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Abstract(s)
Considerando o panorama do ciberjornalismo atual e o consumo constante de conteúdos voltados para o entretenimento nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação debruça-se sobre a utilização das redes sociais, em específico do Instagram, como canal para a distribuição de notícias relacionadas com a gastronomia.
Como corpus deste trabalho de investigação focamo-nos na utilização da rede social indicada pelos jornais Público (Portugal), com o seu suplemento Fugas, e Estadão (Brasil), com o suplemento Paladar, para assim compreender como esses periódicos de referência em língua portuguesa têm utilizado o Instagram para produzir e propagar conteúdos sobre comida.
Através de uma abordagem de cariz qualitativo, propomo-nos analisar as funcionalidades disponíveis da plataforma utilizadas pelos periódicos, e perspetivar outras implementações para a aplicação. Propomo-nos, ainda, comparar as estratégias adotadas nesse canal com outras abordagens empregues nos canais de comunicação mais tradicionais.
Conciliando a recolha dos testemunhos de profissionais de ambas as publicações e a análise das respetivas páginas do Instagram, ao longo de um período de três meses, este trabalho fica marcado de forma indelével pelo contexto da pandemia global provocada pela disseminação do vírus SARS-COV-2. Ainda assim, foi possível não só estabelecer comparações nas abordagens e nas narrativas utilizadas pelos periódicos de referência para alcançar os seus públicos, mas também ter um vislumbre sobre o modus operandi das redações jornalísticas no atual contexto digital.
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Jornalismo digital Ciberjornalismo Jornalismo gastronómico Redes sociais