Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A relação entre a religião e o jornalismo é um tema complexo que envolve questões de
relevância social, influência cultural e poder mediático. Este estudo pretende analisar a
forma como a Igreja Católica é representada na imprensa portuguesa a partir do seu papel
na sociedade, a sua presença nos media e a sua interação com o jornalismo de proximidade.
No estabelecimento do contexto teórico, explora-se a religião como um fenómeno antropológico
e a influência da matriz judaico-cristã na orientação axiológica da sociedade.
Também se discute o valor-notícia da religião, aplicando conceitos como o gatekeeping
e investigando o papel do acontecimento religioso na definição das notícias.
Nesta pesquisa, é dado destaque à importância do catolicismo na vida social e política de
Portugal. A metodologia utilizada na análise das notícias sobre a Igreja Católica, incluindo
a seleção de peças depois de um processo de recolha de dados.
Os resultados da análise das notícias, exploram o espaço mediático que a Igreja Católica
ocupa na imprensa, a importância do género jornalístico na cobertura religiosa, as temáticas
privilegiadas e a valorização das notícias através de elementos gráficos e chamadas.
Também é feita a descrição dos atores da notícia e a influência das fontes nas narrativas
jornalísticas.
As conclusões da pesquisa antecipam algumas pistas para o futuro da relação entre a imprensa
e a Igreja Católica, com a explicação do autoconceito da Igreja Católica e a perceção
dos media, bem como a estagnação do elenco de atores no fenómeno religioso. Além
disso, considera a possibilidade de um Vaticano II por acontecer, refletindo sobre os desafios
e oportunidades para a comunicação social católica.
Este trabalho oferece uma análise abrangente da representação da Igreja Católica na imprensa
portuguesa, contribuindo para uma melhor compreensão da interseção entre religião
e jornalismo no contexto contemporâneo.
Description
Keywords
Religião Católica Imprensa Jornalismo Comunicação