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ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens

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  • Relatório de Estágio na ADCR do Bairro dos Anjos - Leiria
    Publication . Jorge, Bruno Micael Loureiro; Amaro, Nuno Miguel Pires Alves
    A elaboração do presente relatório de estágio relata o percurso traçado na natação na Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos, na época desportiva 2018/2019, bem como o desenvolvimento de outras tarefas desde a intervenção no trabalho em ginásio e criação da respetiva base de dados, à criação de vídeos técnicos e planeamento/ intervenção nas férias desportivas. O documento é composto pela caracterização da instituição, objetivos de estágio, descrição de tarefas e cronograma, reflexão das tarefas de estágio e por fim uma reflexão final. O relatório partilha todas as tarefas desenvolvidas durante o estágio, desde assistir a aulas de outros técnicos e tirar notas, até ao momento em que o estagiário atinge a autonomia total em alguns aspetos. Neste mesmo documento, estão inseridas reflexões e tomadas de decisão sustentadas com a literatura, expressando as aprendizagens da prática do ensino da natação.
  • Relatório final de estágio realizado no parque de diversões Feijão Verde de Leiria
    Publication . Lopes, Sara Marques; Coelho, Luís Pedro Inácio
    O atual relatório de estágio está inserido no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio decorreu no parque de diversões Feijão Verde, em Leiria, diretamente ligado a atividades lúdicas para crianças, festas de aniversário para crianças e adultos e uma academia de apoio ao estudo. O objetivo primordial do estágio consiste em trabalhar as diferentes capacidades motoras através de jogos e atividades lúdicas a concretizar todo ao longo do estágio, aplicando os conhecimentos e aptidões adquiridos no 1º ano de mestrado, bem como em todo o percurso académico. O estágio divide-se em três etapas: Observação, Intervenção e Gestão. Inicialmente, faz-se a apresentação da entidade acolhedora, nomeadamente os objetivos da instituição, a caracterização do espaço físico, dos recursos humanos e das crianças que a frequentam. Posto isto, segue-se a fase de Intervenção, momento em que as atividades lúdicas são postas em prática e o contacto com público-alvo é direto. A gestão diz respeito à etapa em que comecei a desempenhar as funções da direção do Feijão Verde. Inicialmente, acompanhada pela diretora que me foi instruindo e, nas últimas semanas de estágio de forma autónoma. Após o término do estágio e fazendo uma análise a todo o processo, sinto que adquiri uma crescida aprendizagem de carácter pessoal e profissional. Com o auxílio da Dr.ª Vânia Lisboa Francisco, consegui definir as minhas dificuldades e como superá-las. De forma global, tenho o sentimento de dever cumprido, não só por ter atingido os objetivos a que me propus, mas também por ter desempenhado outras funções de carácter relevante para o bom funcionamento da entidade.
  • Os Efeitos do Treino Funcional Teens
    Publication . Nunes, Mariana Filipa Ortigoso; Morouço, Pedro Gil Frade
    Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos do treino funcional teens em adolescentes praticantes da modalidade. Pretendeu-se analisar os efeitos que o treino funcional teria na aptidão física em praticantes de treino funcional teens. A amostra foi constituída por 9 adolescentes, 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos que se voluntariaram para participar no estudo. Os critérios para a inclusão no estudo foram: (i) a participação nos três momentos de avaliação realizados, e (ii) uma frequência aos treinos do período da pesquisa acima dos 80%. Este estudo foi desenvolvido em conformidade com os planos de treinos da turma de treino funcional em questão, voltados para um desenvolvimento integral do jovem e para uma melhor qualidade de vida. No início do estudo esclareceram-se as finalidades do estudo e os procedimentos aos quais os alunos seriam submetidos. Ao longo do estudo realizaram-se três testes: (i) teste de resistência anaeróbica ou teste de burpees; (ii) o teste de força e resistência abdominal e (iii) o teste de força e resistência dos membros inferiores. As recolhas foram realizadas 3 vezes ao longo do período da pesquisa que foi de 6 meses. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, a performance dos adolescentes, após os 6 meses de prática de treino funcional é superior ao do início do estudo. Verificou-se que a assiduidade nos treinos assim como o desempenho nos mesmos foi relativamente superior aos testes iniciais. Foi também possível verificar que o crescimento da performance nos alunos foi progressivo quando olhamos para os três momentos da avaliação, ou seja, obteve diferenças estatisticamente significativas na melhoria da performance dos alunos, nos três momentos. A importância de um treino contínuo é visível nos efeitos observados neste estudo para que o adolescente tenha uma qualidade de vida. Cabe aos treinadores dos adolescentes incluir um tipo de treino motivacional, para que a continuidade no treino tenha uma percentagem positiva e assim os benefícios sejam ainda mais visíveis na prática do treino funcional.
