, aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação e a extensão dos conteúdos no plano temático, condicionam o desenvolvimento de práticas de diferenciação pedagógica.
- Mediación intercultural y desarrollo humano de las comunidades: miradas cruzadas entre las contribuciones de Paulo Freire y Pierre FurterPublication . Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoA mediação intercultural configura amplas perspetivas de intervenção para o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos e das comunidades. Partindo de um projeto de mediação intercultural, numa Eurorregião do Norte de Portugal/Galiza, procuramos problematizar este projeto cruzando perspetivas entre as pedagogias de Paulo Freire (1967) e de Pierre Furter (1970). Este projeto contribuiu para a construção de utopias realizáveis, através da criação de espaços de intervenção socioeducativa e com o objetivo de promover uma cultura de convivência pacífica e de bem-estar na, em e para a comunidade. Paulo Freire (1967) e Pierre Furter (1970) deram um grande contributo para ampliarmos a compreensão do papel da educação no desenvolvimento humano e sustentável das comunidades. Freire (1967) destaca a relevância do método educativo dialógico e apresenta as suas perspectivas de problematização e sensibilização, bem como da leitura crítica do mundo. Furter (1996), por sua vez, propõe uma abordagem educacional baseada na experimentação, na interdisciplinaridade e na conexão entre a teoria e a prática. Partindo das ideias destes autores, foram analisados os pressupostos deste projeto de mediação intercultural e as atividades desenvolvidas com o objetivo de promover o desenvolvimento humano na, para e da comunidade. Os resultados apontam para a necessidade de concretizarmos os nossos sonhos, as nossas utopias, através de uma pedagogia dos laços sociais, focada no trabalho colaborativo com os agentes comunitários, que permita a abertura à alteridade com utopias comuns sustentáveis, através de uma experiência repleta de diálogo intercultural que seja emancipatória, para que aprendamos a ser pessoas com dignidade numa sociedade de convivência.
