ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens
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Browsing ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens by advisor "Morouço, Pedro Gil Frade"
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- Atividade Física e Diabetes tipo 1 em crianças: estudo de caso para análise de variações das concentrações glicémicas ao longo de 6 mesesPublication . Cardoso, Vânia Filipa Eugénio; Morouço, Pedro Gil FradeConsiderada como uma das mais importantes doenças crónicas na infância, a diabetes mellitus tipo 1 foi a base para a realização deste estudo de caso. A fim de conhecer e compreender as variações das concentrações glicémicas numa criança desportista com diabetes tipo 1, ao longo de 6 meses, foram efetuados registos diários das suas concentrações de glicémia em 5 diferentes momentos do dia (antes das refeições e durante o sono); registo dos momentos de prática de exercício físico; entrevista à enfermeira responsável pelo acompanhamento do referido indivíduo; conversas com os progenitores e uma recolha bibliográfica que esclarecesse toda a dinâmica e rotinas de crianças com diabetes mellitus tipo 1, bem como o seu efeito na prática desportiva, tentando perceber os benefícios que poderá induzir perante esta condição de saúde. Através da associação entre os resultados obtidos e a revisão literária, foi possível perceber a causa de ocorrência de híper e hipoglicémias. Ademais, foi possível inferir que a prática desportiva em crianças com diabetes mellitus tipo 1 é, na grande maioria dos casos, benéfica. Concluindo, o desporto proporciona, para além dos efeitos já conhecidos, uma diminuição na insulina necessária para um adequando equilíbrio glicémico e adaptações fisiológicas que melhoram a condição de saúde.
- Destreza Manual e Destreza Pedal em Crianças com Transtornos do DesenvolvimentoPublication . Caixeiro, Carla Sofia Menezes dos Santos; Morouço, Pedro Gil FradeO presente estudo pretendeu avaliar e comparar a destreza manual e a destreza pedal em função do sexo, idade e etiologia, assim como analisar possíveis assimetrias entre os lados dominante e não dominante. Métodos: a amostra foi constituída por 7 elementos do sexo feminino e 9 elementos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, que realizaram dois testes de destreza manual de Minnesota (teste de colocação, cujo objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue colocar os discos nos orifícios do tabuleiro usando apenas uma mão; teste de volta, em que o objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue pegar nos discos com uma mão, virá-los com a outra e voltar a colocá-los nos orifícios do tabuleiro) e um teste de destreza pedal – tapping pedal (que tem o objetivo de registar quantas vezes o participante consegue tocar em ambos os autocolantes durante 10 segundos, primeiro com o pé dominante e depois com o pé não dominante). Resultados: foram observados altos níveis de assimetria na destreza para ambas as mãos e pés, para todas as crianças, e independentemente da sua etiologia. Além disso, fortes e até muito fortes correlações foram obtidas entre o lado dominante e não dominante. Não foram observadas diferenças entre os grupos (sexo, idade e etiologia). Conclusões: os transtornos do desenvolvimento em crianças são um grande problema para a sociedade atual, criando dificuldades extremas aos pais, enquanto cuidadores dos seus filhos. Os resultados do presente estudo, ajudam a caracterizar os níveis de destreza em crianças com etiologia diferente. Assim, podem fornecer insights significativos para desenvolver estratégias de trabalho com o objetivo de aumentar a coordenação motora dessas crianças.
- Os Efeitos do Treino Funcional TeensPublication . Nunes, Mariana Filipa Ortigoso; Morouço, Pedro Gil FradeEste estudo teve como objetivo analisar os efeitos do treino funcional teens em adolescentes praticantes da modalidade. Pretendeu-se analisar os efeitos que o treino funcional teria na aptidão física em praticantes de treino funcional teens. A amostra foi constituída por 9 adolescentes, 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos que se voluntariaram para participar no estudo. Os critérios para a inclusão no estudo foram: (i) a participação nos três momentos de avaliação realizados, e (ii) uma frequência aos treinos do período da pesquisa acima dos 80%. Este estudo foi desenvolvido em conformidade com os planos de treinos da turma de treino funcional em questão, voltados para um desenvolvimento integral do jovem e para uma melhor qualidade de vida. No início do estudo esclareceram-se as finalidades do estudo e os procedimentos aos quais os alunos seriam submetidos. Ao longo do estudo realizaram-se três testes: (i) teste de resistência anaeróbica ou teste de burpees; (ii) o teste de força e resistência abdominal e (iii) o teste de força e resistência dos membros inferiores. As recolhas foram realizadas 3 vezes ao longo do período da pesquisa que foi de 6 meses. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, a performance dos adolescentes, após os 6 meses de prática de treino funcional é superior ao do início do estudo. Verificou-se que a assiduidade nos treinos assim como o desempenho nos mesmos foi relativamente superior aos testes iniciais. Foi também possível verificar que o crescimento da performance nos alunos foi progressivo quando olhamos para os três momentos da avaliação, ou seja, obteve diferenças estatisticamente significativas na melhoria da performance dos alunos, nos três momentos. A importância de um treino contínuo é visível nos efeitos observados neste estudo para que o adolescente tenha uma qualidade de vida. Cabe aos treinadores dos adolescentes incluir um tipo de treino motivacional, para que a continuidade no treino tenha uma percentagem positiva e assim os benefícios sejam ainda mais visíveis na prática do treino funcional.
- Efeitos induzidos por treino complementar de força em basquetebolistas adolescentesPublication . Silva, Fernando Xavier Lima da; Morouço, Pedro Gil FradeO estudo teve por objetivo analisar os efeitos induzidos por sessões adicionais de treino de força em adolescentes praticantes de basquetebol. Mais especificamente, pretendeu-se comparar dois programas de treino (um baseado na teoria do treino integrado e outro no treino integrado com um trabalho complementar de treino de força recorrendo ao peso do próprio corpo) ao nível da aptidão física em praticantes de basquetebol sub-14. A amostra foi constituída por 12 jogadores que se voluntariaram para participar no estudo. Após uma avaliação inicial, a amostra foi dividida em 2 grupos homogéneos. Um dos grupos, grupo experimental (GE) realizou 8 semanas de treino integrado, mais um trabalho complementar de treino de força valendo-se do peso do próprio corpo, ao mesmo tempo que o grupo de controlo (GC) apenas realizou o treino integrado. Após 8 semanas houve lugar a nova avaliação (avaliação final). As avaliações foram realizadas sempre no mesmo local, com os mesmos membros da equipa de investigação a proceder às recolhas, e no mesmo período do dia. Após um aquecimento mio-articular de 10 min as avaliações consistiram nos seguintes testes: (i) lançamento da bola medicinal 2kg; (ii) salto vertical com contramovimento sem mobilização dos membros superiores; (iii) com mobilização dos membros superiores; (iv) sprint de 22 m; (v) agilidade sem bola; (vi) e com bola. Os resultados finais indicaram que o GE melhorou significativamente a força nos membros superiores medida através do lançamento da bola medicinal. Tendo-se verificado que a utilização dos 6 exercícios selecionados, através do incremento de volume de duas em duas semanas, promoveu em apenas oito semanas de trabalho, melhorias significativas de desempenho que rondaram os 10% relativamente ao teste inicial. Foi também possível verificar que, ao nível da agilidade com bola, as 8 semanas de aplicação do trabalho complementar não foram suficientes para promover incrementos significativos. No entanto, ao nível da agilidade sem bola, os jogadores do GE conseguiram ver esta capacidade melhorada, demonstrando uma maior facilidade na mudança de direção e deslocamento lateral e a retaguarda em comparação à avaliação inicial. Ao nível da força inferior, verificou-se que fazendo comparação entre os dois momentos de avaliação, ao nível do salto sem uso dos membros superiores, nenhum dos grupos obteve diferenças estatisticamente significativas na melhoria desta componente, nos dois momentos. Já quando foi permitido o uso dos membros superiores para balancear o corpo, foram observadas melhorias de rendimento no GE. Ao nível da velocidade, por se tratar de velocidade pura, i.e. todos os esforços foram abaixo dos 5s na totalidade dos jogadores, além disso foi possível verificar que, as oito semanas de aplicação do trabalho complementar, não foram suficientes para promover diferenças significativas em ambos os grupos nos dois momentos. Assim, as diferenças obtidas entre os grupos reforçam a importância que um trabalho de força complementar tem para praticantes de basquetebol adolescentes. Pelo que, os treinadores desta faixa etária deverão procurar incluir trabalho multifuncional na prescrição de treino, de forma a visar uma aptidão física adequada para a prática da modalidade.
