Repository logo
 
Publication

Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia social

dc.contributor.authorCorreia, Rodolfo
dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.date.accessioned2023-05-12T16:12:03Z
dc.date.available2023-05-12T16:12:03Z
dc.date.issued2023-04
dc.date.updated2023-05-04T22:28:57Z
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-96-4
dc.identifier.slugcv-prod-3256429
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8477
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPLpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectConvivênciapt_PT
dc.subjectMediação interculturalpt_PT
dc.subjectCirco socialpt_PT
dc.titleCirco social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia socialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage392pt_PT
oaire.citation.startPage378pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''pt_PT
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.givenNameRicardo
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
rcaap.cv.cienciaidA710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIVRO_DE_ATAS_10.A__Conf._MIIS__Circo_social_RCorreia___RVieira.pdf
Size:
699.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: