Publication
Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.
dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.contributor.author | Barata, Clarinda | |
dc.contributor.author | Reis, Susana | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T10:57:33Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T10:57:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.updated | 2022-07-22T10:35:35Z | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-56-7 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-622492 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7396 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Futuros educadores/professores | pt_PT |
dc.subject | Posicionamento | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.title | Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores. | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 487 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 478 | pt_PT |
oaire.citation.title | Currículo, Inclusão e Educação Escolar | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Mangas | |
person.familyName | Barata | |
person.familyName | Reis | |
person.givenName | Paula Cristina Cinza Santos Leal | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Clarinda | |
person.givenName | Susana Alexandre dos | |
person.identifier.ciencia-id | C018-E969-C4A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.ciencia-id | CC15-CDE8-8D9E | |
person.identifier.ciencia-id | 2611-123C-6682 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7258-6616 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2949-808X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6037-283X | |
rcaap.cv.cienciaid | C018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8055809b-1408-48b6-a899-8ccff435e15f | |
relation.isAuthorOfPublication | b225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 |