Browsing by Author "Lima, Louise"
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- Avaliação Pedagógica: pressupostos e práticasPublication . Lima, Louise; Madureira, Cristiana PizarroEste workshop foi desenhado com o objetivo de promover a reflexão e partilha de conceções e práticas de avaliação pedagógica. As atividades propostas para os professores, na verdade, foram construídas também com diversos professores em consequência da participação das formadoras no Projeto MAIA “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica” desde a sua génese; bem como em diversas outras ações relacionadas à avaliação pedagógica. Recorrendo à proximidade com a diversidade dos contextos educativos e às diversas conceções associadas ao conceito de avaliação, procurou-se, a partir de atividades centradas em metodologias ativas, numa relação dialógica pautada pela comunicação interpessoal no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida, discutir a polissemia do conceito de avaliação – enquadrando-a numa lógica pedagógica e que difere da classificação – e coconstruir práticas que corporificassem os pressupostos de uma avaliação que é indissociável dos atos de ensinar e aprender.
- O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusivaPublication . Bonança, Rita; Madureira, Cristiana; Lima, LouiseA educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão.
- Olhares sobre a educação de infância a partir da observação de práticas pedagógicas em matemáticaPublication . Lima, Louise; Madureira, CristianaEste artigo foi construído com o objetivo de compreender os olhares de estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as práticas de matemática em contexto Pré-Escolar, a partir de uma experiência da Unidade Curricular de Didática da Matemática em articulação com prática de ensino supervisionada. Deste modo, centramos o nosso estudo numa abordagem qualitativa, enquadrando-o no paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso à análise documental dos trabalhos realizados pelas estudantes a partir da observação direta de práticas pedagógicas em contexto de educação Pré-Escolar. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a atividade proposta promoveu processos reflexivos por meio da observação em contexto profissional; levando as estudantes ao reconhecimento da importância da criatividade na construção de recursos didáticos e da realização de tarefas em contexto de exploração, bem como da adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades e ritmos das crianças. Ademais, identificam a interação entre as crianças como aspeto fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, em que o/a educador/a é um promotor de desafios intelectuais.
- O que é ser professor/a? Perspectivas e reflexões contemporâneas da docência.Publication . Rosalen, Marilena; Madureira, Cristiana; Lima, Louise; Cruz, Alexandre; Vierba, EvertonSobre o livro: "O que é ser professor/a? Perspectivas e reflexões contemporâneas da docência" é um aprofundamento das complexidades e desafios da profissão docente. Com uma abordagem mais abrangente e perspicaz, a equipe de autores explora as diversas dimensões do papel do/a professor/a, abordando desde aspectos pedagógicos até questões sociais e emocionais, sempre a partir de relatos pessoais e experiências vividas. Este volume é uma leitura indispensável tanto para educadores em formação quanto para profissionais experientes, oferecendo reflexões inspiradoras e novas perspectivas que enriquecem e fortalecem a prática docente contemporânea.
- (Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidadePublication . Madureira, Cristiana; Lima, LouiseEste capítulo pretende enfatizar a importância da mediação social e pedagógica enquanto estratégia educativa socializadora e emancipadora de todos e cada um dos agentes educativos envolvidos no compromisso da construção de uma escola inclusiva. Neste âmbito, importa discutir mais especificamente os desafios que emergiram com o contexto pandêmico e as possibilidades que podem ser desenhadas por via da mediação social e pedagógica para a garantia dos direitos fundamentais de todos e cada um dos nossos alunos e alunas. Em jeito de construção de uma unidade dialógica teoria-prática, será partilhado um dos pilares de intervenção do projeto do Gabinete de Mediação (Gm+) do Agrupa mento de Escolas Dr. Júlio Martins, situado em Trás-os-Montes, região norte de Portugal, desenvolvido no ano letivo 2020/2021. Esta experiência de inovação pedagógica situa-se no âmbito da medida de “Parentalidade Positiva e Interculturalidade” do plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Português, oportunidade promovida pela Tutela em 2020, no sentido de valorizar o pilar da comunidade e estreitar os laços com as famílias. Intitulado “Diálogos para uma parentalidade positiva”, tal pilar de intervenção inserido nesse projeto é inspirado na visão Freireana de educação humanista e dialógica – porque, como refere Freire (1999), a dialogicidade é a essência da educação como prática de liber dade. A grande finalidade deste pilar, cujos moldes foram resignificados para dar resposta aos desafios pandémicos, é criar oportunidades de reflexões e conversas dirigidas às famílias em particular e a toda a comuni dade educativa em geral, para a coconstrução de estratégias promotoras da realização e do bem-estar e sucesso educativo de todos e cada um dos alunos e alunas. Na sua operacionalização, valorizamos as diversas culturas e, numa lógica de articulação e ampliação das redes de atuação, os Diálogos atravessaram as fronteiras e também incluíram a participação de intervenientes educativos brasileiros que assumem o compromisso com uma educação assente na inovação e com uma escola inclusiva.