Repository logo
 
Publication

Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.

dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.contributor.authorBarata, Clarinda
dc.contributor.authorReis, Susana
dc.date.accessioned2022-07-22T10:57:33Z
dc.date.available2022-07-22T10:57:33Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2022-07-22T10:35:35Z
dc.description.abstractO presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-56-7
dc.identifier.slugcv-prod-622492
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7396
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFuturos educadores/professorespt_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.titleDiferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage487pt_PT
oaire.citation.startPage478pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo, Inclusão e Educação Escolarpt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMangas
person.familyNameBarata
person.familyNameReis
person.givenNamePaula Cristina Cinza Santos Leal
person.givenNameCatarina
person.givenNameClarinda
person.givenNameSusana Alexandre dos
person.identifier.ciencia-idC018-E969-C4A1
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.ciencia-idCC15-CDE8-8D9E
person.identifier.ciencia-id2611-123C-6682
person.identifier.orcid0000-0002-7258-6616
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
person.identifier.orcid0000-0002-2949-808X
person.identifier.orcid0000-0002-6037-283X
rcaap.cv.cienciaidC018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication8055809b-1408-48b6-a899-8ccff435e15f
relation.isAuthorOfPublicationb225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ebook_CIEE_p.478-487.pdf
Size:
254.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: