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- Behavioral regulation in sport questionnaire and sport motivation scale-II: a scale comparisonPublication . Bica, Joana; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Couto, Nuno; Cid, Luis; Forte, Pedro; Monteiro, DiogoIntroduction: This study compared the psychometric properties of two primary instruments for assessing sport motivation based on Self-Determination Theory: the Sport Motivation Scale-II (SMS-II) and the Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ). Methods: A cross-sectional analysis evaluated the scales’ internal consistency, factor structure, convergent and discriminant validity, and model fit, which required post-hoc modifications. Measurement invariance and adherence to the theoretical simplex pattern were also tested. Results: The BRSQ demonstrated generally acceptable reliability, while the SMS-II showed deficiencies in its introjected, external, and amotivation subscales. Both scales faced validity challenges in distinguishing adjacent motivational constructs. Although measurement invariance was supported, correlations deviated from the theoretical quasi-simplex pattern. Discussion: The BRSQ appears more robust, but neither scale is flawless. Researchers must select instruments aligned with their specific objectives and interpret scores cautiously due to these psychometric limitations. This underscores the need for refined tools to better capture the dynamic complexity of motivation in sports.
- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVELPublication . Milhano, Sandrina; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo; Cantú, William AfonsoEste estudo apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de intervenção e inovação pedagógica que pretende promover a reflexão sobre a importância da educação estética e artística na transformação e desenvolvimento humano e comunitário, valorizando as questões da sustentabilidade e do desenvolvimento cultural. Utilizando a abordagem da Educational Design Research (EDR), o estudo foi implementado no Projeto Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC), com o objetivo de criar um roteiro pedagógico estruturado. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases: (1) análise dos fundamentos institucionais, conceituais e pedagógicos do protótipo, destacando a necessidade de ambientes de aprendizagem flexíveis e interculturais; e (2) conceção do protótipo, documentando as várias dimensões do roteiro pedagógico, tendo em conta a análise conceitual e o modelo selecionado de inovação pedagógica, a sua estrutura e aplicabilidade no ensino superior. Os resultados sugerem que a integração de práticas artísticas e pedagógicas promove uma maior consciência sustentável, crítica e inclusiva nos estudantes. O estudo contribui para a inovação pedagógica ao propor um modelo discutível, adaptável e transferível a diferentes contextos académicos e comunitários, para além de favorecer novas possibilidades de uso do EDR.
- ADESÃO AO REGIME TERAPÊUTICO EM UTENTES PORTADORES DE DIABETES TIPO2 EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOSPublication . Canhoto, Carla Marina Serrenho; Rosa, Paulino GomesPretendeu-se neste relatório demonstrar a aquisição e consolidação da consciência profissional sobre o papel do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, assim como as competências adquiridas durante o processo de aprendizagem, visando a obtenção do exercício profissional especializado, durante a frequência dos estágios do curso de mestrado na área referida, numa unidade de saúde familiar. Em consonância com estas competências, definidas em regulamento próprio, foram estabelecidos dois objetivos gerais para o desenvolvimento da componente clínica: cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital, aos diferentes níveis de prevenção, liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde familiar. Foi ainda realizado dois processos formativos às enfermeiras da unidade do local de estágio, com a realização da ação de formação sobre “Ciclo vital da família” e “Documentação dos Cuidados, no âmbito da dimensão estrutural, no Programa de Saúde da Família do SClinico®” e com acompanhamento individualizado na documentação dos cuidados, através da supervisão clínica de pares a cada enfermeiro da equipa durante 4 semanas. Constatou-se que os enfermeiros aumentaram os seus conhecimentos, melhoraram a perceção de competência neste âmbito e mudaram as suas práticas na documentação dos cuidados. Realizou-se um estudo académico sobre a adesão ao regime medicamentoso ao utente portador de diabetes tipo 2, no sentido de promover a adesão ao regime terapêutico dos utentes desta unidade. Os objetivos do estudo são conhecer as características sociodemográficas dos utentes da amostra, caracterizar suas atitudes em relação ao regime medicamentoso e relacionar essas características com a adesão terapêutica. A metodologia envolve um estudo quantitativo, descritivo, analítico, correlacional e transversal, com uma amostra não probabilística por conveniência de utentes da unidade de saúde familiar B que são acompanhados nas consultas de diabetes. Os dados foram coletados online, aplicados online, questionários sociodemográficos e pela aplicação da escala de Medida de Adesão Terapêutica validada para a população portuguesa. Os resultados demonstram que a maioria dos utentes seguidos nas consultas de diabetes são idosos, do género feminino com baixa escolaridade e polimedicados. No entanto, existe uma melhoria significativa na adesão ao regime medicamentoso em comparação com outros estudos internacionais. Importa ainda salientar que a conjugalidade, em que ambos são portadores de diabetes mellitus tipo 2, parece contribuir positivamente para a adesão ao tratamento. A conclusão destaca a importância da educação terapêutica, formando subsídios para a prática da enfermagem familiar, promovendo a aquisição e mobilização de conhecimentos e competências resultando na melhoria da literacia em saúde e ganhos para a saúde das famílias e indivíduos. A formação proporciona uma visão mais ampla da saúde, foco na promoção de estilos de vida saudáveis e na prevenção das complicações da diabetes, com o intuito da melhoria da qualidade de vida das famílias e comunidades. Isso complementa o trabalho do enfermeiro de família, que não se limita ao tratamento, mas também à prevenção e à educação em saúde, o que é essencial para intervenções mais eficazes e para o acompanhamento contínuo da saúde dos indivíduos ao longo do ciclo de vida. As atividades desenvolvidas possibilitaram a aquisição de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, como a colheita de dados por meio de entrevista familiar sistémica e de instrumentos validados, o desenvolvimento de juízo crítico e da tomada de decisão, o planeamento dos cuidados em negociação com os membros das famílias, a intervenção com recurso a técnicas de intervenção sistémica e a avaliação dos cuidados.
