CARME - Relatórios
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CARME - Relatórios by Author "Fernandes, Maria Eduarda"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Agenda Ansião 2020 : relatório finalPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Sargento, Ana; Lopes, Ana SofiaO presente relatório tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e resultados do trabalho levado a cabo pelo grupo “Agenda Ansião 2020”, constituído em 2014 por iniciativa do Presidente da Câmara de Ansião, como meio de aproximação entre a sociedade civil e o processo de decisão política local.
- An experimental analysis of grandfathering vs dynamic auctioning in the EU ETSPublication . Botelho, Anabela; Fernandes, Maria Eduarda; Pinto, LígiaThis study constitutes a first attempt to experimentally test the performance of a 100% auction versus a 100% free allocation of CO2 permits under the rules and parameters that mimic the EU ETS (imperfect competition, uncertainty in emissions’ control, and allowing banking). It also incorporates a first attempt to include in the analysis measures of the risk preferences of subjects participating in emission permits experiments. Another distinctive feature of this study is the implementation of a theoretically appropriate auction format for the primary allocation of emission permits. Our experimental results indicate that the EU ETS has the potential to reduce CO2 emissions, achieving targets considerably more restrictive than the current ones at high efficiency levels, both with auctioned and free emission permits. Auctioning, however, reveals a clear potential to do better than grandfathering the initial allocation of permits. In addition, the results reveal that concerns about undue scarcity, and corresponding high prices, in secondary markets generated by a primary auction market are not warranted under the proposed dynamic auction format.
- Distribuição gratuita vs. Leilão dos direitos de emissão de CO2 na União Europeia : uma abordagem experimentalPublication . Fernandes, Maria EduardaConscientes acerca da interferência das actividades humanas no clima global e preocupados com os seus impactos, ainda incertos, os governantes, sobretudo dos países desenvolvidos, empenharam-se na procura por formas eficazes de o proteger, pensando nas gerações presentes e, sobretudo, nas futuras. Os instrumentos de política ambiental disponíveis para aplicação neste domínio são diversos e podem, tal como para outras áreas da política económica, ser mais centralizados ou, pelo contrário, basear-se mais no funcionamento do mercado. A escolha política para lidar com o problema das alterações climáticas globais tem recaído, porém, sobretudo em instrumentos de mercado. O Protocolo de Quioto e o mercado europeu para transacção de CO2 (EU ETS – European Union Emissions Trading Scheme) são exemplos claros dessa mesma opção (...)
- More on the dynamic Vickrey mechanism for multi-unit auctions : an experimental study on the emission permits initial auctionPublication . Botelho, Anabela; Pinto, Lígia; Fernandes, Maria EduardaThe purpose of this paper is to contribute to the multiple-units auction literature, by testing the performance of the dynamic Vickrey auction (the Ausubel model), in an experimental setting, representing the functioning of an emission permits market with an Ausubel auction for the initial allocation of permits. Other features of the experiment include the possibility of banking and the inclusion of uncertainty, and the parameters were set so as to replicate an environment similar to the EU-ETS market (...)
- Plano de ação de regeneração urbana : Município da Batalha, ARU Vila da BatalhaPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Sargento, Ana; Lopes, Ana SofiaO presente documento tem como objetivo apresentar a proposta do Município da Batalha referente ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Vila da Batalha, para o período 2016-2020. Serve igualmente de suporte à candidatura a efetuar à 1ª fase do instrumento de financiamento previsto no Eixo 7 – Afirmar a sustentabilidade dos territórios, Prioridade de Investimento 6.e (6.5) do Programa Operacional da região Centro 2020 (PO Centro), conforme o Aviso Nº Centro-16-2016-01 de 01-04-2016, destinado aos centros urbanos complementares da rede urbana da região Centro de Portugal.
- Programa de recuperação das matas litorais: Participação pública e sensibilizaçãoPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Oliveira, Mário; Fidalgo, Beatriz; Torres, Filipa; Gonçalves, Hermínia; Carvalho, Pedro Ochôa; Valente, Sandra; Colaço, Conceição; Marchante, Elizabete; Marchante, Hélia; Skulska, Iryna; Águas, Ana; Santos, OlgaIntrodução: As Matas Litorais - Mata Nacional de Leiria, Mata Nacional de Pedrógão, Mata Nacional do Urso, Mata Nacional das Dunas de Quiaios, o Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede, o Perímetro Florestal das Dunas e Pinhais de Mira e a Mata Nacional das Dunas de Vagos (que forma uma unidade de gestão com o PF das Dunas de Vagos) – possuem um valor cultural, ambiental e socioeconómico intrínseco, tornando-as um património relevante a conhecer, recuperar, preservar, divulgar e gerir de forma sustentável. O interesse público e nacional precisa, portanto, de estar refletido nas políticas e instrumentos de planeamento e gestão territorial, bem como na sua articulação com os diversos interesses e necessidades das comunidades locais e comunidades de interesse (como cientistas; operadores turísticos; empresas madeireiras, entre outros). Perante este desafio, num tempo em que a literacia ambiental deveria ser já parte integrante da cultura geral e dos valores da população portuguesa, e estar evidenciada na multiplicação de práticas e ações sustentáveis na área do ambiente, parece indiscutível a necessidade da existência de um modelo de sensibilização e informação públicas nas Matas Litorais que contribua decisivamente para a adoção de conhecimentos mais atualizados sobre as múltiplas temáticas associadas à floresta, bem como promotoras de melhores e mais sustentáveis condutas dos cidadãos perante o ambiente em geral e a floresta em particular. Este maior conhecimento e sensibilização pública facilitariam igualmente a aplicação de modelos de gestão participada destes recursos naturais, permitindo aproximar as populações e comunidades locais que usufruem das Matas Litorais da entidade gestora responsável, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), aumentando a cooperação e confiança mútua entre parceiros, facilitando a implementação e a aceitação das decisões e comprometendo todas as partes interessadas.(...)