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Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique.

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Este artigo expõe o Plano de Atividades Educativas (PAE), uma abordagem de inclusão académica voltada para estudantes com grandes desafios financeiros, implementada numa Universidade privada sem fins lucrativos em Moçambique. A metodologia adotada consistiu num estudo de caso, com recolha de informações qualitativas e quantitativas por meio de questionários e análise documental. O PAE tem-se mostrado eficiente na manutenção de estudantes em situação de vulnerabilidade financeira, permitindo que suportem as despesas com as suas mensalidades e concluam a sua formação académica sem dívidas, ao realizarem atividades em diversos setores dessa Universidade, além de adquirirem novas habilidades. A iniciativa é bem aceite tanto pelos estudantes quanto pelos responsáveis dos setores da universidade. No entanto, há margem para aprimoramentos, como a ampliação da variedade de cursos contemplados, a equidade de oportunidades entre homens e mulheres, a avaliação do desempenho dos participantes e o acompanhamento contínuo do programa. Assim, a estratégia inclusiva adotada por essa Universidade, destaca-se como uma boa prática para assegurar a permanência de estudantes com dificuldades financeiras no Ensino Superior.
This article presents the Educational Activities Plan (PAE), an approach to academic inclusion aimed at students with major financial challenges, implemented at a private non-profit university in Mozambique. The methodology adopted consisted of a case study, with qualitative and quantitative information collected through questionnaires and document analysis. The PAE has proved to be effective in keeping students in a situation of financial vulnerability afloat, allowing them to pay their tuition fees and graduate debt-free by carrying out activities in various sectors of the university, as well as acquiring new skills. The initiative is well received by both the students and those in charge of the university's departments. However, there is room for improvement, such as broadening the range of courses covered, equal opportunities for men and women, evaluating participants' performance and continuously monitoring the program. Thus, the inclusive strategy adopted by this university stands out as a promising model for ensuring that students in financial difficulty remain in higher education.

Description

Keywords

Educação inclusiva Dificuldades financeiras Ensino Superior Plano de Atividades Educativas Inclusive education Financial difficulties Higher education Educational activity plan

Citation

LOPES, Maria de Lourdes Oliveira; MADUREIRA, Cristiana Pizarro. Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v.2, n.5, 2024; p. 167-193. ISSN 2965-9760 | D.O.I.: doi.org/10.59283/unisv.v2n5.012

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