Repository logo
 
Publication

O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria

dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorMenino, Hugo Lopes
dc.contributor.authorRodrigues, Marina
dc.contributor.authorRainho, Nuno
dc.date.accessioned2018-06-28T10:37:10Z
dc.date.available2018-06-28T10:37:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento geométrico dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no que respeita à visualização espacial, revelam um parco conhecimento geométrico dos estudantes, quer relativamente a conceitos básicos de geometria, quer relativamente à compreensão e aplicação das propriedades elementares das formas geométricas. Acima de tudo, e no mesmo sentido, sobressaem as dificuldades dos estudantes em relação às transformações geométricas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-972-745-222-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3313
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.subjectConhecimento matemáticopt_PT
dc.subjectFuturos Professorespt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.titleO conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Bragança.pt_PT
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
person.familyNameTavares
person.familyNamePinto
person.familyNameMenino
person.familyNamerodrigues
person.familyNameRainho
person.givenNameDina
person.givenNameHélia
person.givenNameHugo
person.givenNamemarina
person.givenNameNuno
person.identifier0000000069694291
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.ciencia-idB211-F250-98AF
person.identifier.ciencia-id4D1A-DB05-DF6F
person.identifier.ciencia-idAF1F-86CC-18BF
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0002-7891-2523
person.identifier.orcid0000-0002-0072-4274
person.identifier.orcid0000-0002-7604-6369
person.identifier.orcid0000-0003-3195-0386
person.identifier.scopus-author-id56519530700
person.identifier.scopus-author-id57195636193
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublication4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59
relation.isAuthorOfPublication5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe
relation.isAuthorOfPublication44884c1c-ce25-4f01-87e3-abe91f045db1
relation.isAuthorOfPublicationfde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2017_INCTE_Artigo_O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação- o caso da geometria.pdf
Size:
7.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: