Advisor(s)
Abstract(s)
Perante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir.
Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões.
O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados.
Description
Keywords
Gestão cultural Educação Imagem fotográfica Expressão Explorar Criatividade