  • Efeito de uma interrupção letiva na coordenação motora grossa e força de preensão manual em crianças do 1º CEB
    Publication . Henriques, Ana Bagagem; Coelho, Luís Pedro Inácio
    O desenvolvimento motor é considerado um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras (Haywood & Getchell, 2004). Contudo, é na etapa entre os 6 e os 10 anos de idade, que se devem criar oportunidades para adquirir e desenvolver as mais diversas habilidades motoras básicas. Na fase de grande vigor do desenvolvimento global da criança, a atividade física, nomeadamente a EEFM, no contexto escolar, é considerada como um meio de valorização da formação corporal pelo acesso a um leque muito variado de experiências motoras (Martins et al., 2015). O presente estudo teve como objetivo analisar como varia os desempenhos da CMG e da FPM das crianças do 1.º CEB por efeito da interrupção letiva da Páscoa. Fizeram parte deste estudo 72 crianças do 1.º CEB, 39 crianças do 2.º ano com idades compreendidas entre 7 e 9 anos de idade (7,9±0,5) e 33 crianças do 4.º ano com idades entre os 9 e 11 anos de idade (9,9±0,4). Como instrumento de avaliação foram utilizados a Bateria de Testes KTK, um dinamómetro manual digital, o Questionário IPAQ, uma balança e um estadiómetro. Os resultados demonstraram que as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM (p=0,000) no momento após a interrupção letiva da Páscoa. Em relação à Variação da FPM, esta foi semelhante para ambas as mãos (dominante e não dominante) (p>0,05), sendo que foram os rapazes quem apresentaram valores superiores, em ambos os momentos. Ao mencionar quem frequentou e quem não frequentou ATL no decorrer da interrupção letiva, tanto uns como os outros apresentaram valores semelhantes na Percentagem da CMG bem como na FPM e na Variação da FPM (p>0,05), concluindo que o facto de as crianças frequentarem ou não ATL não influenciou os níveis de desempenho da CMG e da FPM em ambos os momentos. iii Relativamente ao grupo Sexo, a Percentagem da CMG aumentou no momento após para todos os sexos (p≤0,05), todavia são os rapazes que apresentam níveis superiores, em ambos os momentos. No que concerne ao grupo Ano Escolar, na FPM (mão dominante e mão não dominante), ambos os anos escolares aumentaram os seus desempenhos, tanto no momento antes como no após (p≤0,05). Na Variação da FPM, os valores mantiveram-se semelhantes em ambos os anos escolares e em ambas as mãos (p>0,05). Na Percentagem da CMG, esta apresenta valores semelhantes em ambos os momentos (p>0,05), contudo, as crianças do 2.º ano apresentam desempenhos superiores aos do 4.º ano, concluindo-se que é um facto estranho e difícil de explicar. Salienta-se ainda, que tanto a Percentagem da CMG e da FPM apresentam correlação em ambos os anos escolares (p=0,000), concluindo-se que quanto maior o desempenho na CMG maior é o desempenho na FPM. Ainda assim, conclui-se que o facto de as crianças frequentarem ou não o ATL, serem do sexo feminino ou masculino, não influenciou o tempo que permaneceram sentadas, não se evidenciando correlação com os desempenhos da CMG e da FPM (p>0,05). Do mesmo modo, o facto de as crianças serem do sexo feminino ou masculino ou serem do 2.º ou 4.º ano também não influenciou as horas diárias passadas na escola (p>0,05). Foi possível concluir que, de uma forma geral, as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM, no decorrer da interrupção letiva da Páscoa.
