Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Estudo sobre Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na CIMRL

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Relatório_e-book_11_2025_VFINAL (1).pdf9.98 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O presente estudo analisa a separação de resíduos de embalagens (plástico, cartão, vidro, alumínio e cápsulas de café) e a intenção de utilização de máquinas de venda reversa (Reverse Vending Machine – RVM), na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). O estudo considera dimensões como as atitudes, normas morais e sociais e o controlo percebido, bem como os valores ambientais. A análise de 1 113 respostas válidas, recolhidas através de um questionário online aplicado a residentes da CIMRL, revela uma atitude altamente positiva face à separação de embalagens usadas. De facto, mais de 97% dos inquiridos consideram esta prática sensata e reconhecem que é benéfica para o ambiente. A maioria afirma sentir-se moralmente responsável por separar os resíduos e demonstra forte preocupação com o impacto ambiental das suas ações. No entanto, embora a separação de materiais como vidro (91%), papel/cartão (84%), plástico (83%) e metal e alumínio (79%) esteja amplamente enraizada, o mesmo não se verifica com as cápsulas de café, com apenas 36% dos respondentes a afirmarem separá-las totalmente. Relativamente às RVM, 57% dos participantes nunca ouviram falar destas máquinas. Mas, depois de uma breve apresentação do conceito, indicam uma elevada intenção de adesão: 87% gostaria de as utilizar, 76% recomendaria o seu uso e 74% afirma que lhes daria prioridade se estivessem disponíveis. Os incentivos ou recompensas pelo depósito de embalagens nas RVM mais valorizados pelos inquiridos são os donativos a instituições, seguidos de recompensas monetárias diretas (dinheiro) e descontos no comércio local. Os locais preferenciais para instalação das RVM são a via pública, grandes supermercados e juntas de freguesia. Os resultados obtidos fornecem evidência empírica para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de impulsionar a reciclagem e fortalecer a transição para uma economia circular, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).

Descrição

Projeto: Embalagem do Futuro®, Agenda Verde para a Inovação Empresarial, projeto de investimento n.º 59, financiado pelo PRR, NextGenerationEU.

Palavras-chave

reciclagem separação embalagens usadas máquinas de venda reversa CIMRL

Contexto Educativo

Citação

Fernandes, M. E. da S. T., Silva, C. M. G., Ferreira, A. T. G., Febra, L. C. M., & Costa, J. M. M. M. (2025). Estudo sobre atitudes e comportamentos de separação de embalagens usadas na CIMRL (pp. i–ii, 1–174 [2]). Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/9srh-yz24

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Politécnico de Leiria, CARME

Licença CC

Sem licença CC

Métricas Alternativas