Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégia de educação inclusiva no ensino superior: um estudo de caso numa universidade de Moçambique.Publication . Lopes, Maria de Lourdes; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoEste artigo expõe o Plano de Atividades Educativas (PAE), uma abordagem de inclusão académica voltada para estudantes com grandes desafios financeiros, implementada numa Universidade privada sem fins lucrativos em Moçambique. A metodologia adotada consistiu num estudo de caso, com recolha de informações qualitativas e quantitativas por meio de questionários e análise documental. O PAE tem-se mostrado eficiente na manutenção de estudantes em situação de vulnerabilidade financeira, permitindo que suportem as despesas com as suas mensalidades e concluam a sua formação académica sem dívidas, ao realizarem atividades em diversos setores dessa Universidade, além de adquirirem novas habilidades. A iniciativa é bem aceite tanto pelos estudantes quanto pelos responsáveis dos setores da universidade. No entanto, há margem para aprimoramentos, como a ampliação da variedade de cursos contemplados, a equidade de oportunidades entre homens e mulheres, a avaliação do desempenho dos participantes e o acompanhamento contínuo do programa. Assim, a estratégia inclusiva adotada por essa Universidade, destaca-se como uma boa prática para assegurar a permanência de estudantes com dificuldades financeiras no Ensino Superior.