  • Health Club Corpo Livre
    Publication . Mendes, Daniela Simões Cabete; Coelho, Luís Pedro Inácio; Cruz, João Luís Caneva Moutinho Ribeiro
    O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens do Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Estágio que decorreu no Ginásio Health Club Corpo Livre. Com este relatório pretende-se essencialmente fazer uma ponte entre a componente académica e prática comum na área de desporto. Este estágio final de ano, teve como principal objetivo aplicar os conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo de todo o percurso académico, assim como desenvolver competências pessoais e profissionais, para que o ponto de partida para um currículo profissional seja o mais real possível para a integração do mercado de trabalho. Este relatório encontra-se estruturado de forma a descrever as atividades planeadas e desenvolvidas ao longo do estágio. Desta forma estão relatadas as seguintes tarefas, planeamento e controlo do treino, avaliações e prescrição do exercício e lecionação de aulas de natação de diferentes níveis de aprendizagem. Para realizar estas tarefas com o devido rigor científico necessitei de analisar a literatura existente. Assim, desenvolvi o meu conhecimento acerca destas áreas, tais como, metodologias do treino para alcançar os objetivos dos clientes, métodos para melhorar a qualidade das avaliações e prescrição do exercício e estratégias para aperfeiçoar as aulas de natação. Apos a finalização do estágio e fazendo uma retrospetiva, penso que consegui cumprir com a maior parte dos objetivos proposto, embora algum possa ter falhado inicialmente, mas penso que tenha sido corrigido ao longo do tempo. O presente relatório relata todas as experiências vivenciadas neste estágio e o respetivo enriquecimento profissional e pessoal que proporcionou através da passagem pelas diferentes modalidades e públicos que frequentam o ginásio.
  • Gymboree – Programa de Desenvolvimento Infantil
    Publication . Lagoa, Carolina Pinto; Coelho, Luís Pedro Inácio
    O atual relatório de estágio está inserido no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O Estágio decorreu no centro Gymboree que está ligado ao desenvolvimento saudável dos bebés e das crianças sendo uma organização que trabalha com famílias, e escolas, desenvolvendo aulas baseadas nos seus próprios programas, criados por especialistas de todas áreas tendo sempre por base o desenvolvimento infantil, com o principal objetivo do enriquecimento educativo para as crianças e para os seus pais. O objetivo primordial do estágio é conseguir aplicar todos os conhecimentos e aptidões que foram sendo adquiridos não só ao longo de todo o mestrado, bem como em todo o percurso académico, sendo essencial para conseguirmos desenvolver competências que sejam úteis para a nossa vida pessoal e profissional, fazendo-nos crescer enquanto seres humanos em constante evolução. O trabalho desenvolvido no estágio está diretamente ligado a atividades incluídas no programa Gymboree juntos das escolas (creches e jardins de infância), adequadas a cada idade com o objetivo de desenvolver capacidades cognitivas, físicas e sociais das crianças, enquanto brincam. Este programa centra-se na criança como um todo, com o objetivo de as ajudar a adquirir as competências chave – capacidades motoras, sociais e de autoestima – de que irão necessitar para se tornarem adultos confiantes, felizes e bem-sucedidos. Após a conclusão do estágio e fazendo uma análise a todo o processo, sinto que tive pouco espaço para criar atividades, pois o programa Gymboree assim não o permite, mas no geral tenho o sentimento de dever cumprido pois consegui atingir todos os objetivos a que me propus bem como ultrapassar alguns medos. Apesar de algumas dificuldades iniciais o feedback foi muito positivo. O presente relatório descreve o período de Estágio, assim como alguns aspetos que durante este processo considerei importantes para um bom desenvolvimento infantil.
