ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva"
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- Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.Publication . Ferreira, Patrícia Sofia Fialho; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação de uma sequência didática sobre eletricidade, com enfoque numa perspetiva de ensino IBSE, para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de cooperação por alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Pires, Ana Teresa Santos; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva expõe-se uma reflexão crítica e fundamentada relativamente às aprendizagens que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional, durante os contextos educativos de Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as principais dificuldades e receios sentidos. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso, de natureza qualitativa, com enfoque na implementação de uma metodologia de ensino por investigação (IBSE), assente no modelo dos 5 E´s, com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 4.º ano, procurando compreender as suas potencialidades no que concerne à aquisição de conhecimentos sobre eletricidade e ao desenvolvimento de competências de cooperação nos alunos. Desta forma, definiu-se a seguinte questão de investigação: De que forma uma sequência didática sobre eletricidade, organizada segundo o modelo dos 5E´s, pode promover o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de cooperação pelos alunos? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos, tanto ao nível das suas ideias sobre eletricidade, como do desenvolvimento de competências de cooperação.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em CiênciasPublication . Duarte, Nicole Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticosPublication . Azevedo, Fabiana Priscila Paiva; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Leão, Tatiana Jesus de Sousa; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica, devidamente fundamentada, acerca dos aspetos considerados como mais relevantes decorrentes das Práticas Pedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, sendo identificadas as aprendizagens mais significativas para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da futura professora. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de natureza qualitativa, recorrendo à implementação de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de compreender os contributos desta metodologia na evolução das ideias dos alunos sobre a temática do sistema urinário. Assim sendo, definiu-se a seguinte questão de investigação: Em que medida a participação numa sequência pedagógico-didática sobre o sistema urinário recorrendo à Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas potenciou a evolução de conceções por alunos do 6.º ano? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos ao nível das suas ideias sobre o sistema urinário, proporcionando ocasiões para o desenvolvimento de competências de comunicação, de resolução de problemas, de raciocínio, de pensamento crítico e competências de tomada de decisões e atitudes.