- O ensino e o treino da natação num clube do Baixo MondegoPublication . Santos, Valdemar Andrade dos; Morouço, Pedro Gil FradeA concretização deste relatório de estágio expõe o caminho percorrido na modalidade da natação no Clube Infante de Montemor, na época desportiva de 2016/17. Nele podemos ver descritas considerações sobre a conceção, planeamento e operacionalização do ensino e do treino desta modalidade desportiva. A par disso, podemos ver descritas apreciações sobre questões relacionadas com o salvamento e segurança na água de crianças e jovens. Todo este processo foi elaborado por tomadas de decisões, reflexões e fundamentações sobre a teoria, prática e metodologias do ensino e treino da natação, baseadas na articulação de diversos conceitos e temas retratados na literatura (Intervenção no ensino da natação; o saber, o saber fazer e o fazer; métodos e estilos de ensino; estratégias de organização; evolução qualitativa; qualidade no ensino; organização da natação pura desportiva; escalões competitivos; preparação desportiva a longo prazo; avaliação e orientação dos atletas; planeamento e periodização do treino; programa de salvamento e segurança na água; ações educativas e de sensibilização, entre outros). O presente relatório apresenta a partilha do trabalho realizado no terreno e poderá contribuir para a valorização e evolução da modalidade natação, dado os conteúdos nele retratados. O mesmo expressa as aprendizagens devolvidas pela prática nas vertentes do ensino e do treino da natação com crianças e jovens.
- Influencia del salto de cuerda en la coordinación, velocidad, agilidad y resistencia cardiorrespiratoriaPublication . Lagos, Santos Edgardo Canales; Morouço, Pedro Gil FradeSiendo el interés de este trabajo poder determinar si la práctica sistemática del salto de cuerda puede producir efectos positivos en cuatro elementos de la aptitud física en jóvenes estudiantes durante un periodo escolar, el principal objetivo de este trabajo de investigación fue analizar la influencia del salto de cuerda sobre la resistencia cardiorrespiratoria, la velocidad, la agilidad y la coordinación motora en jóvenes en edades entre los 12 y 14 años de edad. La muestra fue constituida por 30 estudiantes del sexo masculino. La media de edad fue de 12.8 ± 0.96 años, la masa corporal 49.5 ± 11.26 y la altura 1.6 ± 0.08. Fueron formados tres grupos: grupo experimental 1 (N=10), grupo experimental 2, (N=10) y grupo control. El grupo experimental 1 entrenó salto de cuerda durante 7 semanas 3 veces por semana utilizando solo el salto básico como estilo de salto, el grupo experimental 2 entrenó durante 10 semanas 3 veces por semanas utilizando 6 estilos diferentes: Basic bounce, Alternate- foot step, Side straddle, Forward stradde, Skier’s jump, Bell jump, y el grupo control solo dedicó sus prácticas a la clase de Educación Física. Para evaluar el rendimiento de los jóvenes se elaboró un protocolo compuesto por cuatro test de aptitud física, el test de ida y vuelta de 20 metros shuttle-run test” propuesto por Legér y Lambert (1982); test coordinación motora (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) de Kiphard y Schilling (1976); test de velocidad de 20 metros y test de agilidad del cuadrado. Para el análisis estadístico se utilizó el análisis de varianza (ANOVA). Los resultados en el post test demostraron resultados significativos en los dos grupos experimentales en la velocidad (P <0.05), en la agilidad (p <0.05), en la resistencia cardiorrespiratoria (p< 0.05) y en la coordinación (p<0.05). Frente a los resultados presentados se concluye que 10 semanas de salto de cuerda produce resultados significativos sobre la aptitud física en jóvenes estudiantes.
- Lesões desportivas no futsal feminino universitárioPublication . Bernardino, Ângela Marcelino; Morouço, Pedro Gil FradeIntrodução: A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Atualmente, tem cerca de 8000 jovens atletas filiados participantes em 43 modalidades coletivas e individuais. O futsal, neste momento, é a modalidade mais praticada no âmbito escolar, contando com 35 mil praticantes. A seguir ao futebol, o futsal é a modalidade mais escolhida pelos atletas portugueses. É importante termos em consciência que a prática desta modalidade, assim como de qualquer outra atividade desportiva, apesar de trazer muitos benefícios para a saúde dos jovens praticantes também tem associados riscos de lesões e para se poder reduzir estes riscos deve-se recorrer a estudos de epidemiologia das lesões para se estabelecerem programas de prevenção eficazes. Neste sentido, propus-me caraterizar as lesões no futsal feminino universitário em Portugal de forma a criar estratégias preventivas para que se possa minimizar a incidência das mesmas. Material e métodos: Foi desenhado um estudo observacional transversal, tendo sido aplicado um questionário às jogadoras de futsal feminino universitário na época 2014/2015. O questionário é constituído por 17 questões de resposta aberta e fechada e avalia a prevalência e caraterísticas das lesões nas jogadoras durante a referida época e anteriores. Resultados: Das respostas obtidas, 47,45% (n= 65) das jogadoras tiveram lesão. O local anatómico mais atingido é o Pé/Tornozelo (34,8 %), e o tipo de diagnóstico mais prevalente é de lesão muscular (38,14%). Quanto ao gesto técnico e ao mecanismo de lesão, a respostas revelam que o movimento de torção/rotação (36,14%) é o grande causador de lesões e a maioria ocorrem por contato (40,44%). Quanto à perspetiva de gravidade da lesão, a maior parte atribuiu uma gravidade moderada à sua lesão (74,43%), considerando-a muito grave em apenas 2%. Em 49,35% dos casos, foi o fisioterapeuta quem fez o diagnóstico e em 11,68% nenhum profissional atribuiu um diagnóstico. Conclusões: Os resultados demonstram que as lesões no futsal feminino são muito prevalentes nomeadamente no pé/tornozelo e joelho. Sublinha-se a necessidade de se desenvolverem programas de prevenção.
- Monitorização da carga de treino em Futsal: estudo piloto com jogadores amadores juniores e senioresPublication . Marques, Sérgio Antunes; Morouço, Pedro Gil FradeEste foi um estudo piloto que pretendeu monitorizar a carga de treino em Futsal, com jogadores amadores juniores e seniores. A amostra do presente estudo foi composta por 8 jogadores de Futsal do sexo masculino, 4 juniores com idade média de 16.5±0.5 anos (estatura de 1.67±0.04 m e 59.2±2.21 Kg de massa corporal) e 4 seniores com idade média de 27.2±2.7 anos (estatura de 1.71±0.05 m e 69.7±7.5 Kg de massa corporal). Os jogadores competiam nos campeonatos distritais amadores de Futsal, na sua categoria, organizados pela Associação de Futebol de Leiria. Para a realização deste estudo recorreu-se a 4 unidades do ZephyrTM BioHarnessTM System (Zephyr Technology, Auckland, New Zealand). Trata-se de um sistema de monitorização wireless de dados fisiológicos e que tem a capacidade de medir a frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e acelerometria (ACC). Os resultados obtidos mostram que o sistema utilizado registou as variáveis que se pretendiam estudar, sem limitações para o atleta, isto é, sem cabos ou artefactos, que limitassem os movimentos durante a unidade de treino. Verificou-se também que, no somatório de 8 unidades de treino, a frequência cardíaca média no grupo de juniores foi mais elevada do que a dos jogadores seniores (p = 0.029). A monitorização permitiu avaliar a intensidade das unidade de treino, permitindo identificar as respostas fisiológicas por jogador e por treino. Utilizando esta tecnologia é possível fazer um acompanhamento monitorizado de cada atleta por forma a analisar a sua adaptação e evolução fisiológica e fazer uma prescrição/planificação da sessão de treino mais adaptada a cada atleta.
- Satisfação com a Imagem Corporal em Adolescentes do Ensino Secundário: relação com a prática de atividade físicaPublication . Mendes, Neiza Viviana Ferreira; Morouço, Pedro Gil FradeO exercício físico faz cada vez mais parte do quotidiano da maioria da população, no entanto, nem toda a gente tem a perceção dos inúmeros benefícios deste. Cada vez mais ginásios e espaços ao ar livre estão repletos de pessoas a praticar exercício físico e cada vez mais existem mais jovens preocupados com a sua condição física. Relacionado com a prática de exercício físico está a imagem corporal e a perceção que cada sujeito tem do seu corpo. Surge, assim, a curiosidade de perceber se os jovens estão satisfeitos com a sua imagem corporal e com a sua vida. O objetivo central deste estudo prende-se com a imagem corporal associada à prática de atividade física, à satisfação com a vida e ao IMC. Para estudar a satisfação com a imagem corporal, a satisfação com a vida, o nível de atividade física habitual, foi aplicado um questionário a jovens estudantes do ensino secundário utilizando a Escala de Silhuetas de Stunkard, o questionário de Diener e o questionário de Baecke, respetivamente. De uma forma geral, foi possível constatar que as raparigas apresentam um menor grau de satisfação com a sua imagem corporal, em relação aos rapazes. Identificaram-se relações significativas entre o IMC com a satisfação com a vida e com o grau de satisfação de imagem corporal. Relativamente ao exercício físico, esta variável não demonstrou diferenças entre os praticantes e não praticantes para as variáveis estudadas, no entanto, obteve-se uma maior percentagem de indivíduos insatisfeitos com a sua imagem corporal no grupo de jovens não praticantes. Concluindo, os sujeitos estão insatisfeitos com a sua imagem corporal porque idealizam uma imagem corporal menos volumosa, sendo estes os que apresentam IMC maior e mais insatisfação com a vida.