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  • Desenvolvimento do sentido do número na multiplicação. Um estudo de caso com crianças de 7/8 anos
    Publication . Rocha, Maria Isabel; Rocha, Maria Isabel; Menino, Hugo Alexandre; Menino, Hugo
    Neste artigo discute-se o desenvolvimento do sentido do número na multiplicação com base num estudo de caso, construído no âmbito do projecto “Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares” realizado, em Portugal, com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os doze anos. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e interpretativa, com o formato de estudo de caso. A análise está centrada nas estratégias utilizadas pelas crianças do segundo ano de escolaridade (7/8 anos de idade) na resolução de problemas de problemas de multiplicação incluídos numa cadeia de tarefas aplicada na aula. Os resultados mostram que os contextos das tarefas, assentes no modelo rectangular, se assumiram como facilitadores da compreensão da multiplicação, das suas propriedades e de relações numéricas multiplicativas.
  • O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas.
  • O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade.
  • Didáticas no jardim de infância - propostas de integração curricular na formação de formadores
    Publication . Reis, Susana; Leal, Rita; Gamboa, Maria José; Amoroso, José Pedro; Menino, Hugo Lopes; Proença, A.P.; Oliveira, Miguel
  • I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
    Publication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves
    A Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.
  • O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria
    Publication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento geométrico dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no que respeita à visualização espacial, revelam um parco conhecimento geométrico dos estudantes, quer relativamente a conceitos básicos de geometria, quer relativamente à compreensão e aplicação das propriedades elementares das formas geométricas. Acima de tudo, e no mesmo sentido, sobressaem as dificuldades dos estudantes em relação às transformações geométricas.
  • II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
    Publication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves
    O livro de atas que agora se publica recolhe e divulga um conjunto de textos e posters que reflete a amplitude e riqueza de temáticas em estudo e debate na 2ª edição da conferência Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) que se realizou nos dias 10 e 11 de maio de 2013, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS- -IPL). O IPCE, promovido pela ESECS-IPL, foi concebido como um projeto que assume a investigação, as práticas e os contextos como elementos aglutinadores de profissionais que trabalham com crianças, adolescentes, adultos e idosos, investigadores e outros interessados nas questões relativas à educação, em geral, e à escola, em particular. De acordo com uma das dimensões de ação do IPL - a de promover a relação com a região em que está inserido – o IPCE assume uma clara relação com os contextos de cooperação do IPL, procurando envolver as diversas organizações com quem promove ações e projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos seus cursos de formação inicial e avançada. Partindo deste pressuposto é objetivo divulgar aquilo que se faz em diálogo com o trabalho desenvolvido no país e no estrangeiro, com o intuito de estabelecer pontes de reflexão, aprofundamento e investigação sobre diversas temáticas educativas. O mundo atual, plural, complexo e dinâmico, é marcado por profundos contrastes geradores de uma diversidade de possibilidades e de constrangimentos que condicionam os modos de ser e estar em Educação. Nesse sentido esta conferência procura dar resposta à necessidade crescente de encontrar espaços e dinâmicas de divulgação de projetos, experiências educativas e investigação em diversos âmbitos da Educação. As questões teóricas, técnicas e éticas da educação, a avaliação e a intervenção com seres em formação nos vários contextos e domínios profissionais e os problemas específicos da sua investigação foram objeto de um debate multi, inter e transdisciplinar que pretende dar um contributo para a consolidação da Educação.