ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto by advisor "Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Da Matéria ao Som - Upcycling como uma ferramenta para o Design de peças de guitarraPublication . Calçada, André Manuel Barroso; Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaO projeto Da Matéria ao Som tem como objetivo a exploração de matérias provenientes de desperdícios industriais e materiais abandonados como madeiras, aço e vidro, de modo a perceber quais as suas qualidades sonoras (subjetivas) quando aplicados na produção de braços das guitarras elétricas. Neste sentido, pretende-se desenvolver braços de guitarra elétrica com materiais revalorizados, que permitam a personalização do instrumento e proporcionem diferentes sonoridades (subjetivas) e gestualidades associadas ao ato de tocar o instrumento. Pretende-se também perceber como podemos reaproveitar pequenos pedaços de materiais para desenvolver moldes e modelos que permitem auxiliar o processo de conceção e produção dos protótipos apresentados. Este projeto de investigação teórico-prático tem por base os princípios estratégicos de Upcycling e Economia Circular.
- Estratégias de eficiência na cozinhaPublication . Aboim, João Manuel Rato Faria; Frade, José Manuel Couceiro Barosa CorreiaA transformação de elementos naturais em alimentos foi, é e será um tema central na actividade humana, convocando perícia, recursos, objectos e cultura, construindo em seu redor toda uma sociabilização e estabelecendo a refeição como um cerne civilizacional. Neste cenário, ritualizado na cozinha e na sala, convergem os mais diversos elementos disponibilizados pela sociedade contemporânea para produzir a refeição e dele resultam os mais diversos resíduos. Numa sociedade, em que a consciencialização da finitude dos recursos aliada ao aumento demográfico exponencial, gerou uma atitude ecológica que se tenta difundir e aumentar num panorama multicontraditório, todas as contribuições ganham uma urgência e validade significativa, sendo neste contexto que um trabalho de investigação pelo design, dedicado ao aumento de eficiência na confecção e consumo de refeições, assume a sua contribuição. Desde a utilização da tampa até aos mais recentes electrodomésticos, que a necessidade de uma maior eficiência energética se manifestou, embora de uma maneira difusa e colateral num contexto dominado pela qualidade, diversidade gastronómica e tempo de confecção. Pela análise das práticas, dos objectos e do espaço utilizados, verifica-se que existe um potencial de economia de recursos, que se pode obter pelo design de objectos e processos, relevantes para a refeição, que alarga e complementa as acções já implementadas, constituindo uma investigação em design que aborda várias dimensões desde aspectos históricos à produção de novos objectos e processos. Um olhar renovado e orientado para a eficiência coloca questões que, não pondo em causa aspectos qualitativos e culturais da refeição, poderão modificar e/ou complementar objectos e processos, melhorando práticas, potenciando espaços e relações. A concretização de cinco objectos e as pistas de investigação sugeridas demonstram a pertinência desta proposta e são o culminar deste trabalho.
- Moldes mutantes : Variação em sériePublication . Agostinho, Vítor Rui Franco; Pires, Fernando Alípio Brízio; Frade, José Manuel Couceiro Barosa CorreiaAtravés de uma série de estratégias diferentes, pretendo desenvolver processos de conformação cerâmica de objectos que permitam variação de forma a partir de um mesmo molde. A variação de forma é conseguida através de moldes mutantes onde a transformação é obtida através das seguintes estratégias: 1. Montagem e empilhamento - construção de moldes através de uma combinação/sobreposição controlada ou aleatória de blocos de gesso em camadas, sendo a fixação da forma final feita por elementos de aperto, como grampos, fitas ou elásticos. A construção deste tipo de molde assemelha-se a jogos e brinquedos de construção, tais como Lego®. 2. Articulação e flexibilidade de superfície - construção de moldes compostos por elementos ligados entre si por um material têxtil de modo a tornar possível a manipulação formal da superfície. Um molde “plano” articulado transforma-se num molde tridimensional com forma variável. 3. Ligações - molde de um arquétipo de jarra que pode ser reconfigurado múltiplas vezes, pois tem uma ligação elástica entre todas as partes. Desta forma, qualquer movimento de um elemento terá como consequência a alteração da posição de todos os restantes elementos. 4. Novos materiais - desenvolvimento de novas técnicas no processo de produção por moldes, através da inserção de materiais que normalmente não estão presentes nos moldes para cerâmica. Com as 4 estratégias enunciadas criarei moldes flexíveis que permitam variações de forma, tipologia e escala.
