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- Engineering the application of machine learning in an IDS based on IoT traffic flowPublication . Prazeres, Nuno; Costa, Rogério Luís de C.; Santos, Leonel; Rabadão, CarlosInternet of Things (IoT) devices are now widely used, enabling intelligent services that, in association with new communication technologies like the 5G and broadband internet, boost smart-city environments. Despite their limited resources, IoT devices collect and share large amounts of data and are connected to the internet, becoming an attractive target for malicious actors. This work uses machine learning combined with an Intrusion Detection System (IDS) to detect possible attacks. Due to the limitations of IoT devices and low latency services, the IDS must have a specialized architecture. Furthermore, although machine learning-based solutions have high potential, there are still challenges related to training and generalization, which may impose constraints on the architecture. Our proposal is an IDS with a distributed architecture that relies on Fog computing to run specialized modules and use deep neural networks to identify malicious traffic inside IoT data flows. We compare our IoT-Flow IDS with three other architectures. We assess model generalization using test data from different datasets and evaluate their performance in terms of Recall, Precision, and F1-Score. Results confirm the feasibility of flowbased anomaly detection and the importance of network traffic segmentation and specialized models in the AI-based IDS for IoT.
- Inteligência artificial, Big Data e decisão dos gestores: Desafios e oportunidades de InvestigaçãoPublication . Oliveira, Liliana; Augusto, Mário; Torres, PedroA inteligência artificial (IA) e o big data anunciam uma mudança de paradigma na tomada de decisão. Apesar do crescente interesse académico acerca destes temas emergentes, a investigação acerca de como eles se entrecruzam com a tomada de decisões estratégicas e, em particular, com a forma como os gestores tomam decisões, é praticamente inexistente. Para obter uma visão geral da investigação sobre estes temas, de forma integrada, na área da gestão, neste estudo foi realizada revisão sistemática de literatura, procurando analisar de que forma o contexto atual de crescente volume, velocidade e variedade de dados, cuja análise surge alavancada por tecnologias de IA, contribui para tomada de decisões suportada essencialmente pelos dados, em detrimento de decisões intuitivas alimentadas pela experiência acumulada dos gestores. Adicionalmente, foram identificados potenciais caminhos para investigação futura.
- Caderno nº 1 - Texto de Apoio à Unidade Curricular de Terapia Ocupacional em Saúde Mental: Técnicas de RelaxamentoPublication . Vidal-Barrantes, Francisco-JavierUm dos objetivos desta Unidade Curricular passa por selecionar teorias, modelos e métodos de prática que vão ao encontro das necessidades ocupacionais do indivíduo com perturbação mental. Desta forma, as Técnicas de Relaxamento, popularmente utilizadas na intervenção ocupacional no âmbito da Saúde Mental são recursos terapêuticos de extrema importância para permitir o desenvolvimento de competências que suportem a participação ocupacional e, consequentemente, a funcionalidade do indivíduo.
- (Sobre)viver juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidadePublication . Madureira, Cristiana; Lima, LouiseEste capítulo pretende enfatizar a importância da mediação social e pedagógica enquanto estratégia educativa socializadora e emancipadora de todos e cada um dos agentes educativos envolvidos no compromisso da construção de uma escola inclusiva. Neste âmbito, importa discutir mais especificamente os desafios que emergiram com o contexto pandêmico e as possibilidades que podem ser desenhadas por via da mediação social e pedagógica para a garantia dos direitos fundamentais de todos e cada um dos nossos alunos e alunas. Em jeito de construção de uma unidade dialógica teoria-prática, será partilhado um dos pilares de intervenção do projeto do Gabinete de Mediação (Gm+) do Agrupa mento de Escolas Dr. Júlio Martins, situado em Trás-os-Montes, região norte de Portugal, desenvolvido no ano letivo 2020/2021. Esta experiência de inovação pedagógica situa-se no âmbito da medida de “Parentalidade Positiva e Interculturalidade” do plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Português, oportunidade promovida pela Tutela em 2020, no sentido de valorizar o pilar da comunidade e estreitar os laços com as famílias. Intitulado “Diálogos para uma parentalidade positiva”, tal pilar de intervenção inserido nesse projeto é inspirado na visão Freireana de educação humanista e dialógica – porque, como refere Freire (1999), a dialogicidade é a essência da educação como prática de liber dade. A grande finalidade deste pilar, cujos moldes foram resignificados para dar resposta aos desafios pandémicos, é criar oportunidades de reflexões e conversas dirigidas às famílias em particular e a toda a comuni dade educativa em geral, para a coconstrução de estratégias promotoras da realização e do bem-estar e sucesso educativo de todos e cada um dos alunos e alunas. Na sua operacionalização, valorizamos as diversas culturas e, numa lógica de articulação e ampliação das redes de atuação, os Diálogos atravessaram as fronteiras e também incluíram a participação de intervenientes educativos brasileiros que assumem o compromisso com uma educação assente na inovação e com uma escola inclusiva.
- Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Contente, Nancy Cristina Batista; Querido, Ana Isabel FernandesO Relatório Final é um documento elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, que resulta de uma análise e reflexão crítica das intervenções da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na prática clínica que decorreu em três contextos de atuação diferentes (Cuidados na comunidade, Reabilitação psicossocial e Pedopsiquiatria) onde foram desenvolvidas as Competências do Enfermeiro Especialista, as Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e as Competências de Mestre. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: “Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo numa pequena amostra da população-alvo de um hospital, com posterior implementação de um Programa de intervenção psicoterapêutica e posterior avaliação dos resultados desse programa. Os utentes pareceram beneficiar do Programa de intervenção ao nível de todos os diagnósticos levantados. Considera-se que a contribuição apresentada é relevante para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, sendo inequivocamente um contexto onde é necessário investimento e a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- Promoção do Autocuidado: ferramentas que cuidam de mim para cuidar de ti!Publication . Vitorino, Joel Vieira; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusEste relatório é realizado no âmbito do mestrado com especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, e com ele pretende-se evidenciar o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e da prática especializada do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Foi realizada uma breve contextualização dos contextos da prática clínica onde foram desenvolvidos os diferentes ensinos clínicos – ensino clínico em unidade de internamento de agudos, numa unidade de cuidados na comunidade e numa unidade de cuidados diferenciados – seguindo-se a análise crítico-reflexiva acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Na segunda parte apresenta-se um projeto de melhoria dos cuidados de enfermagem que surge a partir da identificação de um problema experienciado na prática clínica em ensino clínico. A promoção do autocuidado foi encarada como intervenção protetora do desenvolvimento de fenómenos laborais como o absentismo, presentismo, fadiga por compaixão e Burnout, que resultam em elevados custos sociais e para a saúde individual, em especial para a saúde mental. Foram por isso dirigidas intervenções cientificamente validadas a um conjunto de focos de saúde mental (autoeficácia, resiliência, relacionamentos, autocuidado, autoconhecimento e esperança) que podem constituir-se como mediadores do surgimento dos fenómenos apresentados. A experiência decorrente do exercício nas diferentes realidades de ensino clínico, face à multiplicidade de oportunidades de aprendizagem em ambiente supervisado, permitiu a mobilização de vastas competências numa atitude de constante desenvolvimento, científico, técnico e humano. Terminado este percurso, concluo que se revelou enriquecedor pela oportunidade de desenvolvimento profissional de acordo com as orientações científicas capazes de sustentar uma prática de segurança, qualidade e prossecutora da excelência.
- A review of conventional and emerging technologies for hydrogels sterilizationPublication . S. A. Bento, Cristiana; C. Gaspar, M.; Coimbra, Patrícia; de Sousa, Hermínio C.; E. M. Braga, MaraHydrogels are extensively used in the biomedical field, as drug delivery systems, wound dressings, contact lenses or as scaffolds for tissue engineering. Due to their polymeric nature and the presence of high amounts of water in their structure, hydrogels generally present high sensitivity to terminal sterilization. The establishment of an efficient sterilization protocol that does not compromise the functional properties of the hydrogels is one of the challenges faced by researchers when developing a hydrogel for a specific application. Yet, until very recently this aspect was largely ignored in the literature. The present paper reviews the state of literature concerning hydrogels sterilization, compiling the main findings. Conventional terminal sterilization methods (heat sterilization, radiation sterilization, and gas sterilization) as well as emerging sterilization techniques (ozone, supercritical carbon dioxide) are covered. Considerations about aseptic processing are also included. Additionally, and as a framework, hydrogels’ polymeric materials, types of networks, and main biomedical applications are summarily described.
