Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
587.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo
e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um
país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo
com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à
aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os
pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica
em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para
ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na
sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades,
de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da
equidade da inclusão.
Description
Keywords
Avaliação pedagógica Ensino-aprendizagem Inclusão Desenvolvimento Curricular Barreiras à Aprendizagem Avaliação Pedagógica Educação Inclusiva Abordagem Multinível
Citation
Publisher
BRAJETS