- NaluPublication . Pierini, Mirko; Pires, Fernando Alípio Brízio; Frade, José Manuel Couceiro Barosa CorreiaEste projecto de investigação procura reduzir o impacto ambiental da actividade humana no contexto do surf. A análise e exploração de materiais e formas permitiram desenvolver propostas de pranchas de surf, com menor impacto ambiental do que as pranchas convenciona- is, onde são usados materiais sintéticos de origem química. Os projectos desenvolvidos foram enquadrados, sempre que possível, na visão do projeto Os Italianos Design, coletivo de designeres do qual faz parte o autor do presente trabalho, onde é desenvolvida uma prática projectual assente em preocupaçoes ambientais.
- A Taipa: Otimização de uma técnica antiga como solução do futuroPublication . Brito, Silvino Manuel Guerreiro de; Gonçalves, Sérgio Gomes Pires; Frade, José Manuel Couceiro Barosa CorreiaTemas pertinentes da atualidade, tais como a reabilitação, a recuperação e a conservação do elemento construído servem de base para o desenvolvimento deste trabalho. Num País que se debate com problemas de desertificação humana no interior, a degradação de núcleos e centros históricos,problemas económicos, sociológicos e de integração em bairros periféricos das grandes urbes do litoral, urge tomar iniciativas concertadas de modo a combater estes impactos negativos. Desde tempos imemoráveis o ser humano tem utilizado a terra como material de construção, surgindo nas mais variadas latitudes e longitudes do globo e com os mais variados sistemas construtivos. Atualmente a construção em terra é ainda comum em certas zonas do planeta. Noutras é uma técnica abandonada ou esquecida pela poeira dos tempos. Em Portugal principalmente na região Sul, tem existido um ressurgimento da construção em terra, principalmente o sistema construtivo da taipa de “pilão”. Partindo de metodologias, como estudo de casos práticos, entrevistas a diversos intervenientes nesta problemática, visitas e contactos com casos reais, pretende-se criar produtos acessórios que consigam colmatar várias lacunas existentes neste tipo de construção e otimizar o processo construtivo.
- UROBOROPublication . Balsinha, Marco Filipe Nabais; Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoSegundo os dados mais recentes, em Portugal, 59% dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) acabam em aterros, misturados com contaminantes químicos, tornando-se, consequentemente, inúteis para utilização posterior. Apesar das melhorias significativas em 2013 face a 1995, este continua a ser um problema que merece mais soluções que acompanhem a crescente produção de resíduos em cidades. De acordo com o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), deverá ser reduzida em 35% a deposição de RUB em aterros até ao ano de 2020. É neste contexto que se desenvolveu um equipamento que permite a prática de vermicompostagem em meios urbanos desviando resíduos biodegradáveis dos aterros e transformando-os em matéria-prima útil e reutilizável. Este desenvolvimento sensível a questões ambientais utiliza o desenho das peças e o barro vermelho para otimizar o processo de vermicompostagem e auxiliar o utilizador na sua prática e compreensão, fazendo com que este tome simultaneamente consciência das ações quotidianas com efeitos nefastos para a biosfera. Dos ensaios realizados em contexto real, concluiu-se que o projeto apresentado (Uroboro) permite o processamento de resíduos biodegradáveis vegetais dentro de casa sem perturbar o normal quotidiano das famílias e sem pôr em causa a segurança e conforto habitacional.