- Pintura e Arquivo rumo a uma ecologia das imagensPublication . Marques, Miguel Ângelo Abreu; Martins, Celso da Cruz; Gaudêncio, Susana CristinaNo meu processo pictórico trato imagens sobre as quais uso uma metodologia de desvio. É o resultado de uma interrogação sobre o modo como olhamos para as imagens e de como elas nos atingem na hipermodernidade. Que sentido faz hoje criar imagens e que sentido tem fazê-lo através da pintura ou do desenho? Para mim, essa é uma pergunta que se desdobra em várias camadas, tendo como ponto de partida o que pode ser produzir imagens na contemporaneidade. No meu ponto de vista, esta premissa só́ pode ser desenlaçada tendo em conta a história da imagem e os contextos de uma literacia visual própria, é hoje mais fundamental do que nunca pensar as questões da nossa relação enquanto seres visuais, com a Imagem. Ainda mais importante é um pintor na contemporaneidade pensar o porque cria imagens. Não podia deixar de aproveitar este documento para o fazer, pois este é indissociável do trabalho prático. Questionar-me a mim mesmo sobre o porquê de ser relevante continuar a produzir pinturas e continuar a povoar este mundo com as minhas imagens? O que é que as minhas imagens e o meu processo querem dizer a quem as vê? Ao mesmo tempo, atirar para o que há de vir pontos de interrogação que continuarão a fazer parte do meu processo de pintura. No primeiro capítulo debruço-me sobre as questões da imagem hoje, na era do consumo e produção massiva de imagética pensando no ser humano enquanto ser que vê, bem como na forma como este é constantemente afetado por inúmeros acontecimentos e coisas que vê, num segundo capítulo questiono o que podemos hoje entender por apropriação de imagens e como podemos situar a sua genealogia na era do arquivo global e de todas as disponibilidades bem como qual a possibilidade de uma imagem emergir do fluxo visual, criar espanto, estancar a nossa atenção, enunciar um futuro. Num capítulo final examinar as razões que estão subjacentes a esse desvio por mim produzido, os meandros e jogos da minha pintura. Esta sentido esta investigação passará por uma análise sobre as políticas da imagem e a sua relação com o processo de trabalho, tendo como finalidade refletir sobre pintura.
- Empowering and Disempowering Motivational Coaching Climate: A Scoping ReviewPublication . Birr, Caroline; Hernandez-Mendo, Antonio; Monteiro, D.; Rosado, AntónioThe multidimensional model of empowering and disempowering coach climates has great relevance within the scope of intervention in the context of Sport Psychology. This scoping review of studies summarizes the scientific production of the empowering and disempowering motivational climates. The search comprised the Web of Science, Scopus, Psycinfo, and Pubmed databases for English, Portuguese, and Spanish articles published between 2013 and 2022. A total of 44 articles were found, of which 22 were included in the present study: 16 concerned cross-sectional studies, four were psychometrics validation studies, one involved a transversal cohort study, and one included a qualitative study. The questionnaire EDMCQ-C (Coach-created Empowering and Disempowering Motivational Questionnaire) is the most used and with the necessary psychometric qualities when it comes to assessing the empowering and disempowering motivational climates and their various impacts. We describe results concerning the measurement, antecedents, and effects of empowering and disempowering coach climates. Future research should invest in the study of empirical evidence that could be added to the existing nomological framework, considering antecedents, development, direct and indirect effects, moderating effects, aggregated effects, and qualitative studies.
- A Imagem do Tempo Cinematográfico - Projeto sobre a representação gráfica do tempo do cinemaPublication . Pereira, Margarida Santos Álvares; Jorge, Ana NunesA ideia para a presente investigação partiu da complexidade e subjetividade que entendemos estar associada ao conceito de tempo. Com o objetivo de o tornar mais compreensível procuramos, neste estudo, representá-lo graficamente. Assim, o cinema surgiu como uma das principais áreas de investigação, pois o tempo é uma das componentes de um filme e pode ser representado de diversas maneiras. Insere-se numa narrativa que, juntamente com referências visuais, é exibida através de uma sequência de imagens. Consideramos que essas referências são, assim, formas integradas num conceito fílmico. Deste modo, a área do cinema concedeu-nos uma base criativa para o desenvolvimento gráfico do seu tempo - o tempo do filme. Consequentemente, encontramos neste, três tipos de tempo: a extensão temporal do próprio filme, os períodos e dimensões temporais da narrativa e o tempo correspondente à duração sentida pelo espetador. Assim, a componente prática da dissertação procurou representar o conjunto desses mesmos períodos. Após a análise necessária ao conjunto de dados temporais de filmes, esse desenvolvimento prático compreendeu a realização de representações gráficas. A área do design gráfico, que contextualiza este projeto, procurou direcionar, de maneira eficiente, a resposta à problemática. Através de princípios como a hierarquia, o equilíbrio ou o contraste, essa área permitiu a preservação da funcionalidade e a exploração da expressividade dos layouts de cada filme. Através desta investigação, foi possível aprofundar e compreender um conceito inconcreto. Conferindo uma representação gráfica ao tempo do filme, cremos reduzir a complexidade na compreensão do tempo em si.