Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by advisor "Agostinho, Paulo Jorge Gonçalves"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A noticiabilidade da religião católica na imprensa portuguesaPublication . Santos, Paulo Adriano Jorge dos; Agostinho, Paulo Jorge GonçalvesA relação entre a religião e o jornalismo é um tema complexo que envolve questões de relevância social, influência cultural e poder mediático. Este estudo pretende analisar a forma como a Igreja Católica é representada na imprensa portuguesa a partir do seu papel na sociedade, a sua presença nos media e a sua interação com o jornalismo de proximidade. No estabelecimento do contexto teórico, explora-se a religião como um fenómeno antropológico e a influência da matriz judaico-cristã na orientação axiológica da sociedade. Também se discute o valor-notícia da religião, aplicando conceitos como o gatekeeping e investigando o papel do acontecimento religioso na definição das notícias. Nesta pesquisa, é dado destaque à importância do catolicismo na vida social e política de Portugal. A metodologia utilizada na análise das notícias sobre a Igreja Católica, incluindo a seleção de peças depois de um processo de recolha de dados. Os resultados da análise das notícias, exploram o espaço mediático que a Igreja Católica ocupa na imprensa, a importância do género jornalístico na cobertura religiosa, as temáticas privilegiadas e a valorização das notícias através de elementos gráficos e chamadas. Também é feita a descrição dos atores da notícia e a influência das fontes nas narrativas jornalísticas. As conclusões da pesquisa antecipam algumas pistas para o futuro da relação entre a imprensa e a Igreja Católica, com a explicação do autoconceito da Igreja Católica e a perceção dos media, bem como a estagnação do elenco de atores no fenómeno religioso. Além disso, considera a possibilidade de um Vaticano II por acontecer, refletindo sobre os desafios e oportunidades para a comunicação social católica. Este trabalho oferece uma análise abrangente da representação da Igreja Católica na imprensa portuguesa, contribuindo para uma melhor compreensão da interseção entre religião e jornalismo no contexto contemporâneo.
- Plano de marketing relacional - Retenção e fidelização de clientes da SetcomPublication . Barbosa, Tatiana Andreia Conde; Brites, Leonel dos Reis; Agostinho, Paulo Jorge GonçalvesEste projeto tem como objetivo a apresentação de um plano de marketing relacional, para a retenção e fidelização de clientes da SETCOM. A empresa atua no mercado angolano há oito anos, já não se encontra numa fase embrionária de atividade, mas necessita de posicionar-se melhor no mercado. Este projeto teve como base o marketing relacional associado ao marketing digital, tendo em conta que o digital tem vindo a contribuir significativamente para estreitar relações de confiança. O marketing relacional visa criar relações a longo prazo e tem foco na fidelização do seu cliente. As redes sociais, nos dias de hoje, são componentes fundamentais para o marketing relacional, fazendo com que as empresas comuniquem com os seus clientes com maior facilidade e rapidez. Com a implementação deste projeto, a SETCOM reúne as características fundamentais para sustentar relações a longo prazo, enquanto elemento fundamental no seu objeto de negócio. Mas, para além disso, torna-se necessário apostar numa comunicação baseada numa estratégia relacional. A estratégia, que apresentamos neste plano, utiliza as redes sociais de modo a que a empresa conheça melhor o seu cliente, posicionandose como uma empresa com expertise no mercado das telecomunicações. Por último, este plano vem revelar o potencial do sector B2B, onde a atividade de marketing relacional associado ao digital muitas vezes não existe, mas que são fundamentais.
- As redes sociais como plataforma do jornalismo gastronómicoPublication . Germano, Jéssica de Melo; Brites, Leonel dos Reis; Agostinho, Paulo Jorge GonçalvesConsiderando o panorama do ciberjornalismo atual e o consumo constante de conteúdos voltados para o entretenimento nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação debruça-se sobre a utilização das redes sociais, em específico do Instagram, como canal para a distribuição de notícias relacionadas com a gastronomia. Como corpus deste trabalho de investigação focamo-nos na utilização da rede social indicada pelos jornais Público (Portugal), com o seu suplemento Fugas, e Estadão (Brasil), com o suplemento Paladar, para assim compreender como esses periódicos de referência em língua portuguesa têm utilizado o Instagram para produzir e propagar conteúdos sobre comida. Através de uma abordagem de cariz qualitativo, propomo-nos analisar as funcionalidades disponíveis da plataforma utilizadas pelos periódicos, e perspetivar outras implementações para a aplicação. Propomo-nos, ainda, comparar as estratégias adotadas nesse canal com outras abordagens empregues nos canais de comunicação mais tradicionais. Conciliando a recolha dos testemunhos de profissionais de ambas as publicações e a análise das respetivas páginas do Instagram, ao longo de um período de três meses, este trabalho fica marcado de forma indelével pelo contexto da pandemia global provocada pela disseminação do vírus SARS-COV-2. Ainda assim, foi possível não só estabelecer comparações nas abordagens e nas narrativas utilizadas pelos periódicos de referência para alcançar os seus públicos, mas também ter um vislumbre sobre o modus operandi das redações jornalísticas no atual contexto digital.