Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório retrata o percurso da professora-investigadora ao
longo da Prática Pedagógica Supervisionada no Mestrado em Ensino
do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este encontra-
se dividido em duas partes, a primeira, a dimensão reflexiva e a
segunda, a dimensão investigativa.
A dimensão reflexiva contempla uma análise crítica acerca das situações
vivenciadas pela estudante, ao longo das Práticas Pedagógicas no
1.º e 2.º CEB, que contribuíram para suas aprendizagens mais significativas
quer a nível profissional, pessoal e social.
Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado no 4.º ano
do 1.º CEB, acerca dos contributos da implementação de uma sequência
pedagógico-didática sobre o som. A investigação trata-se de um estudo
de caso, de caráter qualitativo, sendo a questão de investigação: De que
modo a participação numa sequência pedagógico-didática centrada
na produção, propagação e receção do som promoveu a
evolução de conceções e a mobilização de competências por alunos
do 4.º ano do 1.º CEB?. Os dados recolhidos e posteriormente
analisados ainda que revelando uma evolução nas ideias das crianças,
sobre os assuntos em estudo, permitiram uma reflexão sobre as propostas
de atividades da sequência pedagógico-didática e o desenvolvimento
profissional da professora-investigadora. Os dados indicam
ainda que os alunos mobilizaram competências de áreas identificadas
no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Description
Keywords
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ensino da matemática Ensino das Ciências Naturais Aprendizagem