ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.Publication . Ferreira, Patrícia Sofia Fialho; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra- se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a segunda, a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no 1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas quer a nível profissional, pessoal e social. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada na produção, propagação e receção do som promoveu a evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças, sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Os dados indicam ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação de uma sequência didática sobre eletricidade, com enfoque numa perspetiva de ensino IBSE, para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de cooperação por alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Pires, Ana Teresa Santos; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva expõe-se uma reflexão crítica e fundamentada relativamente às aprendizagens que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional, durante os contextos educativos de Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as principais dificuldades e receios sentidos. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso, de natureza qualitativa, com enfoque na implementação de uma metodologia de ensino por investigação (IBSE), assente no modelo dos 5 E´s, com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 4.º ano, procurando compreender as suas potencialidades no que concerne à aquisição de conhecimentos sobre eletricidade e ao desenvolvimento de competências de cooperação nos alunos. Desta forma, definiu-se a seguinte questão de investigação: De que forma uma sequência didática sobre eletricidade, organizada segundo o modelo dos 5E´s, pode promover o desenvolvimento de conhecimentos e de competências de cooperação pelos alunos? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos, tanto ao nível das suas ideias sobre eletricidade, como do desenvolvimento de competências de cooperação.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em CiênciasPublication . Duarte, Nicole Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticosPublication . Azevedo, Fabiana Priscila Paiva; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Leão, Tatiana Jesus de Sousa; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica, devidamente fundamentada, acerca dos aspetos considerados como mais relevantes decorrentes das Práticas Pedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, sendo identificadas as aprendizagens mais significativas para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da futura professora. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de natureza qualitativa, recorrendo à implementação de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de compreender os contributos desta metodologia na evolução das ideias dos alunos sobre a temática do sistema urinário. Assim sendo, definiu-se a seguinte questão de investigação: Em que medida a participação numa sequência pedagógico-didática sobre o sistema urinário recorrendo à Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas potenciou a evolução de conceções por alunos do 6.º ano? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos ao nível das suas ideias sobre o sistema urinário, proporcionando ocasiões para o desenvolvimento de competências de comunicação, de resolução de problemas, de raciocínio, de pensamento crítico e competências de tomada de decisões e atitudes.
- Refletindo sobre vivências pedagógicas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e Pensamento Crítico, uma competência em desenvolvimento no 5.º ano de escolaridadePublication . Ferreira, Filipa Nunes; Pinto, Hélia Gonçalves; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e encontra-se organizado em duas partes: a primeira parte intitulada de dimensão reflexiva e a segunda parte intitulada de dimensão investigativa. Na Dimensão Reflexiva apresento uma reflexão sobre as experiências que considero mais significativas, destacando dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas ao longo de todo o meu percurso da Prática Pedagógica. Porém, início esta dimensão com a apresentação do contexto e intervenientes das Práticas Pedagógicas, para depois passar à reflexão propriamente dita. Esta recai nas Metodologias ativas de ensino e aprendizagem (Ensino Exploratório, Gallery Walk, Sala de Aula Invertida e Atividades Práticas e Experimentais), onde reflito sobre a influência da sua aplicação na Prática Pedagógica, e na Avaliação como regulação das aprendizagens, onde reflito sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Na Dimensão Investigativa apresento uma investigação realizada, com o intuito de compreender o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico ao nível da análise de argumentos, com base na Taxonomia de Ennis (1985), numa turma de 5.º ano de Ciências Naturais do 2.º CEB. Para atingir este objetivo implementei uma sequência didático pedagógica, com base no modelo dos 5E, desenvolvida intencionalmente, sobre a temática “Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio”. A presente investigação adotou o carácter qualitativo, sendo a mesma uma investigação sobre a prática. A análise dos dados recolhidos, consistiu numa análise de conteúdo, através de tabelas de categorização. Os resultados obtidos, evidenciam que ocorreu uma evolução ao nível do desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico elencadas, ainda que, de forma variável. Os alunos que evidenciaram capacidades de pensamento crítico no teste diagnóstico, foram os alunos nos quais foi notória uma maior evolução, embora não tenha sido possível aferir uma evolução em todas as capacidades de pensamento crítico elencadas. Reconhecese, também, que o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico requer tempo, resultando numa maior eficiência aquando da ocorrência de experiências anteriores.
