Publication
Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de Leiria
dc.contributor.author | Vicente, Luís | |
dc.contributor.author | Pocinho, Ricardo | |
dc.contributor.author | Migueláñez, Susana Olmos | |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T15:16:40Z | |
dc.date.available | 2025-01-08T15:16:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Parte ou capítulo de livro: "- Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023" | pt_PT |
dc.description.abstract | “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25766/6241-9n98 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35497-1-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10363 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico de Leiria | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Integração Académica e Social | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Específicas | pt_PT |
dc.subject | Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Projeto 100% IN® | pt_PT |
dc.title | Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 179 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 173 | pt_PT |
oaire.citation.title | INCLUDIT VII e CTecA I | pt_PT |
person.familyName | Silva Montez Vicente | |
person.familyName | Pocinho | |
person.familyName | OLMOS MIGUELÁÑEZ | |
person.givenName | Luís Ricardo | |
person.givenName | Ricardo Filipe da Silva | |
person.givenName | SUSANA | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=hXlfkekAAAAJ&view_op=list_works&gmla=AJsN-F79OVXYnOP8I-1jdY4LeiBlXU9u4IFvQXlBydjBg0Shsw0SiNpHLONTPonXkj0LyOPmmZhoL3jMDnTAvMmyQsgRO7-fDQ | |
person.identifier.ciencia-id | F918-EDA9-A461 | |
person.identifier.ciencia-id | 201D-B819-C25D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3394-9821 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1307-5434 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0816-4179 | |
person.identifier.rid | P-4577-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56495475300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 53164489300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4acd2675-24f6-4a5a-97b4-90fb38bcafef | |
relation.isAuthorOfPublication | f4101469-07ed-4558-b450-ed811ea3d4df | |
relation.isAuthorOfPublication | ef44d16f-6ee5-474f-a36f-fcca8a1abe47 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4acd2675-24f6-4a5a-97b4-90fb38bcafef |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior - Estudo de caso.pdf
- Size:
- 285.24 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: