ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica by advisor "Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Arquitetura empresarial aplicada em Hospital público: prova de conceito no processo de marcação de consultaPublication . Silvério, Ana Ligeiro; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesEsta dissertação visa apresentar uma prova de conceito em como uma arquitetura empresarial pode beneficiar o processo de marcação de consultas numa organização de saúde. Com o intuito de contextualizar este trabalho começa-se por traçar uma panorâmica sobre os sistemas de saúde em Portugal e de que forma o processo de marcação de consultas está a ser debatido atualmente. São apresentados também os potenciais benefícios para o setor na ótica de monitorização de processos e auxílio na sua gestão. De forma a dar suporte a este trabalho, na revisão de literatura é apresentada uma perspetiva histórica e de evolução do conceito de arquitetura empresarial. Indicam-se os trabalhos iniciais de investigação, bem como os seus autores e os temas relevantes. De seguida apresentam-se os trabalhos mais recentes nesta área e entidades. São também desenvolvidas em detalhe as subáreas inerentes a uma arquitetura empresarial, bem como os principais trabalhos realizados e conceitos. O presente trabalho teve como base o levantamento do processo de marcação de consultas atual (“As Is”) num hospital público de grande dimensão, já parcialmente realizado em trabalhos anteriores de dissertação, e a seleção da norma e respetiva ferramenta de Arquitetura Empresarial para a elaboração da prova de conceito. O processo de marcação de consulta é um processo considerado crítico pelos Hospitais em geral e pela tutela do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido por isso selecionado para o presente trabalho. Associado ao processo, definiu-se a arquitetura empresarial atual que o suporta. Por fim, estabeleceu-se a relação entre processo-arquitetura empresarial-indicadores de desempenho. A prova de conceito foi realizada de forma a aplicar uma lógica de recálculo no processo de marcação de consultas, com o objetivo de identificar a relação dos indicadores de desempenho com os elementos do processo. Esta prova de conceito representa a base para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nos processos de negócio e nos sistemas de informação de suporte. É possível concluir com este trabalho que a aplicação dos conceitos de arquitetura empresarial favorecem a monitorização dos processos bem como a sua melhoria. Os elementos do processo de marcação de consultas estão expostos a fatores de risco e fatores condicionais do processo em si. É por isto necessário criar um mecanismo que os consiga identificar e processar. No entanto, é possível concluir que para que o processo de recálculo dos indicadores seja mais robusto e com melhores outcomes se devem identificar todos os riscos e fatores a que os elementos do processo estão expostos e considerá-los na prova de conceito.
- A Gestão da mudança em sistemas de Informação: a migração do sistema de gestão de doentes para aaplicação SONHO V2 no Centro Hospitalar de Leiria, EPEPublication . Marto, Vítor Manuel Antunes; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesA migração do sistema de Gestão de Doentes para a aplicação SONHO V2 foi o maior projeto de sempre na história do Centro Hospitalar de Leiria, EPE na área de Sistemas de Informação, com um enorme impacto em todos os processos da organização relacionados com a Prestação de Cuidados aos Utentes e alguns Processos Financeiros. Esta migração decorreu ao longo de 3 anos, começou com a identificação da necessidade de migrar para o SONHO V2, passou pelas fases de Configuração, Pré-arranque, Arranque, Pós-Arranque e terminou no Acompanhamento da mudança. Em cada uma destas etapas temporais foram abordadas as mudanças de diferentes componentes: Hardware, Software, Conhecimento, Predisposição e Processos. Com base numa revisão da literatura, é feita a análise desta mudança sob vários aspetos: as dimensões da mudança, os motivos, a sua classificação segundo a taxa de ocorrência, extensão e grau de planeamento, a comunicação, a resistência à mudança, as etapas, as estratégias adotadas, a posição estratégica da aplicação, os fatores críticos de sucesso, o papel dos gestores da mudança, os processos de mudança e a matriz impacto / esforço. É proposto um modelo de análise da mudança, que destaca a componente de Predisposição dos utilizadores, e é avaliada a adaptabilidade deste modelo à realidade desta migração, comparando-o igualmente com modelos de referência na literatura internacional, verificando-se o seu alinhamento.
- Modelação de processos na otimização do agendamento hospitalarPublication . Nunes, Ana Catarina Cardoso; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Rijo, Rui Pedro Charters LopesTendo em consideração que os Sistemas de Informação (SI) são em muitas áreas de negócio ferramentas base de apoio às tarefas dos colaboradores, é importante analisar de que forma estas ferramentas podem ajudar na otimização dos processos de trabalho. A área da saúde tem necessidades críticas de otimização dos seus recursos humanos por forma a garantir cada vez mais um melhor atendimento ao utente. Neste trabalho é proposta a análise dos processos de trabalho do agendamento de consultas e exames numa instituição hospitalar pública, fazendo uma análise quantitativa da complexidade destes processos. A análise realizada tem como base as tarefas executadas pelos recursos humanos e pelos SI e as decisões tomadas durante o processo de trabalho. A análise terá como indicadores a complexidade dos processos de negócio e a produtividade destes. A complexidade é medida através do Control Flow Complexity que se baseia nas decisões existentes e no número de opções possíveis no processo de trabalho. A produtividade é apresentada com base em indicadores oficiais da produção da instituição. Para documentar os processos de trabalho existentes e os processos de trabalho propostos, foi utilizada a notação Business Process Model and Notation (BPMN). A reengenharia dos processos de trabalho foi realizada com o foco automatização de tarefas com os Sistemas de Informação. No cálculo das métricas sobre os processos de trabalho propostos, foi possível verificar que a complexidade e o número de tarefas não afetado de forma significativa. Relativamente à produtividade não foi possível fazer uma análise comparativa visto o projeto ainda se encontrar na fase de implementação. Pode-se concluir com este estudo que é possível avaliar os processos de trabalho e medir o impacto das alterações a estes de duas perspetivas distintas: otimização do processo e os proveitos que a instituição obtém dessa otimização. No entanto pode-se concluir também que para que a reengenharia e a consequente análise de complexidade seja realizada de forma mais otimizada é necessário avaliar as tarefas do utilizador e dos SI de forma independente, pois as suas decisões têm impactos distintos nos processos.