  • Vida Saudável na Pré-Escola
    Publication . Matos, Ana Carolina Ferreira; Vaz, Daniela Maria Barroso de Moura Cipreste
    O presente Relatório de estágio, pretende contribuir para o estudo do comportamento e das preferências alimentares de um grupo de crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos de idade). O estudo consistiu numa investigação experimental, com duração de 8/9 meses, via aplicação de questionário de preferências alimentares (QCA) e recolha de medidas antropométricas, antes e após aplicação de programa de intervenção mensal de promoção de saúde alimentar e atividade física. Os principais objetivos da intervenção consistiram em: I) Caraterizar e analisar as escolhas alimentares das crianças, antes e após a intervenção; II) Analisar parâmetros antropométricos das crianças, antes e após a intervenção; III) Promover, de forma criativa e diversificada, a literacia em saúde alimentar e na adoção de um estilo de vida saudável; IV) Proporcionar momentos de desenvolvimento físico/atividade física e apresentar diversas formas de aproveitar o tempo, com base em atividades físicas, como a dança, a imitação gestual e a realização de percursos e tarefas de carater motor. A amostra que participou na intervenção é constituída por 136 crianças, com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, a frequentar o ensino pré-escolar, no Conselho de Ansião, distrito de Leiria. Os resultados da intervenção revelaram, primeiramente, que os pais e as crianças estavam recetivos a esta intervenção (interesse mostrado nas reuniões, pelos pais e nas primeiras conversas, pelas crianças e também na autorização/participação enviada aos pais, sendo que foram autorizadas a participar, todas as crianças das pré-escolas do Concelho do Ansião). Adicionalmente, os resultados mostraram que, após a intervenção, as crianças modificaram as suas preferências alimentares, como comprovaram os dados obtidos através da aplicação do questionário QCA, bem como, apresentaram menores valores de IMC e percentil de IMC, posicionando-se em maior numero na categoria “normal” e menos nas categorias “sobrepeso” e “obesidade”. O estudo permitiu concluir que a implementação de um programa/intervenção mensal dirigido às crianças em idade préescolar, pode constituir uma forma eficaz de aumentar a sua literacia em saúde e iniciar processos de mudança, em relação a hábitos alimentares e físicos mais saudáveis.
  • O ensino e o treino da natação num clube do Baixo Mondego
    Publication . Santos, Valdemar Andrade dos; Morouço, Pedro Gil Frade
    A concretização deste relatório de estágio expõe o caminho percorrido na modalidade da natação no Clube Infante de Montemor, na época desportiva de 2016/17. Nele podemos ver descritas considerações sobre a conceção, planeamento e operacionalização do ensino e do treino desta modalidade desportiva. A par disso, podemos ver descritas apreciações sobre questões relacionadas com o salvamento e segurança na água de crianças e jovens. Todo este processo foi elaborado por tomadas de decisões, reflexões e fundamentações sobre a teoria, prática e metodologias do ensino e treino da natação, baseadas na articulação de diversos conceitos e temas retratados na literatura (Intervenção no ensino da natação; o saber, o saber fazer e o fazer; métodos e estilos de ensino; estratégias de organização; evolução qualitativa; qualidade no ensino; organização da natação pura desportiva; escalões competitivos; preparação desportiva a longo prazo; avaliação e orientação dos atletas; planeamento e periodização do treino; programa de salvamento e segurança na água; ações educativas e de sensibilização, entre outros). O presente relatório apresenta a partilha do trabalho realizado no terreno e poderá contribuir para a valorização e evolução da modalidade natação, dado os conteúdos nele retratados. O mesmo expressa as aprendizagens devolvidas pela prática nas vertentes do ensino e do treino da natação com crianças e jovens.
