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Abstract(s)
Este estudo tem como principal objetivo conhecer os instrumentos de avaliação, no âmbito
da avaliação compreensiva, disponíveis aos professores de 1.º ciclo, conhecidos e utilizados
por estes, para a identificação de dificuldades específicas de aprendizagem, bem como a
importância que atribuem à identificação das PAE e ao seu papel enquanto parte de uma
equipa multidisciplinar e para uma intervenção o mais eficaz possível, como é promulgada
na legislação vigente de acordo com o DEC. Lei – 54/2018 onde é evidenciada a importância
do Desenho Universal das Aprendizagens.
Participaram no estudo, através de uma entrevista semiestruturada, professores a exercer
funções no 1.º ciclo com a função de professores titulares ou de professores de apoio.
Para uma análise fundamentada são descritos alguns testes de identificação de Dificuldades de
Aprendizagem, é exposto o que tem vindo a ser legislado para a Educação Inclusiva bem como
o que têm vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: O professor de 1.º ciclo
como parte de uma equipa multidisciplinar e Desenho Universal da Aprendizagem.
Este estudo permite caraterizar a perceção dos professores em relação aos Instrumentos de
Identificação das Dificuldades dos alunos, como auxílio para uma intervenção precoce, precisa
e eficaz.
Os resultados relevam que os instrumentos de identificação de Dificuldades de Aprendizagem
são, na sua grande maioria, desconhecidos pelos professores. Mesmo quando os conhecem,
não são utilizados com frequência, reconhecendo, no entanto, que se se tivessem formação
acerca da sua aplicação seriam uma grande ajuda para identificar necessidades, definir
estratégias e alcançar o sucesso.
Description
Keywords
Educação inclusiva Avaliação Educação especial