ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
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Browsing ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural by advisor "Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de"
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- Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira : Um projeto curatorialPublication . Sáez, Rita Maria Elias; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deA dissertação de mestrado incide sobre uma proposta de gestão cultural para a coleção de João Maria Ferreira. Trata-se de um ensaio sobre curadoria, na conceção e organização da exposição temporária Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira, que apresenta cerâmica de Caldas da Rainha dos séculos XIX e XX, e pretende dar a conhecer ao público a coleção e a figura do colecionador através de um filme, concebida com uma narrativa própria e idealizada para dois espaços culturais: Museu da Cerâmica e Museu Leopoldo de Almeida.
- Experiência através da práticaPublication . Brum, Beatriz Machado; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a experiência profissional vivida no ARQUIPÉLAGO-Centro de Artes Contemporâneas. O relatório desta experiência profissional enquadra-se entre o dia 1 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2017, trata-se de um relato da minha experiência como colaboradora e responsável do serviço educativo deste Centro de Artes. Nesta experiência foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Gestão Cultural, conhecer a instituição e a sua importância no panorama cultural Açoriano. Permitiu-me ganhar capacidades organizacionais e implementação de atividades. Desenvolvendo estratégias para cativar novos públicos, ou seja, repensar na real missão e posicionamento do serviço educativo. Este relatório apresenta o percurso realizado durante esta passagem profissional, aplicando sempre que necessário os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado.
- L´ExperiencePublication . Vinagre, Diana Sofia Bernardes; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deA aluna Diana Vinagre, estudante de mestrado em Gestão Cultural, apresenta para a finalização do curso de Mestrado em Gestão Cultural a proposta de projeto de um evento cultural, que resultou no âmbito de estágio na empresa Suíça em Genebra, Minuscule, empresa esta que consiste na fabricação de cerveja artesanal lançada por quatro jovens estudantes de mestrado em engenharia química, que decidiram criar este produto em 2012 e este ano (2018) irão apresentar a sua nova imagem ao sector e ao público. A aluna desenvolveu o projeto no âmbito cultural do país, que teve como finalidade a criação de um evento contemporâneo juntamente com a arte gastronómica, com o intuito de alcançar um público jovem, aderente do novo estilo chamado “Life style”. O projeto consiste numa exposição de obras de arte, performances de dança e workshops de Food paring. Tem como objetivo de apresentar o novo Branding da garrafa Minuscule e a equipa fundadora num ambiente incomum. O projeto é apresentado no dia 28 (vinte e oito) de Junho de 2018, no Cooworking café VOISINS em Genebra.
- Punctum & Studium: o olho mágicoPublication . Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro dePerante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir. Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões. O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados.
- Rota Raiz: Escutar, olhar e envolver Arruda dos VinhosPublication . Nascimento, Rafael Félix; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deA Rota Raiz consiste numa viagem ao território de Arruda dos Vinhos através da investigação, das artes e da programação cultural. Arruda dos Vinhos é um concelho do distrito de Lisboa da região oeste de Portugal. O território atravessa uma fase de grandes transformações: o legado rural tem vindo a ser ocupado pelo urbano. O território procura o seu ponto de equilíbrio. As rotas fazem parte da história de Arruda dos Vinhos. O território assumiu-se, ao longo do tempo, como um ponto de passagem, mas também de confluência de vários povos. A preservação da memória é uma urgência para que as transformações não se concretizem num território sem rumo. A mediação contemporânea da memória é fundamental para que sirva o presente e o futuro das comunidades e da sociedade. A Rota Raiz assenta em dois grandes momentos que mapeiam o território: a criação de novo património com o objetivo de constituição de arquivo, através da colheita de paisagens sonoras e fotografia; e a programação cultural enquanto mediação do arquivo e intervenção comunitária. A vertente teórica do projeto incide sobre: o estudo do território; a apresentação de estudos de caso, um deles resultante de observação participativa; e uma abordagem teórica à paisagem sonora, fotografia e envolvimento comunitário. A vertente prática consiste numa proposta desenhada a quatro anos, com o objetivo de integrar a estratégia cultural para o Município de Arruda dos Vinhos. A curadoria do projeto divide-se em quatro fases que fazem a analogia com os ciclos naturais e, concretamente, com os processos relacionados com a produção de vinho: Cultivo, Colheita, Fermentação e Amadurecimento. Este projeto apresenta contornos ambiciosos, justificando a sua pertinência através do impacto que pode ter no âmbito económico, social, educacional, cultural e artístico no território e na região.
- Ser artista a tempo inteiro, e o estudo de coletivos artísticos na cidade do PortoPublication . Faria, Inês Ramalho Pinto de; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deEsta dissertação procura compreender o lugar do artista, a sua forma de trabalho e organização em grupo, com abordagem às formas e processos de profissionalização no campo artístico. Ao identificar os ofícios que o artista assume, à parte da sua prática, em possíveis ações em alguns planos culturais, compreende-se a dificuldade constante de criar um modo de subsistência no meio artístico, devido aos existentes entraves institucionais. Esclarecendo o conceito de profissionalização, segue-se o enquadramento do tecido artístico explorado e as características da indústria criativa no contexto da cidade do Porto, em particular, de coletivos artísticos. Através do estudo deste modo de organização, comum na cidade, pretende-se compreender a sua forma de gestão e ação, delineando as redes de contacto criadas, o seu alcance de públicos e os modos de obtenção de apoios e fundos. Assim, esta investigação é como um convite a um diferente olhar do papel do artista, com uma melhor compreensão e apreciação das dinâmicas particulares dos coletivos artísticos como formas organizacionais e redes relacionais, tanto culturais como profissionais, em particular no meio artístico portuense. Pretende-se alcançar uma melhor leitura da posição do artista, de uma perspetiva profissional, estimado e respeitado pela sociedade e com uma maior ligação com a comunidade.