  • Influencia del salto de cuerda en la coordinación, velocidad, agilidad y resistencia cardiorrespiratoria
    Publication . Lagos, Santos Edgardo Canales; Morouço, Pedro Gil Frade
    Siendo el interés de este trabajo poder determinar si la práctica sistemática del salto de cuerda puede producir efectos positivos en cuatro elementos de la aptitud física en jóvenes estudiantes durante un periodo escolar, el principal objetivo de este trabajo de investigación fue analizar la influencia del salto de cuerda sobre la resistencia cardiorrespiratoria, la velocidad, la agilidad y la coordinación motora en jóvenes en edades entre los 12 y 14 años de edad. La muestra fue constituida por 30 estudiantes del sexo masculino. La media de edad fue de 12.8 ± 0.96 años, la masa corporal 49.5 ± 11.26 y la altura 1.6 ± 0.08. Fueron formados tres grupos: grupo experimental 1 (N=10), grupo experimental 2, (N=10) y grupo control. El grupo experimental 1 entrenó salto de cuerda durante 7 semanas 3 veces por semana utilizando solo el salto básico como estilo de salto, el grupo experimental 2 entrenó durante 10 semanas 3 veces por semanas utilizando 6 estilos diferentes: Basic bounce, Alternate- foot step, Side straddle, Forward stradde, Skier’s jump, Bell jump, y el grupo control solo dedicó sus prácticas a la clase de Educación Física. Para evaluar el rendimiento de los jóvenes se elaboró un protocolo compuesto por cuatro test de aptitud física, el test de ida y vuelta de 20 metros shuttle-run test” propuesto por Legér y Lambert (1982); test coordinación motora (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) de Kiphard y Schilling (1976); test de velocidad de 20 metros y test de agilidad del cuadrado. Para el análisis estadístico se utilizó el análisis de varianza (ANOVA). Los resultados en el post test demostraron resultados significativos en los dos grupos experimentales en la velocidad (P <0.05), en la agilidad (p <0.05), en la resistencia cardiorrespiratoria (p< 0.05) y en la coordinación (p<0.05). Frente a los resultados presentados se concluye que 10 semanas de salto de cuerda produce resultados significativos sobre la aptitud física en jóvenes estudiantes.
  • Destreza Manual e Destreza Pedal em Crianças com Transtornos do Desenvolvimento
    Publication . Caixeiro, Carla Sofia Menezes dos Santos; Morouço, Pedro Gil Frade
    O presente estudo pretendeu avaliar e comparar a destreza manual e a destreza pedal em função do sexo, idade e etiologia, assim como analisar possíveis assimetrias entre os lados dominante e não dominante. Métodos: a amostra foi constituída por 7 elementos do sexo feminino e 9 elementos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, que realizaram dois testes de destreza manual de Minnesota (teste de colocação, cujo objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue colocar os discos nos orifícios do tabuleiro usando apenas uma mão; teste de volta, em que o objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue pegar nos discos com uma mão, virá-los com a outra e voltar a colocá-los nos orifícios do tabuleiro) e um teste de destreza pedal – tapping pedal (que tem o objetivo de registar quantas vezes o participante consegue tocar em ambos os autocolantes durante 10 segundos, primeiro com o pé dominante e depois com o pé não dominante). Resultados: foram observados altos níveis de assimetria na destreza para ambas as mãos e pés, para todas as crianças, e independentemente da sua etiologia. Além disso, fortes e até muito fortes correlações foram obtidas entre o lado dominante e não dominante. Não foram observadas diferenças entre os grupos (sexo, idade e etiologia). Conclusões: os transtornos do desenvolvimento em crianças são um grande problema para a sociedade atual, criando dificuldades extremas aos pais, enquanto cuidadores dos seus filhos. Os resultados do presente estudo, ajudam a caracterizar os níveis de destreza em crianças com etiologia diferente. Assim, podem fornecer insights significativos para desenvolver estratégias de trabalho com o objetivo de aumentar a coordenação motora dessas crianças.