ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by advisor "Barata, Clarinda Luísa Ferreira"
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- O comportamento interpessoal do professorPublication . Moniz, Lucília Maria da Silva; Barata, Clarinda Luísa FerreiraA relação pedagógica entre alunos e professores desperta desde sempre enorme interesse, mostram esse interesse os inúmeros estudos já publicados. Podemos referir que este interesse advém da importância que esta relação tem no sucesso dos alunos. Optámos por analisar a perceção de alunos do 9.º ano de escolaridade, de uma Instituição de Ensino Particular e Cooperativo, têm em relação às caraterísticas facilitadoras para a sua aprendizagem. A presente investigação usou o mesmo instrumento de recolha de dados, o Q.I.P, da tese da Sandra Silveirinha (2016) e alguns dos dados obtidos foram comparados com este trabalho com o título “O Comportamento Interpessoal do Professor – Perceção dos Alunos de um Agrupamento de Escolas do Ensino Básico”. Assim, foi formulada a seguinte questão de partida: “Na perceção dos alunos, quais as caraterísticas facilitadoras da aprendizagem devem ter os professores?” Este estudo pretende dar-nos a perspetiva, de um grupo de alunos, sobre as caraterísticas dos professores que podem potencializar a aprendizagem, numa ótica de sucesso académico. O trabalho realizado é do tipo quantitativo e não-experimental. Nele participaram 37 alunos, de duas turmas. Não foi realizado o inquérito à totalidade dos alunos devido ao aparecimento súbito da pandemia, o que inviabilizou a realização da totalidade dos inquéritos. Para a recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que é um instrumento de análise quantitativo. Os resultados obtidos permitem ter uma visão ampla, e na perspetiva dos alunos, das caraterísticas potencializadoras para o sucesso escolar, que os professores devem ter. O processo de ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve variantes várias e também elas muito complexas. Realçar que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos adquiridos no seio familiar, sendo este contexto o primeiro a transmitir conhecimentos. Mas outros têm igualmente importância, os seus pares, o contexto escolar já frequentado e não devem ser ignorados. Este deve ser o ponto de partida de qualquer professor, perspetivar, planificar para ir ao encontro das necessidades tendo em conta que cada aluno é único. O lado afetivo é extremamente importante. O estilo de liderança a ser adotado e determinante na motivação e posteriormente refletido no desempenho académico. E na forma como os alunos encarem a aprendizagem e se veem envolvidos.
- Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º cicloPublication . Francisco, Elsa Margarida da Silva Gonçalves; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste estudo tem como principal objetivo conhecer os instrumentos de avaliação, no âmbito da avaliação compreensiva, disponíveis aos professores de 1.º ciclo, conhecidos e utilizados por estes, para a identificação de dificuldades específicas de aprendizagem, bem como a importância que atribuem à identificação das PAE e ao seu papel enquanto parte de uma equipa multidisciplinar e para uma intervenção o mais eficaz possível, como é promulgada na legislação vigente de acordo com o DEC. Lei – 54/2018 onde é evidenciada a importância do Desenho Universal das Aprendizagens. Participaram no estudo, através de uma entrevista semiestruturada, professores a exercer funções no 1.º ciclo com a função de professores titulares ou de professores de apoio. Para uma análise fundamentada são descritos alguns testes de identificação de Dificuldades de Aprendizagem, é exposto o que tem vindo a ser legislado para a Educação Inclusiva bem como o que têm vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: O professor de 1.º ciclo como parte de uma equipa multidisciplinar e Desenho Universal da Aprendizagem. Este estudo permite caraterizar a perceção dos professores em relação aos Instrumentos de Identificação das Dificuldades dos alunos, como auxílio para uma intervenção precoce, precisa e eficaz. Os resultados relevam que os instrumentos de identificação de Dificuldades de Aprendizagem são, na sua grande maioria, desconhecidos pelos professores. Mesmo quando os conhecem, não são utilizados com frequência, reconhecendo, no entanto, que se se tivessem formação acerca da sua aplicação seriam uma grande ajuda para identificar necessidades, definir estratégias e alcançar o sucesso.