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Abstract(s)
Este capítulo pretende enfatizar a importância da mediação social
e pedagógica enquanto estratégia educativa socializadora e emancipadora de todos e cada um dos agentes educativos envolvidos no compromisso da construção de uma escola inclusiva. Neste âmbito, importa
discutir mais especificamente os desafios que emergiram com o contexto pandêmico e as possibilidades que podem ser desenhadas por via da
mediação social e pedagógica para a garantia dos direitos fundamentais
de todos e cada um dos nossos alunos e alunas. Em jeito de construção
de uma unidade dialógica teoria-prática, será partilhado um dos pilares
de intervenção do projeto do Gabinete de Mediação (Gm+) do Agrupa mento de Escolas Dr. Júlio Martins, situado em Trás-os-Montes, região
norte de Portugal, desenvolvido no ano letivo 2020/2021. Esta experiência de inovação pedagógica situa-se no âmbito da medida de “Parentalidade Positiva e Interculturalidade” do plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção
do Sucesso Escolar Português, oportunidade promovida pela Tutela em
2020, no sentido de valorizar o pilar da comunidade e estreitar os laços
com as famílias. Intitulado “Diálogos para uma parentalidade positiva”,
tal pilar de intervenção inserido nesse projeto é inspirado na visão Freireana de educação humanista e dialógica – porque, como refere Freire
(1999), a dialogicidade é a essência da educação como prática de liber dade. A grande finalidade deste pilar, cujos moldes foram resignificados
para dar resposta aos desafios pandémicos, é criar oportunidades de reflexões e conversas dirigidas às famílias em particular e a toda a comuni dade educativa em geral, para a coconstrução de estratégias promotoras
da realização e do bem-estar e sucesso educativo de todos e cada um
dos alunos e alunas. Na sua operacionalização, valorizamos as diversas
culturas e, numa lógica de articulação e ampliação das redes de atuação,
os Diálogos atravessaram as fronteiras e também incluíram a participação de intervenientes educativos brasileiros que assumem o compromisso com uma educação assente na inovação e com uma escola inclusiva.
Description
Keywords
Interculturalidade Escola Parentalidade Transformação Socioeducativa Mediação